Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Leviny N M
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/7873
Resumo: O tema desta investigação é o marketing político e eleitoral em Cabo Verde. Para a nossa investigação empírica, escolhemos como estudo de caso o Movimento para a Democracia (MpD) nas eleições autárquicas de 2020 no município de Santa Catarina. Porém, antes, começamos por apresentar alguns conceitos e ferramentas fundamentais de autores de referência do marketing em geral, marketing político e do marketing eleitoral em particular. Quais as especificidades do marketing político e do marketing eleitoral? Qual a importância e a eficácia do marketing político no desempenho dos partidos? De que forma o marketing político pode aproximar os candidatos/partidos dos cidadãos? Quais são as principais componentes de uma campanha política? Quais são as estratégias políticas mais utilizadas? Que tipo de mensagens e meios de comunicação são privilegiados? Qual é hoje o papel das redes sociais na política? Estas são algumas das questões que procuramos responder ao longo do nosso trabalho. A nossa investigação empírica baseia-se em métodos qualitativos. Recorremos às técnicas das entrevistas e da análise de conteúdos. Os resultados do nosso estudo de caso evidenciam a importância dos debates na comunicação social, dos cartazes e das redes socias nas campanhas eleitorais em Cabo Verde.
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