As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1882 |
Resumo: | A relação entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente das crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização. A importância da parceria escola-família é fundamental para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação, a participação e envolvimento dos pais na escola. Utilizando a metodologia qualitativa pretendeu-se compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Recorremos à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos. Alegamos, como matriz para outras reflexões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, para que possam formar e capacitar os pais para uma comunicação mais eficiente, envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável. |
id |
RCAP_838017d0f7ecfde2278bf680250785af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1882 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)Necessidades Educativas EspeciaisRelação escola-famíliaParadigma ecológico e sistémicoA relação entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente das crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização. A importância da parceria escola-família é fundamental para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação, a participação e envolvimento dos pais na escola. Utilizando a metodologia qualitativa pretendeu-se compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Recorremos à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos. Alegamos, como matriz para outras reflexões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, para que possam formar e capacitar os pais para uma comunicação mais eficiente, envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável.Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESCRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto CandeiasAlves, Marta Susana Fernandes2013-06-05T14:24:28Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1882porMARTINS, Ernesto ; ALVES, Marta Susana Fernandes (2013) - As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (Estudo de caso). Criar educação. ISSN 2317-2452. Vol. 2, nº 1. p. 1-19.2317-2452info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:18Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:16.972603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso) |
title |
As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso) |
spellingShingle |
As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso) Martins, Ernesto Candeias Necessidades Educativas Especiais Relação escola-família Paradigma ecológico e sistémico |
title_short |
As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso) |
title_full |
As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso) |
title_fullStr |
As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso) |
title_full_unstemmed |
As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso) |
title_sort |
As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso) |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias Alves, Marta Susana Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Marta Susana Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias Alves, Marta Susana Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades Educativas Especiais Relação escola-família Paradigma ecológico e sistémico |
topic |
Necessidades Educativas Especiais Relação escola-família Paradigma ecológico e sistémico |
description |
A relação entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente das crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização. A importância da parceria escola-família é fundamental para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação, a participação e envolvimento dos pais na escola. Utilizando a metodologia qualitativa pretendeu-se compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Recorremos à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos. Alegamos, como matriz para outras reflexões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, para que possam formar e capacitar os pais para uma comunicação mais eficiente, envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-05T14:24:28Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1882 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Ernesto ; ALVES, Marta Susana Fernandes (2013) - As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (Estudo de caso). Criar educação. ISSN 2317-2452. Vol. 2, nº 1. p. 1-19. 2317-2452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130790809829376 |