A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Tomás Cruz Nogueira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10139
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_83bba475f8f2b19051e5956fa09c8589
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada alunoViolinoQueixeiraAlmofadaMotricidadeBiomecânicaTécnica AlexanderViolinChin restShoulder restMotivityBiomechanicsAlexander techniqueRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - Enquanto primeiro estabelecimento de ensino artístico particular em Portugal Continental fora dos grandes centros urbanos, a Academia de Música de Santa Maria da Feira tem estado, desde 1955, na vanguarda da inovação e da luta política pelo devido reconhecimento e valorização do ensino da música em Portugal. Na atualidade, as circunstâncias do meio social em que se insere e as condicionantes ao nível da política nacional apresentam uma nova série de oportunidades e desafios, os quais colocarão mais uma vez à prova a excelência dos princípios que têm regido a instituição nas últimas seis décadas. Tendo em conta estas circunstâncias, o trabalho que se segue será realizado no âmbito da classe de violino do professor Hélder Sá, da qual fui observador, incidindo sobre três alunos específicos do 1º, 3º e 5º grau. Não obstante a competência do trabalho observado em contexto de estágio ao longo do ano, as conclusões finais permitem amplo espaço para reflexão no que diz respeito à contextualização institucional do ensino, ao enquadramento social da música na sua vertente pedagógica e à complexidade do exercício de funções docentes no Ensino Artístico Especializado.Resumo II - A investigação aqui descrita tem como objetivo encorajar a reflexão sobre o uso dos acessórios anexos ao violino - queixeira e almofada - e o papel do professor na adaptabilidade dos mesmos a cada aluno, tendo em vista não só princípios técnicos como também de bem-estar geral. Destinada tanto aos professores como aos que exercem exclusivamente uma atividade violinística performativa, procura contribuir pontos de debate e novas perspetivações sobre o tema supracitado por intermédio de revisão bibliográfica específica e de subsequente comparação com informações obtidas junto do panorama pedagógico português. Foi levado a cabo um questionário, procurando aferir quais os princípios concretos defendidos pela generalidade dos professores de violino em Portugal. Foram realizadas também seis entrevistas, visando a recolha de perspetivas junto de um leque diversificado de professores reputados no contexto português. Os resultados obtidos foram contextualizados de acordo com investigação sobre princípios pedagógicos de diversos períodos até aos nossos dias, assim como sobre princípios de biomecânica e motricidade. No final foram referidos estudos de caso diretamente relacionados com o uso dos acessórios, permitindo enquadrar a informação previamente descrita num contexto prático. Desejamos que a investigação efetuada abra caminho a novas reflexões e suscite novas discussões, refletindo-se num aprofundamento das perspetivas sobre o uso dos acessórios e a sua relação com a prática e ensino do violino.Abstract I - Having been established as the first private music school in Continental Portugal outside the great urban centers, the Academy of Music of Santa Maria da Feira has been on the vanguard of innovation and political struggle for the due recognition and appreciation of music teaching in Portugal since 1955. Nowadays, the circumstances of the social context in which it’s inserted and the conditioning of national politics present a new series of opportunities and challenges, which will once again test the excellence of the principles that have conducted the institution for the last six decades. Taking these circumstances into account, the work which follows will take place in the scope of professor Hélder Sá’s violin class, of which I was an observer, focusing on three specific students, enrolled in the 1st, 3rd and 5th degree. Regardless of the competence of the work observed in the internship’s context throughout the year, the final conclusions allow plenty of space for reflection concerning the institutional contextualization of teaching, the social framework of music in its pedagogical aspects and the complexity of exercising teaching functions in specialized artistic education.Abstract II The following investigation aims to encourage reflection over the use of accessories attached to the violin - chin rest and shoulder rest - and over the role of the violin teacher in the adaptability of those accessories according to each student, having in mind not only technical principles but also principles of general well being. Taking into consideration both teachers and performers, it seeks to contribute points of debate and new perspectives regarding the aforementioned theme through specific bibliographical sources and their subsequent comparison to information obtained from the Portuguese pedagogical field. A questionnaire was addressed in order to assess which are the concrete principles defended by the generality of violin teachers in Portugal. Six interviews also took place in order to reap perspectives from a diverse set of reputed teachers in the Portuguese context. The results obtained were contextualized according to research of pedagogical principles from diverse periods up to our days, as well as over principles of motivity and biomechanics. In the end, case studies directly related to the use of accessories were referred to, allowing the information previously described to be framed in a practical context. We hope that this investigation encourages new reflections and calls for new discussions, reflecting itself in a deepening of perspectives over the use of accessories and its relation with violin playing and teaching.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaNeto, TiagoRCIPLCosta, Tomás Cruz Nogueira da2019-06-07T15:49:22Z2016-092016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10139TID:201709210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:36.948687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
title A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
spellingShingle A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
Costa, Tomás Cruz Nogueira da
Violino
Queixeira
Almofada
Motricidade
Biomecânica
Técnica Alexander
Violin
Chin rest
Shoulder rest
Motivity
Biomechanics
Alexander technique
title_short A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
title_full A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
title_fullStr A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
title_full_unstemmed A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
title_sort A importância dos acessórios na aprendizagem do violino: relação entre técnica, conforto, postura e o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
author Costa, Tomás Cruz Nogueira da
author_facet Costa, Tomás Cruz Nogueira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Tomás Cruz Nogueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Violino
Queixeira
Almofada
Motricidade
Biomecânica
Técnica Alexander
Violin
Chin rest
Shoulder rest
Motivity
Biomechanics
Alexander technique
topic Violino
Queixeira
Almofada
Motricidade
Biomecânica
Técnica Alexander
Violin
Chin rest
Shoulder rest
Motivity
Biomechanics
Alexander technique
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2016-09-01T00:00:00Z
2019-06-07T15:49:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10139
TID:201709210
url http://hdl.handle.net/10400.21/10139
identifier_str_mv TID:201709210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133450961158144