Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guerreiro, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14988
Resumo: A avaliação e a comunicação são dois processos fundamentais nas práticas letivas dos professores. Mas de que forma os professores os relacionam consciente e intencionalmente na sala de aula? Esta questão conduziu nos ao desenvolvimento de um estudo cujo objetivo principal é compreender as relações existentes entre a avaliação e a comunicação nas práticas dos professores de matemática. Apresentamos uma investigação em curso e os resultados emergentes das entrevistas realizadas a dois dos participantes. É possível adiantar que o tipo de ensino preconizado na aula condiciona a comunicação e a avaliação praticada e a forma como o professor relaciona estes processos.
id RCAP_83e2598063c2b064e3528414a3e2336b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de MatemáticaRelations between assessment and communication: perceptions of two mathematics teachersAvaliaçãoComunicaçãoPráticas letivasAula de matemáticaA avaliação e a comunicação são dois processos fundamentais nas práticas letivas dos professores. Mas de que forma os professores os relacionam consciente e intencionalmente na sala de aula? Esta questão conduziu nos ao desenvolvimento de um estudo cujo objetivo principal é compreender as relações existentes entre a avaliação e a comunicação nas práticas dos professores de matemática. Apresentamos uma investigação em curso e os resultados emergentes das entrevistas realizadas a dois dos participantes. É possível adiantar que o tipo de ensino preconizado na aula condiciona a comunicação e a avaliação praticada e a forma como o professor relaciona estes processos.Assessment and communication are two fundamental processes in the teachers' practices. But in what way do teachers consciously and intentionally relate them in the classroom? This issue has led us to develop an analysis whose main goal is to understand the relations arising between assessment and communication in the practices of mathematics teachers. We present an ongoing investigation and the results of the interviews with two participants. It is possible to advance that the kind of teaching advocated in class conditions both communication and the assessment implemented, and the way the teachers interrelate these processes.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBMartins, CristinaGuerreiro, António2018-01-22T09:50:26Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14988porMartins, Cristina; Guerreiro, António (2017). Relações entre avaliação e comunicação: perceções de dois profesores de Matemática = Relations between assessment and communication: perceptions of two mathematics teachers. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 395-3992386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2897info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:26Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:48.438845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática
Relations between assessment and communication: perceptions of two mathematics teachers
title Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática
spellingShingle Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática
Martins, Cristina
Avaliação
Comunicação
Práticas letivas
Aula de matemática
title_short Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática
title_full Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática
title_fullStr Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática
title_full_unstemmed Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática
title_sort Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática
author Martins, Cristina
author_facet Martins, Cristina
Guerreiro, António
author_role author
author2 Guerreiro, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristina
Guerreiro, António
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Comunicação
Práticas letivas
Aula de matemática
topic Avaliação
Comunicação
Práticas letivas
Aula de matemática
description A avaliação e a comunicação são dois processos fundamentais nas práticas letivas dos professores. Mas de que forma os professores os relacionam consciente e intencionalmente na sala de aula? Esta questão conduziu nos ao desenvolvimento de um estudo cujo objetivo principal é compreender as relações existentes entre a avaliação e a comunicação nas práticas dos professores de matemática. Apresentamos uma investigação em curso e os resultados emergentes das entrevistas realizadas a dois dos participantes. É possível adiantar que o tipo de ensino preconizado na aula condiciona a comunicação e a avaliação praticada e a forma como o professor relaciona estes processos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-22T09:50:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14988
url http://hdl.handle.net/10198/14988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Cristina; Guerreiro, António (2017). Relações entre avaliação e comunicação: perceções de dois profesores de Matemática = Relations between assessment and communication: perceptions of two mathematics teachers. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 395-399
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.06.2897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551130448625664