Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28267 |
Resumo: | A presente dissertação enquadra-se no âmbito da administração e gestão escolar e tem como tema as razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda. Para sustentar a nossa pesquisa, levantou-se a seguinte questão: Quais os fatores fundamentais que levam, os pais e encarregados de educação a escolherem o projeto educacional de três escolas privadas em Luanda? Através desta questão, levantaram-se quatro subquestões que nos ajudaram a compreender: as expetativas dos pais e encarregados de educação em torno dos serviços de ensino prestados pelas escolas privadas, os fatores mais e menos valorizados na escolha da escola privada em Luanda e porque que os pais escolhem as escolas privadas em vez de outra escola privada ou pública. Estas questões foram sustentadas pelos teóricos que compreendem a escola como organização e instituição de ensino. O estudo empírico foi realizado em três escolas da mesma rede ou agrupamento de escolas privadas. O foco principal foi o Ensino Primário, isto é, da iniciação à 6ª classe. Para compreender as razões que levam as famílias à escolher as três escolas privadas, recorremos a entrevista por focus group e inquérito por questionário. A entrevista foi feita a cinco alunos e cinco pais e encarregados de educação das três escolas. Para além da entrevista, a pesquisa contou também com o inquérito por questionário que foi respondido por 416 pais e encarregados de educação das três escolas. As questões levantadas nas entrevistas e questionários responderam os objetivos da pesquisa. Neste estudo chegou-se as conclusões de que os pais e encarregados de educação, no momento da escolha da escola valorizaram alguns fatores intrínsecos e extrínsecos, alguns fatores pertencentes ao currículo, valorizaram o clima organizacional, o projeto educativo e a cultura de escola. Concluiu-se também que as famílias escolhem estas escolas porque são boas ou eficazes no que concerne aos requisitos que se exige de uma instituição educativa. |
id |
RCAP_83750504bb4bcb1e5eb37517a554a7e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28267 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolasOrganizaçãoCultura organizacionalClima organizacionalProjeto educativoCurrículoLiderançaSchoolOrganizationOrganizational cultureOrganizational climateEducational projectCurriculumDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente dissertação enquadra-se no âmbito da administração e gestão escolar e tem como tema as razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda. Para sustentar a nossa pesquisa, levantou-se a seguinte questão: Quais os fatores fundamentais que levam, os pais e encarregados de educação a escolherem o projeto educacional de três escolas privadas em Luanda? Através desta questão, levantaram-se quatro subquestões que nos ajudaram a compreender: as expetativas dos pais e encarregados de educação em torno dos serviços de ensino prestados pelas escolas privadas, os fatores mais e menos valorizados na escolha da escola privada em Luanda e porque que os pais escolhem as escolas privadas em vez de outra escola privada ou pública. Estas questões foram sustentadas pelos teóricos que compreendem a escola como organização e instituição de ensino. O estudo empírico foi realizado em três escolas da mesma rede ou agrupamento de escolas privadas. O foco principal foi o Ensino Primário, isto é, da iniciação à 6ª classe. Para compreender as razões que levam as famílias à escolher as três escolas privadas, recorremos a entrevista por focus group e inquérito por questionário. A entrevista foi feita a cinco alunos e cinco pais e encarregados de educação das três escolas. Para além da entrevista, a pesquisa contou também com o inquérito por questionário que foi respondido por 416 pais e encarregados de educação das três escolas. As questões levantadas nas entrevistas e questionários responderam os objetivos da pesquisa. Neste estudo chegou-se as conclusões de que os pais e encarregados de educação, no momento da escolha da escola valorizaram alguns fatores intrínsecos e extrínsecos, alguns fatores pertencentes ao currículo, valorizaram o clima organizacional, o projeto educativo e a cultura de escola. Concluiu-se também que as famílias escolhem estas escolas porque são boas ou eficazes no que concerne aos requisitos que se exige de uma instituição educativa.This dissertation is done in the area of school management and administration. The theme is “Reasons for Parents to Choose a Private School in Luanda”. Our research is supported by the following query: what are the main factors for parents to choose the Educational Project of three private Schools in Luanda? We enunciated four sub-questions to help us understand the main issue: parents` expectations regarding educational services provided by the private schools, the more and the less relevant factors in choosing a private school in Luanda and reasons for choosing one of the private schools and not another one or a public school. The research questions were supported by theorists on schools