Influência das Características e dos Traços de Personalidade do Empresário-Fundador no Desempenho das PME Familiares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5986 |
Resumo: | Esta investigação tem como principal objetivo estudar a Influência das características e dos traços de personalidade do empresário-fundador no desempenho das PME Familiares. Para alcançar este objetivo, foi construído um questionário que abrange as características sociodemográficas do empresário-fundador (idade, género e habilitações literárias) e foi utilizada também a escala Big Five Inventory 44 que reflete os traços de personalidade de um indivíduo através de cinco dimensões: Extroversão, Agradabilidade, Conscienciosidade, Neuroticismo e Abertura à Experiência. Para medir o desempenho, recorreu-se também a uma escala já validada que compreende duas dimensões fundamentais: o negócio e a família. O questionário foi enviado, por correio eletrónico, a uma amostra de 1500 PME portuguesas. Foram validados 123 questionários de PME familiares. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que as características sociodemográficas (idade, género e habilitações literárias) do empresário-fundador não influenciam o desempenho das PME familiares. Quanto aos traços de personalidade do empresário-fundador, apenas a Conscienciosidade e a Abertura à Experiência revelam ter uma influência positiva no desempenho, enquanto o Neuroticismo influencia o desempenho mas de forma negativa. A Extroversão e a Agradabilidade não influenciam o desempenho geral. Este estudo tem como principal contributo o estudo das PME familiares, evidenciando como as características sociodemográficas e os traços de personalidade do empresário-fundador podem influenciar o seu desempenho. Assim, os resultados demonstram que os inventários de personalidade (Big Five Inventory 44) são ferramentas úteis para promover o desempenho das PME familiares e auxiliar o empresário-fundador a encontrar um sucessor que apresente os traços de personalidade que influenciam positivamente o desempenho – Conscienciosidade e a Abertura à Experiência. Outros contributos para a teoria e prática serão também apresentados. |
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Influência das Características e dos Traços de Personalidade do Empresário-Fundador no Desempenho das PME FamiliaresBig-FiveDesempenhoEmpresário-FundadorPme FamiliaresTraços de PersonalidadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta investigação tem como principal objetivo estudar a Influência das características e dos traços de personalidade do empresário-fundador no desempenho das PME Familiares. Para alcançar este objetivo, foi construído um questionário que abrange as características sociodemográficas do empresário-fundador (idade, género e habilitações literárias) e foi utilizada também a escala Big Five Inventory 44 que reflete os traços de personalidade de um indivíduo através de cinco dimensões: Extroversão, Agradabilidade, Conscienciosidade, Neuroticismo e Abertura à Experiência. Para medir o desempenho, recorreu-se também a uma escala já validada que compreende duas dimensões fundamentais: o negócio e a família. O questionário foi enviado, por correio eletrónico, a uma amostra de 1500 PME portuguesas. Foram validados 123 questionários de PME familiares. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que as características sociodemográficas (idade, género e habilitações literárias) do empresário-fundador não influenciam o desempenho das PME familiares. Quanto aos traços de personalidade do empresário-fundador, apenas a Conscienciosidade e a Abertura à Experiência revelam ter uma influência positiva no desempenho, enquanto o Neuroticismo influencia o desempenho mas de forma negativa. A Extroversão e a Agradabilidade não influenciam o desempenho geral. Este estudo tem como principal contributo o estudo das PME familiares, evidenciando como as características sociodemográficas e os traços de personalidade do empresário-fundador podem influenciar o seu desempenho. Assim, os resultados demonstram que os inventários de personalidade (Big Five Inventory 44) são ferramentas úteis para promover o desempenho das PME familiares e auxiliar o empresário-fundador a encontrar um sucessor que apresente os traços de personalidade que influenciam positivamente o desempenho – Conscienciosidade e a Abertura à Experiência. Outros contributos para a teoria e prática serão também apresentados.The main goal of this research work is to study the influence of the characteristics and the personality dimensions of the entrepreneur-founder in the performance of family owned SMEs. In order to reach this goal a survey was conducted, including the socio-demographic characteristics of the entrepreneur-founder (age, gender and education level) and the Big Five Inventory 44 scale, reflecting the personality traits of an individual across five dimensions: Extraversion, Agreeableness, Conscientiousness, Neuroticism and Openness to Experience. Another scale, already validated, was also used to measure the business performance and it comprehends two fundamental dimensions: the business itself and the family. The survey was sent by e-mail to a sample of 1500 Portuguese SMEs. A total of 123 surveys were validated. Based on the obtained results, it was concluded that the socio-demographic characteristics (age, gender and education level) of the entrepreneur-founder do not influence the performance of the family owned SMEs. Regarding the personality traits of the entrepreneur-founder, only the Conscientiousness and the Openness to Experience have demonstrated to have a positive influence on the performance, whilst the Neuroticism has a negative impact. The Extraversion and the Agreeableness do not influence the performance. This work contributes primarily to the study of the family owned SMEs, highlighting how the socio-demographic characteristics and the personality traits of the company founder can influence their organizational performance. Therefore, the results demonstrate that the personality inventories (Big Five Inventory 44) are useful tools to promote the performance of family owned SMEs. These tools are also essential to aid the company founder in finding a successor that presents the personality facets which have a positive influence on the performance - Conscientiousness and Openness to Experience. Additional contributions to theory and practice are also presented.Franco, Mário José BaptistauBibliorumDomingos, Maria Sofia Prata2018-08-31T16:05:43Z2015-10-282015-9-282015-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5986TID:201644363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:18:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:18:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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