As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
DOI: | 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539 |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539 |
Resumo: | No século XX, na década de 1970, surge a Etnomatemática visando uma contribuição para melhorias no ensino da matemática, a partir de práticas em diferentes contextos culturais. Ela emerge como um programa promissora que reconhece e valoriza o conhecimento matemático presente nas diversas culturas e práticas sociais de grupos étnicos. Objetiva-se discutir a importância da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática por meio de uma abordagem intercultural, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e contextualizada em diferentes culturas. Trata-se de um estudo teórico Este estudo apoia-se nas referências de teóricos da formação continuada, e da Etnomatemática. Destaca-se o resultado de duas pesquisas de mestrado que acompanharam o trabalho pedagógico de professores, uma de uma instituição pública Federal (2007) e outra privada (2015), respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Lajeado (RS). Conclui-se após análises que os sujeitos das pesquisas, concordaram com a importância de ensinar matemática sob a perspectiva Etnomatemática e suas implicações no contexto social. |
id |
UFPA-6_e18eeb87cb0f3fc00a868e00db6a84b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/539 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
spelling |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemáticaFormação de professoresEtnomatemáticaProfessores que ensinam matemáticaNo século XX, na década de 1970, surge a Etnomatemática visando uma contribuição para melhorias no ensino da matemática, a partir de práticas em diferentes contextos culturais. Ela emerge como um programa promissora que reconhece e valoriza o conhecimento matemático presente nas diversas culturas e práticas sociais de grupos étnicos. Objetiva-se discutir a importância da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática por meio de uma abordagem intercultural, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e contextualizada em diferentes culturas. Trata-se de um estudo teórico Este estudo apoia-se nas referências de teóricos da formação continuada, e da Etnomatemática. Destaca-se o resultado de duas pesquisas de mestrado que acompanharam o trabalho pedagógico de professores, uma de uma instituição pública Federal (2007) e outra privada (2015), respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Lajeado (RS). Conclui-se após análises que os sujeitos das pesquisas, concordaram com a importância de ensinar matemática sob a perspectiva Etnomatemática e suas implicações no contexto social.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/53910.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230322675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539/508Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessDall'Agnol, LuzitâniaSantos, Maria José Costa dos2023-12-10T19:22:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/539Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-10T19:22Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
title |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
spellingShingle |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática Dall'Agnol, Luzitânia Formação de professores Etnomatemática Professores que ensinam matemática Dall'Agnol, Luzitânia Formação de professores Etnomatemática Professores que ensinam matemática |
title_short |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
title_full |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
title_fullStr |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
title_full_unstemmed |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
title_sort |
As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática |
author |
Dall'Agnol, Luzitânia |
author_facet |
Dall'Agnol, Luzitânia Dall'Agnol, Luzitânia Santos, Maria José Costa dos Santos, Maria José Costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria José Costa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dall'Agnol, Luzitânia Santos, Maria José Costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Etnomatemática Professores que ensinam matemática |
topic |
Formação de professores Etnomatemática Professores que ensinam matemática |
description |
No século XX, na década de 1970, surge a Etnomatemática visando uma contribuição para melhorias no ensino da matemática, a partir de práticas em diferentes contextos culturais. Ela emerge como um programa promissora que reconhece e valoriza o conhecimento matemático presente nas diversas culturas e práticas sociais de grupos étnicos. Objetiva-se discutir a importância da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática por meio de uma abordagem intercultural, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e contextualizada em diferentes culturas. Trata-se de um estudo teórico Este estudo apoia-se nas referências de teóricos da formação continuada, e da Etnomatemática. Destaca-se o resultado de duas pesquisas de mestrado que acompanharam o trabalho pedagógico de professores, uma de uma instituição pública Federal (2007) e outra privada (2015), respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Lajeado (RS). Conclui-se após análises que os sujeitos das pesquisas, concordaram com a importância de ensinar matemática sob a perspectiva Etnomatemática e suas implicações no contexto social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539/508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023032 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1822180336463773696 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539 |