Gestão por competências : estudo de caso da gestão pública educacional do município de Luís Eduardo Magalhães-BA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12825 |
Resumo: | Com o intuito de contribuir para as discussões sobre a gestão por competências em organizações públicas incluindo as educacionais o presente estudo traz uma revisão histórica da administração pública no Brasil e a administração educacional, bem como o surgimento da gestão por competência e seus desafios no setor público respaldados numa extensa bibliografia sobre o tema em questão. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram as pesquisas documental e bibliográfica utilizando uma investigação exploratória e descritiva através do método hipotético-dedutivo com aplicação de questionário semiestruturado aos gestores em 98% das escolas municipais de Luís Eduardo Magalhães-BA, buscando revelar o modelo de gestão existente nas escolas municipais e o conhecimento dos gestores sobre gestão por competências. Os estudos apontam que tão importante quanto à gestão de pessoas por competência é a formação preliminar de seus gestores bem como a necessidade urgente de se ter organizações mais eficientes com gestão estratégica que norteiem a missão e visão, bem como clima necessário para se obter sucesso em sua implementação fazendo uso dos critérios inerentes a administração pública. A pesquisa revelou uma cultura hierarquizada presente nas escolas, falta de avaliações claras sobre as competências necessárias para cada função, inexistência de feedback e ausência de uma identidade coorporativa. Conclui-se que é possível mudar a forma como a escola se organiza utilizando as ferramentas da gestão por competência, tornando-as verdadeiras organizações de aprendizagem mais eficientes. |
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