O impacto da motivação na gestão de desempenho das equipas de vendas e os seus efeitos na eficácia da organização: estudo de caso no sector do retalho de bens de consumo de eletrónica em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Carla Raquel Moreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14320
Resumo: A questão da motivação laboral tem sido um dos temas mais abordados na investigação organizacional e um dos tópicos com mais estudos elaborados. A necessidade de clarificar o conhecimento sobre a motivação das equipas de vendas, advém do reconhecimento da variedade de mudanças que têm vindo a impactar as organizações onde estas estão inseridas. À gestão de equipas de vendas impõem-se o desafio da competição global onde, ter pessoas motivadas com o seu trabalho e alinhadas com os ideais de negócio, torna-se elementar para o sucesso e bom desempenho das organizações. Quer devido às dinâmicas de mercado e aos ambientes de negócio cada vez mais acelerados, quer pelo elo que representa entre a empresa e os seus clientes, o papel do vendedor tem vindo a posicionar-se no seio da organização, como um dos elementos mais importantes para o sucesso dos negócios. Assim, conhecer as suas motivações, revela uma vantagem competitiva considerável não só no sentido do desenvolvimento da produtividade e enriquecimento profissional destas pessoas, mas também das organizações que as compõem uma vez que, o desempenho das pessoas e dos processos é fundamental para o sucesso atual e futuro das organizações. Igualmente, numa Era em que o consumidor acede rapidamente, através da internet, a uma rede infindável de lojas on-line, o retracto do investimento que as organizações fazem no terreno através das suas equipas de vendas, revela-se como capital para análise do desempenho da organização. Os objetivos deste trabalho passam por perceber qual o contributo do departamento de vendas para a eficácia da organização; de que forma o desempenho dos vendedores afeta os resultados da organização; e quais os principais motores das motivações das pessoas que constituem os departamentos de vendas. No caso concreto desta investigação, as equipas de vendas analisadas fazem parte das lojas das 5 maiores cadeias de retalho de bens de consumo de eletrónica em Portugal. Foi utilizado o método de investigação por questionário para recolha de informação, aplicado a nível nacional, a 141 inquiridos. Verificou-se que a motivação intrínseca, extrínseca e a satisfação com o trabalho explicam 52,31% da variação do desempenho das equipas de vendas, contudo apenas a satisfação se assume como uma variável significativa, assumindo a grande parte do peso dessa explicação. Identificou-se também que o desempenho das equipas de vendas está estreitamente relacionado com as motivações intrínsecas e que, as motivações extrínsecas por si só, não apresentam motivo de influência no desempenho destas equipas. Desta forma conclui-se que, apesar do incentivo monetário e todas as contrapartidas financeiras, estes trabalhadores valorizam fatores intrínsecos como fonte impulsionador da motivação para o trabalho. Assim, principalmente porque esta é uma força de trabalho estimulada pela gestão por objetivos, favorecer também elementos como a autonomia, sentido de missão, partilha de valor criado e possibilidades de desenvolvimento pessoal, poderão fomentar nestes trabalhadores, um sentido de propósito e de orgulho no seu trabalho, agindo eficazmente no incremento da sua motivação intrínseca. Palavras-chave: Eficácia Organizacional, Gestão de Desempenho, Gestão de Equipas de Vendas, Gestão por Objetivos, Motivação, Revolução 4.0.
