Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/37401 |
Resumo: | O desempenho dos alunos na disciplina de Matemática continua a ser problemático o que, de acordo com a investigação, está associado à persistência de práticas pedagógicas pouco articuladas entre os principais processos que decorrem em sala de aula. Além disso, a investigação incidindo no ensino exploratório, onde as tarefas assumem um papel de destaque no ensino, tem vindo a demonstrar que esta prática de sala de aula, devidamente articulada com a avaliação, promove a participação dos alunos, implicando-os no desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste artigo analisamos a articulação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem numa sala de aula de matemática de 7.º ano de escolaridade, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado. Assumindo-se uma visão holística da sala de aula, a modalidade de design research foi utilizada para dar resposta a uma intervenção neste contexto, com recurso a tarefas e à implementação de práticas articuladas entre os processos em análise. Para este efeito recorreu-se à observação participante em processos decorridos antes, durante e após as aulas de matemática, análise de produções escritas dos alunos e entrevista aos mesmos. Os resultados têm vindo a evidenciar que as práticas letivas em estreito relacionamento com tarefas com propósitos de ensino, avaliação e aprendizagem, bem como com o currículo, as estratégias e as práticas de sala de aula são consistentes com o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens e da participação em sala de aula dos alunos, o que implicou uma melhoria nas suas aprendizagens. |
id |
RCAP_16458c451f142d047e2a82bcea4aba5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/37401 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.sala de aulapráticas letivas articuladasensino da matemáticaO desempenho dos alunos na disciplina de Matemática continua a ser problemático o que, de acordo com a investigação, está associado à persistência de práticas pedagógicas pouco articuladas entre os principais processos que decorrem em sala de aula. Além disso, a investigação incidindo no ensino exploratório, onde as tarefas assumem um papel de destaque no ensino, tem vindo a demonstrar que esta prática de sala de aula, devidamente articulada com a avaliação, promove a participação dos alunos, implicando-os no desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste artigo analisamos a articulação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem numa sala de aula de matemática de 7.º ano de escolaridade, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado. Assumindo-se uma visão holística da sala de aula, a modalidade de design research foi utilizada para dar resposta a uma intervenção neste contexto, com recurso a tarefas e à implementação de práticas articuladas entre os processos em análise. Para este efeito recorreu-se à observação participante em processos decorridos antes, durante e após as aulas de matemática, análise de produções escritas dos alunos e entrevista aos mesmos. Os resultados têm vindo a evidenciar que as práticas letivas em estreito relacionamento com tarefas com propósitos de ensino, avaliação e aprendizagem, bem como com o currículo, as estratégias e as práticas de sala de aula são consistentes com o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens e da participação em sala de aula dos alunos, o que implicou uma melhoria nas suas aprendizagens.Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação2024-10-07T14:10:07Z2024-10-072024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/37401http://hdl.handle.net/10174/37401porLatas, J.; Barbosa, E.; Borralho, A. (2024). Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. Em N. Pires, S. Gonçalves, A. P. Ferreira & A. Santiago (Coord.) Práticas Integradas em Educação. Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (pp. 24-32)978-989-9145-15-3https://eventos.esec.pt/icirpie/wp-content/uploads/2024/09/Cirpie-e-book-1.pdfjrblatas@uevora.ptebarbosa@uevora.ptamab@uevora.pt229Latas, JoanaBarbosa, ElsaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-08T01:45:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/37401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-08T01:45:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. |
title |
Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. |
spellingShingle |
Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. Latas, Joana sala de aula práticas letivas articuladas ensino da matemática |
title_short |
Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. |
title_full |
Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. |
title_fullStr |
Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. |
title_full_unstemmed |
Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. |
title_sort |
Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. |
author |
Latas, Joana |
author_facet |
Latas, Joana Barbosa, Elsa Borralho, António |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Elsa Borralho, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Latas, Joana Barbosa, Elsa Borralho, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sala de aula práticas letivas articuladas ensino da matemática |
topic |
sala de aula práticas letivas articuladas ensino da matemática |
description |
O desempenho dos alunos na disciplina de Matemática continua a ser problemático o que, de acordo com a investigação, está associado à persistência de práticas pedagógicas pouco articuladas entre os principais processos que decorrem em sala de aula. Além disso, a investigação incidindo no ensino exploratório, onde as tarefas assumem um papel de destaque no ensino, tem vindo a demonstrar que esta prática de sala de aula, devidamente articulada com a avaliação, promove a participação dos alunos, implicando-os no desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste artigo analisamos a articulação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem numa sala de aula de matemática de 7.º ano de escolaridade, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado. Assumindo-se uma visão holística da sala de aula, a modalidade de design research foi utilizada para dar resposta a uma intervenção neste contexto, com recurso a tarefas e à implementação de práticas articuladas entre os processos em análise. Para este efeito recorreu-se à observação participante em processos decorridos antes, durante e após as aulas de matemática, análise de produções escritas dos alunos e entrevista aos mesmos. Os resultados têm vindo a evidenciar que as práticas letivas em estreito relacionamento com tarefas com propósitos de ensino, avaliação e aprendizagem, bem como com o currículo, as estratégias e as práticas de sala de aula são consistentes com o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens e da participação em sala de aula dos alunos, o que implicou uma melhoria nas suas aprendizagens. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-10-07T14:10:07Z 2024-10-07 2024-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/37401 http://hdl.handle.net/10174/37401 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/37401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Latas, J.; Barbosa, E.; Borralho, A. (2024). Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. Em N. Pires, S. Gonçalves, A. P. Ferreira & A. Santiago (Coord.) Práticas Integradas em Educação. Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (pp. 24-32) 978-989-9145-15-3 https://eventos.esec.pt/icirpie/wp-content/uploads/2024/09/Cirpie-e-book-1.pdf jrblatas@uevora.pt ebarbosa@uevora.pt amab@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548566901555200 |