A etnomatemática e a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Darlinda
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/156
Resumo: A ideia de que a formação de professores deve incluir preparação no domínio da Etnomatemática, nomeadamente para que os professores possam investigar práticas matemáticas locais para, partindo delas, procurarem formas de construir o seu ensino, tem vindo a ser colocada na literatura da Educação Matemática (Gerdes, 1996; Monteiro, 2004). Depois de apresentar, de uma forma breve, o que é o Programa de Pesquisa em Etnomatemática e alguns dos seus resultados, este artigo expõe os principais contributos e argumentos avançados pela Etnomatemática para a reflexão no domínio da formação de professores de matemática.
id RCAP_83b076b944ff85f52140ed756f382477
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A etnomatemática e a formação de professoresEtnomatemáticaEnsino das matemáticasFormação de professoresA ideia de que a formação de professores deve incluir preparação no domínio da Etnomatemática, nomeadamente para que os professores possam investigar práticas matemáticas locais para, partindo delas, procurarem formas de construir o seu ensino, tem vindo a ser colocada na literatura da Educação Matemática (Gerdes, 1996; Monteiro, 2004). Depois de apresentar, de uma forma breve, o que é o Programa de Pesquisa em Etnomatemática e alguns dos seus resultados, este artigo expõe os principais contributos e argumentos avançados pela Etnomatemática para a reflexão no domínio da formação de professores de matemática.Universidade AbertaRepositório AbertoMoreira, Darlinda2008-12-06T10:23:57Z2004-122004-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/156porMoreira, Darlinda - A etnomatemática e a formação de professores. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 2(Dez. 2004), p. 27-380872-0738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T01:47:19Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:43.893767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A etnomatemática e a formação de professores
title A etnomatemática e a formação de professores
spellingShingle A etnomatemática e a formação de professores
Moreira, Darlinda
Etnomatemática
Ensino das matemáticas
Formação de professores
title_short A etnomatemática e a formação de professores
title_full A etnomatemática e a formação de professores
title_fullStr A etnomatemática e a formação de professores
title_full_unstemmed A etnomatemática e a formação de professores
title_sort A etnomatemática e a formação de professores
author Moreira, Darlinda
author_facet Moreira, Darlinda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Darlinda
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Ensino das matemáticas
Formação de professores
topic Etnomatemática
Ensino das matemáticas
Formação de professores
description A ideia de que a formação de professores deve incluir preparação no domínio da Etnomatemática, nomeadamente para que os professores possam investigar práticas matemáticas locais para, partindo delas, procurarem formas de construir o seu ensino, tem vindo a ser colocada na literatura da Educação Matemática (Gerdes, 1996; Monteiro, 2004). Depois de apresentar, de uma forma breve, o que é o Programa de Pesquisa em Etnomatemática e alguns dos seus resultados, este artigo expõe os principais contributos e argumentos avançados pela Etnomatemática para a reflexão no domínio da formação de professores de matemática.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12
2004-12-01T00:00:00Z
2008-12-06T10:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/156
url http://hdl.handle.net/10400.2/156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, Darlinda - A etnomatemática e a formação de professores. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 2(Dez. 2004), p. 27-38
0872-0738
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134993849516032