Antecedentes da intenção de partilha de conhecimento entre estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11730 |
Resumo: | Enquadramento: A Gestão do Conhecimento esteve sempre presente nas organizações de ensino, ainda que de uma forma voluntária ou involuntária, estruturada ou não. Um ambiente de uma instituição de ensino superior é único no que diz respeito aos seus recursos humanos, constituída por estudantes que constantemente criam e trocam conhecimentos entre si, assim como com os restantes colegas de outras instituições, porém o foco recai neste trabalho sobre os estudantes que têm um papel fundamental no processo de partilha do conhecimento. Objetivo: Este estudo tem como objetivo verificar a influência da personalidade, confiança, atitude, normas subjetivas, controlo comportamental percebido e intenção de partilha na partilha de conhecimento entre estudantes de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de carácter descritivo-correlacional. A metodologia a utilizar será a quantitativa com aplicação de um questionário elaborado no Google Forms. Resultados: Como resultado, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação ao género, universidade e ano de estudo (1.º e 4.º ano) no que toca à partilha de conhecimento. Assim como, a hipótese nula não foi negada em todas as variáveis. Implicações: Apesar da literatura sobre esta temática em instituições de ensino de Enfermagem em Portugal ser escassa, é importante estimular a partilha de conhecimento entre os estudantes. Assim, é fundamental realizar um estudo dedicado sobre o tema para desenvolver uma melhor compreensão das várias formas pelas quais os estudantes partilham conhecimento entre si e compreender quais as considerações subjacentes que estão a par dessa partilha. Originalidade: Este estudo fornece-nos uma nova perspetiva social e comportamental de um tópico que muitas vezes afeta os estudantes de enfermagem. |
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Antecedentes da intenção de partilha de conhecimento entre estudantes de enfermagemGestão do conhecimentoEstudantes de enfermagemEnquadramento: A Gestão do Conhecimento esteve sempre presente nas organizações de ensino, ainda que de uma forma voluntária ou involuntária, estruturada ou não. Um ambiente de uma instituição de ensino superior é único no que diz respeito aos seus recursos humanos, constituída por estudantes que constantemente criam e trocam conhecimentos entre si, assim como com os restantes colegas de outras instituições, porém o foco recai neste trabalho sobre os estudantes que têm um papel fundamental no processo de partilha do conhecimento. Objetivo: Este estudo tem como objetivo verificar a influência da personalidade, confiança, atitude, normas subjetivas, controlo comportamental percebido e intenção de partilha na partilha de conhecimento entre estudantes de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de carácter descritivo-correlacional. A metodologia a utilizar será a quantitativa com aplicação de um questionário elaborado no Google Forms. Resultados: Como resultado, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação ao género, universidade e ano de estudo (1.º e 4.º ano) no que toca à partilha de conhecimento. Assim como, a hipótese nula não foi negada em todas as variáveis. Implicações: Apesar da literatura sobre esta temática em instituições de ensino de Enfermagem em Portugal ser escassa, é importante estimular a partilha de conhecimento entre os estudantes. Assim, é fundamental realizar um estudo dedicado sobre o tema para desenvolver uma melhor compreensão das várias formas pelas quais os estudantes partilham conhecimento entre si e compreender quais as considerações subjacentes que estão a par dessa partilha. Originalidade: Este estudo fornece-nos uma nova perspetiva social e comportamental de um tópico que muitas vezes afeta os estudantes de enfermagem.Background: Knowledge Management has always been present in educational organizations, albeit intentionally or involuntarily, structured or not. An environment of a higher education institution is unique concerning its human resources, known by students who constantly create and exchange knowledge with each other and colleagues from other institutions. Still, this work focuses on students who play a key role in the knowledge-sharing process. Objective: This study aims to verify the influence of personality, confidence, attitude, subjective norms, perceived behavioral control, and sharing intention on knowledge sharing among nursing students. Methodology: This is a descriptive-correlational study. The methodology will be quantitative by applying a questionnaire prepared in Google Forms. Results: As a result, no statistically significant differences were found concerning gender, university, and year of study (1st and 4th year) regarding knowledge sharing. Likewise, the null hypothesis was not rejected in all variables. Implications: Despite the scarcity of literature on this subject in Nursing teaching institutions in Portugal, it is important to encourage the sharing of knowledge among students. Thus, it is essential to carry out a dedicated study on the subject to understand better the various ways in which students share knowledge and to understand what underlying considerations underlie this sharing. Originality: This study provides a new social and behavioral perspective on a topic that often affects nursing students.2023-09-13T15:57:15Z2023-05-30T00:00:00Z2023-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11730porCarvalho, Bárbara Sofia Teixeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:24.588920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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