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À gestão de equipas de vendas impõem-se o desafio da competição global onde, ter pessoas motivadas com o seu trabalho e alinhadas com os ideais de negócio, torna-se elementar para o sucesso e bom desempenho das organizações. Quer devido às dinâmicas de mercado e aos ambientes de negócio cada vez mais acelerados, quer pelo elo que representa entre a empresa e os seus clientes, o papel do vendedor tem vindo a posicionar-se no seio da organização, como um dos elementos mais importantes para o sucesso dos negócios. Assim, conhecer as suas motivações, revela uma vantagem competitiva considerável não só no sentido do desenvolvimento da produtividade e enriquecimento profissional destas pessoas, mas também das organizações que as compõem uma vez que, o desempenho das pessoas e dos processos é fundamental para o sucesso atual e futuro das organizações. Igualmente, numa Era em que o consumidor acede rapidamente, através da internet, a uma rede infindável de lojas on-line, o retracto do investimento que as organizações fazem no terreno através das suas equipas de vendas, revela-se como capital para análise do desempenho da organização. Os objetivos deste trabalho passam por perceber qual o contributo do departamento de vendas para a eficácia da organização; de que forma o desempenho dos vendedores afeta os resultados da organização; e quais os principais motores das motivações das pessoas que constituem os departamentos de vendas. No caso concreto desta investigação, as equipas de vendas analisadas fazem parte das lojas das 5 maiores cadeias de retalho de bens de consumo de eletrónica em Portugal. Foi utilizado o método de investigação por questionário para recolha de informação, aplicado a nível nacional, a 141 inquiridos. Verificou-se que a motivação intrínseca, extrínseca e a satisfação com o trabalho explicam 52,31% da variação do desempenho das equipas de vendas, contudo apenas a satisfação se assume como uma variável significativa, assumindo a grande parte do peso dessa explicação. Identificou-se também que o desempenho das equipas de vendas está estreitamente relacionado com as motivações intrínsecas e que, as motivações extrínsecas por si só, não apresentam motivo de influência no desempenho destas equipas. Desta forma conclui-se que, apesar do incentivo monetário e todas as contrapartidas financeiras, estes trabalhadores valorizam fatores intrínsecos como fonte impulsionador da motivação para o trabalho. Assim, principalmente porque esta é uma força de trabalho estimulada pela gestão por objetivos, favorecer também elementos como a autonomia, sentido de missão, partilha de valor criado e possibilidades de desenvolvimento pessoal, poderão fomentar nestes trabalhadores, um sentido de propósito e de orgulho no seu trabalho, agindo eficazmente no incremento da sua motivação intrínseca. Palavras-chave: Eficácia Organizacional, Gestão de Desempenho, Gestão de Equipas de Vendas, Gestão por Objetivos, Motivação, Revolução 4.0.The work motivation issue has been one of the most addressed topics in organizational research and one of the most studied themes. The need to clarify knowledge about sales teams’ motivation comes from the recognition of the variety of changes that have been impacting the organizations where they operate. The management of sales teams faces the challenge of global competition where having people motivated with their work and aligned with the business ideals becomes elementary to the success and good performance of organizations. Whether due to market dynamics and increasingly accelerated business environments, or due to the link that it represents between the company and its customers, the role of the salesperson has been positioned within the organization as one of the most important elements for business success. Thus, knowing salesperson motivations reveals a considerable competitive advantage, not only in the sense of developing the productivity and professional enrichment of these people, but also for the organizations that caried them once the performance of people and processes are taken as fundamental to the current and future success of organizations. Likewise, in an era in which the consumer quickly accesses, through the internet, an endless network of online stores, the retraction of the investment that organizations make in the field through their sales teams reveals itself as capital for the analysis of the organization's performance. The purpose of this study is to understand what are the main contributes of the sales department to the organisation's effectiveness; how the salespeople’s performance affects the organisation's results; and what are the main drivers of the motivations of the people who make up the sales departments. In the specific case of this research, the sales teams explored are part of the shops of the 5 biggest consumer electronics retail chains in Portugal. The questionnaire research method was used to collect information, applied at national level, to 141 respondents. It was found that intrinsic and extrinsic motivation and job satisfaction explain 52.31% of the variation in the performance of sales teams, however only satisfaction is assumed as a significant variable, assuming the great part of the weight of this explanation. It was also identified that the performance of sales teams is closely related to the intrinsic motivations and that, the extrinsic motivations by themselves, do not present a motive of influence on the performance of these teams. In this way, we conclude that, despite the monetary incentive and all the financial compensations, these employees value intrinsic factors as a source of motivation to work. Thus, mainly because this is a workforce stimulated by management by objectives, preferring elements such as autonomy, sense of mission, sharing of created value and possibilities of personal development, may foster in these workers a sense of purpose and pride in their work, acting effectively in increasing their intrinsic motivation. Keywords: Management by Objectives, Motivation, Organizational Effectiveness, Performance Management, Sales Team Management, Revolution 4.0.2023-11-29T19:14:38Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14320TID:203394739porAguiar, Carla Raquel Moreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:50Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:27.294192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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