O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elder Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42323
Resumo: O projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade do Domínio Cognitivo e Motor. Este trabalho teve como principal objetivo o de promover o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de educação inclusiva com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tratou-se de uma investigação exploratória tendo a amostra sido constituída por todos os Educadores da Rede Municipal de Igarapé do Meio, estado do Maranhão. Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de formação para trabalhar com estudantes com autismo, especialmente uma dificuldade em relacionar o planejamento da sala regular com a sala de atendimento educacional especializado, daí ter sido construída uma proposta de formação, para responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização colaborativa da aprendizagem cooperativa.
id RCAP_83b27fac96217711cc7f83602dccf1d9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42323
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismoInclusãoTranstorno do Espectro do AutismoTrabalho ColaborativoO projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade do Domínio Cognitivo e Motor. Este trabalho teve como principal objetivo o de promover o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de educação inclusiva com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tratou-se de uma investigação exploratória tendo a amostra sido constituída por todos os Educadores da Rede Municipal de Igarapé do Meio, estado do Maranhão. Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de formação para trabalhar com estudantes com autismo, especialmente uma dificuldade em relacionar o planejamento da sala regular com a sala de atendimento educacional especializado, daí ter sido construída uma proposta de formação, para responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização colaborativa da aprendizagem cooperativa.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumAlves, Elder Lima2022-11-18T11:09:55Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42323203099206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-22T02:15:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:51.944707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo
title O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo
spellingShingle O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo
Alves, Elder Lima
Inclusão
Transtorno do Espectro do Autismo
Trabalho Colaborativo
title_short O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo
title_full O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo
title_fullStr O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo
title_full_unstemmed O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo
title_sort O trabalho colaborativo entre professores numa perspectiva de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo
author Alves, Elder Lima
author_facet Alves, Elder Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elder Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Transtorno do Espectro do Autismo
Trabalho Colaborativo
topic Inclusão
Transtorno do Espectro do Autismo
Trabalho Colaborativo
description O projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade do Domínio Cognitivo e Motor. Este trabalho teve como principal objetivo o de promover o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de educação inclusiva com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tratou-se de uma investigação exploratória tendo a amostra sido constituída por todos os Educadores da Rede Municipal de Igarapé do Meio, estado do Maranhão. Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de formação para trabalhar com estudantes com autismo, especialmente uma dificuldade em relacionar o planejamento da sala regular com a sala de atendimento educacional especializado, daí ter sido construída uma proposta de formação, para responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização colaborativa da aprendizagem cooperativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18T11:09:55Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42323
203099206
url http://hdl.handle.net/10400.26/42323
identifier_str_mv 203099206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130602569465856