Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manuel, Guimarães Ngombo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28267
Resumo: A presente dissertação enquadra-se no âmbito da administração e gestão escolar e tem como tema as razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda. Para sustentar a nossa pesquisa, levantou-se a seguinte questão: Quais os fatores fundamentais que levam, os pais e encarregados de educação a escolherem o projeto educacional de três escolas privadas em Luanda? Através desta questão, levantaram-se quatro subquestões que nos ajudaram a compreender: as expetativas dos pais e encarregados de educação em torno dos serviços de ensino prestados pelas escolas privadas, os fatores mais e menos valorizados na escolha da escola privada em Luanda e porque que os pais escolhem as escolas privadas em vez de outra escola privada ou pública. Estas questões foram sustentadas pelos teóricos que compreendem a escola como organização e instituição de ensino. O estudo empírico foi realizado em três escolas da mesma rede ou agrupamento de escolas privadas. O foco principal foi o Ensino Primário, isto é, da iniciação à 6ª classe. Para compreender as razões que levam as famílias à escolher as três escolas privadas, recorremos a entrevista por focus group e inquérito por questionário. A entrevista foi feita a cinco alunos e cinco pais e encarregados de educação das três escolas. Para além da entrevista, a pesquisa contou também com o inquérito por questionário que foi respondido por 416 pais e encarregados de educação das três escolas. As questões levantadas nas entrevistas e questionários responderam os objetivos da pesquisa. Neste estudo chegou-se as conclusões de que os pais e encarregados de educação, no momento da escolha da escola valorizaram alguns fatores intrínsecos e extrínsecos, alguns fatores pertencentes ao currículo, valorizaram o clima organizacional, o projeto educativo e a cultura de escola. Concluiu-se também que as famílias escolhem estas escolas porque são boas ou eficazes no que concerne aos requisitos que se exige de uma instituição educativa.
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