Construção pessoal do conhecimento em enfermagem: perspetiva de estudantes de formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lopes, M. J., Sebastião, Luís
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11430
Resumo: Título: Construção pessoal do conhecimento em enfermagem: perspetiva de estudantes de formação inicial Tema e referencial teórico: A construção do conhecimento em enfermagem é indispensável para o exercício da profissão, mas também o é para a compreensão da disciplina. Na formação inicial, os estudantes aprendem Enfermagem, enquanto disciplina e profissão, o que se inscreve num processo onde a construção pessoal do conhecimento é um desafio permanente. Objetivos: Identificar, em experiências paradigmáticas da formação inicial, fatores determinantes na construção pessoal do conhecimento em Enfermagem. Descrição e procedimentos: Realizou-se um estudo exploratório, no qual participaram 33 estudantes de diferentes etapas da formação inicial em Enfermagem, tendo sido solicitado, a cada sujeito, a elaboração de uma narrativa escrita na qual descrevesse uma experiência paradigmática que tivesse contribuído para o seu processo pessoal de construção do conhecimento em enfermagem. Foram cumpridos procedimentos ético-legais. Usou-se o software Nvivo8, com recurso à microanálise para exame e interpretação dos dados. Resultados: A grande maioria das situações narradas pelos estudantes (30) reportam a situações ocorridas em contextos de cuidados, nomeadamente, experiências clínicas, nas quais foram participantes ativos, meros espetadores ou até ouvintes de relatos. As situações de aprendizagem, em interação com diversos atores, tiveram como ponto de partida, entre outros, predisposição para aprender, contextos propícios, insatisfação com a experiência, atitude autocrítica. A construção do conhecimento fez-se pela mobilização de conhecimentos prévios, questionamento e envolvimento na situação, culminando num processo de desenvolvimento global, no qual a reflexão, o conhecimento de si e a construção do Eu, foram elementos determinantes. Conclusão: Há valorização dos contextos clínicos como palco para construção pessoal do conhecimento. A aprendizagem clínica, operacionalizada nos ensinos clínicos, revestida de diversos fatores, é a promotora por excelência dessa construção, constituindo-se como uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante (Benner, 2001).
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