as organizations and education institutions. The empirical part of the dissertation was conducted in three schools that belong to the same private school network. The main focus is primary education, from initiation to 6th grade. To collect data to understand the reasons why parents choose these three private schools, we used focus groups interviews and a questionnaire. The focus group interviews were done to five student and five parents from each of these schools. The questionnaire was answered by 416 parents from the three schools. The questions made during the interview and questionnaire answered the aims of the research. In this research, we have concluded that, when choosing these schools, parents took into account some internal and external factors, factors concerned to the curricula, to the organizational climate, the educational project and the culture of the school. We also concluded that the families choose these schools because they are effective in regard to what they expect from an educational organization.Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaManuel, Guimarães Ngombo2019-10-02T07:35:48Z2019-09-2720192019-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28267TID:202285987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:41.926858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolas |
title |
Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolas |
spellingShingle |
Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolas Manuel, Guimarães Ngombo Organização Cultura organizacional Clima organizacional Projeto educativo Currículo Liderança School Organization Organizational culture Organizational climate Educational project Curriculum Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolas |
title_full |
Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolas |
title_fullStr |
Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolas |
title_full_unstemmed |
Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolas |
title_sort |
Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolas |
author |
Manuel, Guimarães Ngombo |
author_facet |
Manuel, Guimarães Ngombo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz e Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manuel, Guimarães Ngombo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização Cultura organizacional Clima organizacional Projeto educativo Currículo Liderança School Organization Organizational culture Organizational climate Educational project Curriculum Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Organização Cultura organizacional Clima organizacional Projeto educativo Currículo Liderança School Organization Organizational culture Organizational climate Educational project Curriculum Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A presente dissertação enquadra-se no âmbito da administração e gestão escolar e tem como tema as razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda. Para sustentar a nossa pesquisa, levantou-se a seguinte questão: Quais os fatores fundamentais que levam, os pais e encarregados de educação a escolherem o projeto educacional de três escolas privadas em Luanda? Através desta questão, levantaram-se quatro subquestões que nos ajudaram a compreender: as expetativas dos pais e encarregados de educação em torno dos serviços de ensino prestados pelas escolas privadas, os fatores mais e menos valorizados na escolha da escola privada em Luanda e porque que os pais escolhem as escolas privadas em vez de outra escola privada ou pública. Estas questões foram sustentadas pelos teóricos que compreendem a escola como organização e instituição de ensino. O estudo empírico foi realizado em três escolas da mesma rede ou agrupamento de escolas privadas. O foco principal foi o Ensino Primário, isto é, da iniciação à 6ª classe. Para compreender as razões que levam as famílias à escolher as três escolas privadas, recorremos a entrevista por focus group e inquérito por questionário. A entrevista foi feita a cinco alunos e cinco pais e encarregados de educação das três escolas. Para além da entrevista, a pesquisa contou também com o inquérito por questionário que foi respondido por 416 pais e encarregados de educação das três escolas. As questões levantadas nas entrevistas e questionários responderam os objetivos da pesquisa. Neste estudo chegou-se as conclusões de que os pais e encarregados de educação, no momento da escolha da escola valorizaram alguns fatores intrínsecos e extrínsecos, alguns fatores pertencentes ao currículo, valorizaram o clima organizacional, o projeto educativo e a cultura de escola. Concluiu-se também que as famílias escolhem estas escolas porque são boas ou eficazes no que concerne aos requisitos que se exige de uma instituição educativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02T07:35:48Z 2019-09-27 2019 2019-09-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28267 TID:202285987 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28267 |
identifier_str_mv |
TID:202285987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131933258547200 |