A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300 |
Resumo: | Orientador: Rachel Meneguello |
id |
UNICAMP-30_e3884c68273c8fd5e4f67e3c2a6ecfed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::284865 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de casoEleiçõesMarketing políticoPropaganda políticaCampanha eleitoralOrientador: Rachel MeneguelloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O objetivo da dissertação é identificar as técnicas de marketing eleitoral empregadas na confecção dos programas políticos veiculados durante o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) televisivo através do estudo das eleições municipais da cidade de São Paulo no ano 2000. Para isso, foram escolhidos para serem assistidos e analisados todos os programas eleitorais do primeiro e do segundo turnos dos três candidatos melhor posicionados àquele pleito: Marta Suplicy, do PT, Paulo Maluf, do PPB, e Geraldo Alckmin, do PSDB. A análise das técnicas de marketing eleitoral empregadas na confecção destes programas foi empreendida assentada na hipótese de que neles pode-se observar de um lugar privilegiado a presença e as influências do marketing no processo da competição eleitoral. Pudemos, com isso, visualizar a aplicação destas técnicas e identificar as estratégias adotadas pelos candidatos durante todo o percurso da campanha, o que também nos permitiu situar melhor estas atividades no contexto das eleições e campanhas políticas nacionais, conferindo-lhes estatuto de importância na dinâmica dos processos políticos e eleitorais contemporâneosAbstract: The present work deals with the analysis of techniques of political marketing employed during the 2000 campaign for Mayor of the city of São Paulo, Brazil, displayed at the televised political programs of the period. To achieve that, we selected the complete set of TV programs exhibited by the three main candidates of the first phase of the campaign, as well as all programs showed by the two remaining candidates during the second stage of the elections: Marta Suplicy, from PT, Paulo Maluf, from PPB, and Geraldo Alckmin, from PSDB. We approached the problem in the premise that electoral TV programs constitute a privileged content from which to derive the presence and influence of marketing as a key factor in the competition process at electoral contests. Therefore we managed to observe the application of these techniques and to identify the corresponding strategies followed by each candidate throughout the campaign, allowing at the same time to place these marketing techniques as important elements in elections and national political campaigns, and in the dynamics of political and electoral contemporary processMestradoMestre em Ciência Política[s.n.]Meneguello, Rachel, 1958-Gouvea, Gilda Figueiredo PortugalCosta, Valeriano Mendes FerreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASToneloto, Carolina Franco de Souza, 1977-2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300TONELOTO, Carolina Franco de Souza. A construção da imagem política nos programas eleitorais: um estudo de caso. 2003. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/284865porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:47:47Zoai::284865Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:47:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso |
title |
A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso |
spellingShingle |
A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso Toneloto, Carolina Franco de Souza, 1977- Eleições Marketing político Propaganda política Campanha eleitoral |
title_short |
A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso |
title_full |
A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso |
title_fullStr |
A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso |
title_sort |
A construção da imagem política nos programas eleitorais : um estudo de caso |
author |
Toneloto, Carolina Franco de Souza, 1977- |
author_facet |
Toneloto, Carolina Franco de Souza, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meneguello, Rachel, 1958- Gouvea, Gilda Figueiredo Portugal Costa, Valeriano Mendes Ferreira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciência Política UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toneloto, Carolina Franco de Souza, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eleições Marketing político Propaganda política Campanha eleitoral |
topic |
Eleições Marketing político Propaganda política Campanha eleitoral |
description |
Orientador: Rachel Meneguello |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300 TONELOTO, Carolina Franco de Souza. A construção da imagem política nos programas eleitorais: um estudo de caso. 2003. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300 |
identifier_str_mv |
TONELOTO, Carolina Franco de Souza. A construção da imagem política nos programas eleitorais: um estudo de caso. 2003. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594300. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/284865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 165 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188888341643264 |