O processo de reparação no ato criativo : Reparação do objeto e reparação do self
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4019 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
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O processo de reparação no ato criativo : Reparação do objeto e reparação do selfCriatividadeAto criativoReparaçãoObjetoSelfCreativityCreative actReparationObjectSelfDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioPretende-se com este trabalho fazer uma sistematização da conceção de criatividade e dos processos psicoemocionais fundamentais que determinam e sustentam a dinâmica criativa e a atividade criadora. Partindo de uma perspetiva psicanalítica, pretende-se demonstrar a distinção entre aqueles autores que afirmam que o ímpeto de criar é resultado do impulso de restaurar o objeto danificado depois de destruído (Reparação do Objeto) e aqueles que vêm a reparação como uma forma de alcançar a integridade do sujeito, pois é o próprio individuo que se sente danificado (Reparação do Self). Como forma de elucidação, realizei uma análise de caso de cinco artistas entre eles: Ruth Weber, Frida Kahlo, Ingrid Betancourt, Toulouse Lautrec e René Magritte. Daqui conclui-se que todos eles utilizam a arte para reparar uma parte de si ou um objeto interno que inconscientemente destruíram. Na dinâmica criativa, os principais mecanismos utilizados são a sublimação e a formação reativa.ABSTRACT: This work aims to systematize the concept of creativity and of the psycho-emotional fundamentals which determine and sustain both a creative dynamic and creative activity. Working from a psychoanalytic perspective, we hope to distinguish those authors who affirm that the creative impulse results from the reparation of the object which was destroyed by the destructive impulses (Reparation of the Object), from those who defend reparation as a way to achieve the integrity of the subject, because it is the subject himself that feels damaged (Reparation of the Self). So as to illustrate the above, five artists have been analyzed: Ruth Weber, Frida Kahlo, Ingrid Betancourt, Toulouse Lautrec and René Magritte. By studying these artists we conclude that all of them saw art as a way of repairing the self or a way of repairing the object that they had unconsciously destroyed. Given this creative dynamic, the main mechanisms used are sublimation and reaction formation.Delgado, Luís Manuel RomanoRepositório do ISPABuisel, Matilde Cabral Gomes Aguiar2015-10-10T13:35:06Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:46Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:51.408769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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