A comunicação política em eleições autárquicas : o caso do Município de Mangualde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Mélissa Gaël de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8015
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciência Política
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spelling A comunicação política em eleições autárquicas : o caso do Município de MangualdePropaganda políticaMarketingCartazes propagandísticosCampanha eleitoralDissertação de Mestrado em Ciência PolíticaA propaganda política alia - se ao marketing para ser estudada e pensada meticulosamente com a finalidade de convencer o seu público - alvo que, neste caso, são os eleitores. Como afirma Caetano, Simões e Gravelho (2012: 19) sobre a temática da propag anda, esta é uma técnica de comunicação que tem por fim difundir uma ideia, crença ou convicção, com o objetivo de as vulgarizar e com o objetivo de obter apoio . Os nossos objetivos são conhecer o tipo de comunicação política da autarquia de Mangualde e de screvê - la, assim como verificar se esta é usada da melhor forma tendo em conta a sua população; analisar a comunicação interna desta autarquia; fazer o levantamento de todo o material da campanha eleitoral de 2009 e 2013 correspondente à propaganda efetuad a e às suas estratégias ; comparar os cartazes propagandísticos de 2009 - em que o João Azevedo nunca assumiu o poder - e 2013 - em que este já esteve no poder - e, por fim, elaborar um plano estratégico de propaganda política para a campanha eleitoral de J oão Azevedo deste ano, 2013 . A nível metodológico iremos utilizar a sistematização de conteúdo, a pesquisa documental, e iremos também utilizar a observação participante e o estudo de caso.ABSTRACT Political advertising joins the marketing to be studied and designed meticulously in order to convince your audience that in this case, are the voters. As stated Caet ano, and Gravelho Simões (2012: 19) on the subject of advertising, this is a communication technique that aims to spread an idea, belief or conviction, with the goal of the coarsening and aiming to gain support . Our goals are to meet the kind of political communication of the municipali ty of Mangualde and describe it , and see if this is used in the best way with regard to its population; analyze the internal com munication of this municipality ; take stock of all the material cor responding to the performed and their advertising campa ign strategies of 2009 and 2013 ; compare the propaganda posters 2009 - in the João Azevedo never took power - and 2013 - in which he has been in power - and ultimately develop a strategic plan for t he propaganda campaign of João Azevedo of this year, 2013. Methodologically we will use the systemization of content, document research, and we will also use participant observation and case study.Instituto Superior de Ciênias Sociais e PolíticasEspírito Santo, PaulaRepositório da Universidade de LisboaPedro, Mélissa Gaël de Sousa2015-02-25T11:29:36Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8015TID:201510588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:05.844569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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