As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539 |
Resumo: | No século XX, na década de 1970, surge a Etnomatemática visando uma contribuição para melhorias no ensino da matemática, a partir de práticas em diferentes contextos culturais. Ela emerge como um programa promissora que reconhece e valoriza o conhecimento matemático presente nas diversas culturas e práticas sociais de grupos étnicos. Objetiva-se discutir a importância da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática por meio de uma abordagem intercultural, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e contextualizada em diferentes culturas. Trata-se de um estudo teórico Este estudo apoia-se nas referências de teóricos da formação continuada, e da Etnomatemática. Destaca-se o resultado de duas pesquisas de mestrado que acompanharam o trabalho pedagógico de professores, uma de uma instituição pública Federal (2007) e outra privada (2015), respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Lajeado (RS). Conclui-se após análises que os sujeitos das pesquisas, concordaram com a importância de ensinar matemática sob a perspectiva Etnomatemática e suas implicações no contexto social. |
id |
UFPA-6_e18eeb87cb0f3fc00a868e00db6a84b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/539 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemáticaFormação de professoresEtnomatemáticaProfessores que ensinam matemáticaNo século XX, na década de 1970, surge a Etnomatemática visando uma contribuição para melhorias no ensino da matemática, a partir de práticas em diferentes contextos culturais. Ela emerge como um programa promissora que reconhece e valoriza o conhecimento matemático presente nas diversas culturas e práticas sociais de grupos étnicos. Objetiva-se discutir a importância da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática por meio de uma abordagem intercultural, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e contextualizada em diferentes culturas. Trata-se de um estudo teórico Este estudo apoia-se nas referências de teóricos da formação continuada, e da Etnomatemática. Destaca-se o resultado de duas pesquisas de mestrado que acompanharam o trabalho pedagógico de professores, uma de uma instituição pública Federal (2007) e outra privada (2015), respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Lajeado (RS). Conclui-se após análises que os sujeitos das pesquisas, concordaram com a importância de ensinar matemática sob a perspectiva Etnomatemática e suas implicações no contexto social.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/53910.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230322675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539/508Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessDall'Agnol, LuzitâniaSantos, Maria José Costa dos2023-12-10T19:22:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/539Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-10T19:22Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
title |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
spellingShingle |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática Dall'Agnol, Luzitânia Formação de professores Etnomatemática Professores que ensinam matemática |
title_short |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
title_full |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
title_fullStr |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
title_full_unstemmed |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
title_sort |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
author |
Dall'Agnol, Luzitânia |
author_facet |
Dall'Agnol, Luzitânia Santos, Maria José Costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria José Costa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dall'Agnol, Luzitânia Santos, Maria José Costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Etnomatemática Professores que ensinam matemática |
topic |
Formação de professores Etnomatemática Professores que ensinam matemática |
description |
No século XX, na década de 1970, surge a Etnomatemática visando uma contribuição para melhorias no ensino da matemática, a partir de práticas em diferentes contextos culturais. Ela emerge como um programa promissora que reconhece e valoriza o conhecimento matemático presente nas diversas culturas e práticas sociais de grupos étnicos. Objetiva-se discutir a importância da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática por meio de uma abordagem intercultural, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e contextualizada em diferentes culturas. Trata-se de um estudo teórico Este estudo apoia-se nas referências de teóricos da formação continuada, e da Etnomatemática. Destaca-se o resultado de duas pesquisas de mestrado que acompanharam o trabalho pedagógico de professores, uma de uma instituição pública Federal (2007) e outra privada (2015), respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Lajeado (RS). Conclui-se após análises que os sujeitos das pesquisas, concordaram com a importância de ensinar matemática sob a perspectiva Etnomatemática e suas implicações no contexto social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539/508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023032 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002223124480 |