O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42323 |
Resumo: | O projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade do Domínio Cognitivo e Motor. Este trabalho teve como principal objetivo o de promover o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de educação inclusiva com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tratou-se de uma investigação exploratória tendo a amostra sido constituída por todos os Educadores da Rede Municipal de Igarapé do Meio, estado do Maranhão. Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de formação para trabalhar com estudantes com autismo, especialmente uma dificuldade em relacionar o planejamento da sala regular com a sala de atendimento educacional especializado, daí ter sido construída uma proposta de formação, para responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização colaborativa da aprendizagem cooperativa. |
id |
RCAP_83b27fac96217711cc7f83602dccf1d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42323 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismoInclusãoTranstorno do Espectro do AutismoTrabalho ColaborativoO projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade do Domínio Cognitivo e Motor. Este trabalho teve como principal objetivo o de promover o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de educação inclusiva com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tratou-se de uma investigação exploratória tendo a amostra sido constituída por todos os Educadores da Rede Municipal de Igarapé do Meio, estado do Maranhão. Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de formação para trabalhar com estudantes com autismo, especialmente uma dificuldade em relacionar o planejamento da sala regular com a sala de atendimento educacional especializado, daí ter sido construída uma proposta de formação, para responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização colaborativa da aprendizagem cooperativa.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumAlves, Elder Lima2022-11-18T11:09:55Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42323203099206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-22T02:15:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:51.944707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo |
title |
O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo |
spellingShingle |
O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo Alves, Elder Lima Inclusão Transtorno do Espectro do Autismo Trabalho Colaborativo |
title_short |
O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo |
title_full |
O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo |
title_fullStr |
O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo |
title_sort |
O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo |
author |
Alves, Elder Lima |
author_facet |
Alves, Elder Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Elder Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Transtorno do Espectro do Autismo Trabalho Colaborativo |
topic |
Inclusão Transtorno do Espectro do Autismo Trabalho Colaborativo |
description |
O projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade do Domínio Cognitivo e Motor. Este trabalho teve como principal objetivo o de promover o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de educação inclusiva com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tratou-se de uma investigação exploratória tendo a amostra sido constituída por todos os Educadores da Rede Municipal de Igarapé do Meio, estado do Maranhão. Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de formação para trabalhar com estudantes com autismo, especialmente uma dificuldade em relacionar o planejamento da sala regular com a sala de atendimento educacional especializado, daí ter sido construída uma proposta de formação, para responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização colaborativa da aprendizagem cooperativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-18T11:09:55Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/42323 203099206 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/42323 |
identifier_str_mv |
203099206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130602569465856 |