A imagem e o posicionamento de destinos de enoturismo : relação com a oferta de turismo em espaço rural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27828 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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A imagem e o posicionamento de destinos de enoturismo : relação com a oferta de turismo em espaço ruralEnoturismoTurismo RuralImagemPosicionamentoAtributos da MarcaEnvolvimentowine tourismrural tourismdestination imagepositioningbrand equityinvolvementMestrado em MarketingA presente investigate) "A Imagem e o Posicionamento de destines de Enoturismo: relate com a oferta de Turismo em Espapo Rural" teve come objective o estudo da complementaridade existente entre o mercado de enoturismo e a oferta de turismo em espaço rural. Essa relato permitiu explicar que o fenomeno do enoturismo, do turismo em espa9o rural e o desenvolvimento do mercado vitivimcola podem, em conjunto, potenciar o desenvolvimento regional, ajudar a melhorar a imagem e o posicionamento de uma determinada regiao ou destino turistico. O modelo de investigato escolhido para realizato deste trabalho analisou os constructos relacionados com a imagem e o posicionamento de destinos turisticos, a presen9a de atributos da marca e o envolvimento na experiencia de turismo, num contexto de investiga9ao de enoturismo, turismo em espa90 rural, regioes e mercados vitivim'colas. Neste estudo de indole qualitativa foram recolhidas as opinioes de vinte e tres gestores de unidades de enoturismo e turismo em espa90 rural em Portugal acerca dos constructos objecto de investiga9ao. Foram analisados e caracterizados os sectores de actividade relacionados com o vinho e o turismo, e foram evidenciadas diversas recomenda96es ao nivel da gestao. Finalmente, foi possivel concluir neste estudo que a imagem e o posicionamento dos destinos turisticos sao influenciados pela existencia de atributos da marca e pelo envolvimento na experiencia de turismo. Foram ainda destacados os principais elementos diferenciadores da oferta turistica presentes nas vinte e tres unidades objecto de estudo.The main purpose of the present investigation entitled "Image and positioning of wine tourism destinations: relation with rural tourism supply" is to study the existent complementarity between wine tourism market and rural tourism supply. This association allows explaining that wine tourism phenomenon, rural tourism and wine market development can together contribute to regional progress and help improve both destination image and positioning of a region or a tourism destination. The research framework chosen to accomplish this master thesis has analyzed the constructs associated with the image and positioning of tourism destinations, the presence of brand equity attributes and the involvement in a tourism experience, within a research context of wine tourism, rural tourism, country regions and wine markets. In this qualitative research, twenty three wine and rural tourism destinations have been visited, and the managers/owners of those facilities have been interviewed regarding their experience and knowledge about the business and the constructs, which are object of this investigation. The tourism segment, the wine activities and markets have been analyzed and characterized; several management implications and recommendations have been discussed and highlighted. Lastly, the key findings of this study revealed that image and positioning of tourism destinations are positively influenced by the existence of brand equity attributes and involvement in a wine tourism experience. The main characteristics that differentiate the tourist supply have been studied, identified and described based on both research and interviews to the managers/owners of the touristic destinations visited.Instituto Superior de Economia e GestãoMoutinho, LuizRepositório da Universidade de LisboaFilho, Tiago Filipe Garrido Pessoa2023-05-29T14:14:11Z2009-012009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27828porFilho, Tiago Filipe Garrido Pessoa (2009). “A imagem e o posicionamento de destinos de enoturismo : relação com a oferta de turismo em espaço rural”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-04T01:30:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:48.887959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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