Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14988 |
Resumo: | A avaliação e a comunicação são dois processos fundamentais nas práticas letivas dos professores. Mas de que forma os professores os relacionam consciente e intencionalmente na sala de aula? Esta questão conduziu nos ao desenvolvimento de um estudo cujo objetivo principal é compreender as relações existentes entre a avaliação e a comunicação nas práticas dos professores de matemática. Apresentamos uma investigação em curso e os resultados emergentes das entrevistas realizadas a dois dos participantes. É possível adiantar que o tipo de ensino preconizado na aula condiciona a comunicação e a avaliação praticada e a forma como o professor relaciona estes processos. |
id |
RCAP_83e2598063c2b064e3528414a3e2336b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14988 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de MatemáticaRelations between assessment and communication: perceptions of two mathematics teachersAvaliaçãoComunicaçãoPráticas letivasAula de matemáticaA avaliação e a comunicação são dois processos fundamentais nas práticas letivas dos professores. Mas de que forma os professores os relacionam consciente e intencionalmente na sala de aula? Esta questão conduziu nos ao desenvolvimento de um estudo cujo objetivo principal é compreender as relações existentes entre a avaliação e a comunicação nas práticas dos professores de matemática. Apresentamos uma investigação em curso e os resultados emergentes das entrevistas realizadas a dois dos participantes. É possível adiantar que o tipo de ensino preconizado na aula condiciona a comunicação e a avaliação praticada e a forma como o professor relaciona estes processos.Assessment and communication are two fundamental processes in the teachers' practices. But in what way do teachers consciously and intentionally relate them in the classroom? This issue has led us to develop an analysis whose main goal is to understand the relations arising between assessment and communication in the practices of mathematics teachers. We present an ongoing investigation and the results of the interviews with two participants. It is possible to advance that the kind of teaching advocated in class conditions both communication and the assessment implemented, and the way the teachers interrelate these processes.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBMartins, CristinaGuerreiro, António2018-01-22T09:50:26Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14988porMartins, Cristina; Guerreiro, António (2017). Relações entre avaliação e comunicação: perceções de dois profesores de Matemática = Relations between assessment and communication: perceptions of two mathematics teachers. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 395-3992386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2897info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:26Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:48.438845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática Relations between assessment and communication: perceptions of two mathematics teachers |
title |
Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática |
spellingShingle |
Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática Martins, Cristina Avaliação Comunicação Práticas letivas Aula de matemática |
title_short |
Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática |
title_full |
Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática |
title_fullStr |
Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática |
title_sort |
Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática |
author |
Martins, Cristina |
author_facet |
Martins, Cristina Guerreiro, António |
author_role |
author |
author2 |
Guerreiro, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Cristina Guerreiro, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Comunicação Práticas letivas Aula de matemática |
topic |
Avaliação Comunicação Práticas letivas Aula de matemática |
description |
A avaliação e a comunicação são dois processos fundamentais nas práticas letivas dos professores. Mas de que forma os professores os relacionam consciente e intencionalmente na sala de aula? Esta questão conduziu nos ao desenvolvimento de um estudo cujo objetivo principal é compreender as relações existentes entre a avaliação e a comunicação nas práticas dos professores de matemática. Apresentamos uma investigação em curso e os resultados emergentes das entrevistas realizadas a dois dos participantes. É possível adiantar que o tipo de ensino preconizado na aula condiciona a comunicação e a avaliação praticada e a forma como o professor relaciona estes processos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-22T09:50:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14988 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Cristina; Guerreiro, António (2017). Relações entre avaliação e comunicação: perceções de dois profesores de Matemática = Relations between assessment and communication: perceptions of two mathematics teachers. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 395-399 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2897 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551130448625664 |