Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Angélica
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borralho, António, BORRALHO, ANTONIO MANUEL
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24737
Resumo: Neste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino. E como tema que precisa ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, tarefas previamente selecionadas e o incentivo às discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e a aprendizagem de seus alunos
id RCAP_2c4c9132748bf3ef4467c0b737944bf6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas LetivasComunicaçãoAulas de MatemáticaPráticas LetivasFormação InicialFormação ContinuadaNeste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino. E como tema que precisa ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, tarefas previamente selecionadas e o incentivo às discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e a aprendizagem de seus alunos2019-02-18T16:08:15Z2019-02-182018-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/24737http://hdl.handle.net/10174/24737por2. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas. Comunicação apresentada no VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (Brasil), 16, 17 e 18 de MaioRio de Janeiro (Brasil)http://www.sbemrj.com.br/p/s.htmlComunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas LetivassimnaonaoDPEaraujoangel@bol.com.bramab@uevora.ptnd229Araujo, AngélicaBorralho, AntónioBORRALHO, ANTONIO MANUELinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:21.011828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
title Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
spellingShingle Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
Araujo, Angélica
Comunicação
Aulas de Matemática
Práticas Letivas
Formação Inicial
Formação Continuada
title_short Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
title_full Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
title_fullStr Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
title_full_unstemmed Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
title_sort Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
author Araujo, Angélica
author_facet Araujo, Angélica
Borralho, António
BORRALHO, ANTONIO MANUEL
author_role author
author2 Borralho, António
BORRALHO, ANTONIO MANUEL
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Angélica
Borralho, António
BORRALHO, ANTONIO MANUEL
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Aulas de Matemática
Práticas Letivas
Formação Inicial
Formação Continuada
topic Comunicação
Aulas de Matemática
Práticas Letivas
Formação Inicial
Formação Continuada
description Neste minicurso enfatizamos a comunicação nas aulas de matemática como uma metodologia de ensino que deve estar presente na prática letiva de professores de matemática de todos os níveis de ensino. E como tema que precisa ser discutido nas licenciaturas em matemática com o objetivo de aproximar a sua formação deste contexto. Por isso, definimos como público alvo professores de matemática e licenciandos em matemática (alunos em formação inicial). O minicurso tem como objetivos: i) divulgar a comunicação matemática em sala de aula como uma metodologia de ensino; ii) identificar qual a percepção dos participantes sobre o tema comunicação matemática; iii) proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a comunicação matemática que promovem em suas salas de aula a partir de diálogos e tarefas previamente selecionados e iv) discutir sobre o papel da comunicação matemática no trabalho dos alunos sobre as tarefas propostas pelo professor e que consequências poderá ter nas aprendizagens e no ensino. Para alcançar os objetivos recorremos a diálogos, tarefas previamente selecionadas e o incentivo às discussões como metodologia para desenvolver as ações do minicurso. Esperamos que ao final do minicurso os participantes possam se apropriar de uma comunicação que seja eficaz em suas aulas de matemática, além de ter contato com práticas letivas que tragam consequências positivas para o ensino e a aprendizagem de seus alunos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18T00:00:00Z
2019-02-18T16:08:15Z
2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24737
http://hdl.handle.net/10174/24737
url http://hdl.handle.net/10174/24737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas. Comunicação apresentada no VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (Brasil), 16, 17 e 18 de Maio
Rio de Janeiro (Brasil)
http://www.sbemrj.com.br/p/s.html
Comunicação Matemática: Uma Contribuição nas Práticas Letivas
sim
nao
nao
DPE
araujoangel@bol.com.br
amab@uevora.pt
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136634999930881