As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alves, Marta Susana Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1882
Resumo: A relação entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente das crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização. A importância da parceria escola-família é fundamental para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação, a participação e envolvimento dos pais na escola. Utilizando a metodologia qualitativa pretendeu-se compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Recorremos à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos. Alegamos, como matriz para outras reflexões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, para que possam formar e capacitar os pais para uma comunicação mais eficiente, envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável.
id RCAP_838017d0f7ecfde2278bf680250785af
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)Necessidades Educativas EspeciaisRelação escola-famíliaParadigma ecológico e sistémicoA relação entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente das crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização. A importância da parceria escola-família é fundamental para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação, a participação e envolvimento dos pais na escola. Utilizando a metodologia qualitativa pretendeu-se compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Recorremos à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos. Alegamos, como matriz para outras reflexões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, para que possam formar e capacitar os pais para uma comunicação mais eficiente, envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável.Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESCRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto CandeiasAlves, Marta Susana Fernandes2013-06-05T14:24:28Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1882porMARTINS, Ernesto ; ALVES, Marta Susana Fernandes (2013) - As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (Estudo de caso). Criar educação. ISSN 2317-2452. Vol. 2, nº 1. p. 1-19.2317-2452info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:18Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:16.972603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)
title As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)
spellingShingle As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)
Martins, Ernesto Candeias
Necessidades Educativas Especiais
Relação escola-família
Paradigma ecológico e sistémico
title_short As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)
title_full As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)
title_fullStr As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)
title_full_unstemmed As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)
title_sort As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
Alves, Marta Susana Fernandes
author_role author
author2 Alves, Marta Susana Fernandes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
Alves, Marta Susana Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades Educativas Especiais
Relação escola-família
Paradigma ecológico e sistémico
topic Necessidades Educativas Especiais
Relação escola-família
Paradigma ecológico e sistémico
description A relação entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente das crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização. A importância da parceria escola-família é fundamental para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação, a participação e envolvimento dos pais na escola. Utilizando a metodologia qualitativa pretendeu-se compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Recorremos à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos. Alegamos, como matriz para outras reflexões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, para que possam formar e capacitar os pais para uma comunicação mais eficiente, envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-05T14:24:28Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1882
url http://hdl.handle.net/10400.11/1882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Ernesto ; ALVES, Marta Susana Fernandes (2013) - As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (Estudo de caso). Criar educação. ISSN 2317-2452. Vol. 2, nº 1. p. 1-19.
2317-2452
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130790809829376