Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24737 |
Resumo: | Neste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino. E como tema que precisa ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, tarefas previamente selecionadas e o incentivo às discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e a aprendizagem de seus alunos |
id |
RCAP_2c4c9132748bf3ef4467c0b737944bf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24737 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas LetivasComunicaçãoAulas de MatemáticaPráticas LetivasFormação InicialFormação ContinuadaNeste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino. E como tema que precisa ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, tarefas previamente selecionadas e o incentivo às discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e a aprendizagem de seus alunos2019-02-18T16:08:15Z2019-02-182018-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/24737http://hdl.handle.net/10174/24737por2. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas. Comunicação apresentada no VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (Brasil), 16, 17 e 18 de MaioRio de Janeiro (Brasil)http://www.sbemrj.com.br/p/s.htmlComunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas LetivassimnaonaoDPEaraujoangel@bol.com.bramab@uevora.ptnd229Araujo, AngélicaBorralho, AntónioBORRALHO, ANTONIO MANUELinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:21.011828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
title |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
spellingShingle |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas Araujo, Angélica Comunicação Aulas de Matemática Práticas Letivas Formação Inicial Formação Continuada |
title_short |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
title_full |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
title_fullStr |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
title_full_unstemmed |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
title_sort |
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas |
author |
Araujo, Angélica |
author_facet |
Araujo, Angélica Borralho, António BORRALHO, ANTONIO MANUEL |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António BORRALHO, ANTONIO MANUEL |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Angélica Borralho, António BORRALHO, ANTONIO MANUEL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Aulas de Matemática Práticas Letivas Formação Inicial Formação Continuada |
topic |
Comunicação Aulas de Matemática Práticas Letivas Formação Inicial Formação Continuada |
description |
Neste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino. E como tema que precisa ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, tarefas previamente selecionadas e o incentivo às discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e a aprendizagem de seus alunos |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18T00:00:00Z 2019-02-18T16:08:15Z 2019-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24737 http://hdl.handle.net/10174/24737 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas. Comunicação apresentada no VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (Brasil), 16, 17 e 18 de Maio Rio de Janeiro (Brasil) http://www.sbemrj.com.br/p/s.html Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas sim nao nao DPE araujoangel@bol.com.br amab@uevora.pt nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550702415708160 |