Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Latas, Joana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Barbosa, Elsa, Borralho, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/37401
Resumo: O desempenho dos alunos na disciplina de Matemática continua a ser problemático o que, de acordo com a investigação, está associado à persistência de práticas pedagógicas pouco articuladas entre os principais processos que decorrem em sala de aula. Além disso, a investigação incidindo no ensino exploratório, onde as tarefas assumem um papel de destaque no ensino, tem vindo a demonstrar que esta prática de sala de aula, devidamente articulada com a avaliação, promove a participação dos alunos, implicando-os no desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste artigo analisamos a articulação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem numa sala de aula de matemática de 7.º ano de escolaridade, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado. Assumindo-se uma visão holística da sala de aula, a modalidade de design research foi utilizada para dar resposta a uma intervenção neste contexto, com recurso a tarefas e à implementação de práticas articuladas entre os processos em análise. Para este efeito recorreu-se à observação participante em processos decorridos antes, durante e após as aulas de matemática, análise de produções escritas dos alunos e entrevista aos mesmos. Os resultados têm vindo a evidenciar que as práticas letivas em estreito relacionamento com tarefas com propósitos de ensino, avaliação e aprendizagem, bem como com o currículo, as estratégias e as práticas de sala de aula são consistentes com o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens e da participação em sala de aula dos alunos, o que implicou uma melhoria nas suas aprendizagens.
id RCAP_16458c451f142d047e2a82bcea4aba5c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/37401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.sala de aulapráticas letivas articuladasensino da matemáticaO desempenho dos alunos na disciplina de Matemática continua a ser problemático o que, de acordo com a investigação, está associado à persistência de práticas pedagógicas pouco articuladas entre os principais processos que decorrem em sala de aula. Além disso, a investigação incidindo no ensino exploratório, onde as tarefas assumem um papel de destaque no ensino, tem vindo a demonstrar que esta prática de sala de aula, devidamente articulada com a avaliação, promove a participação dos alunos, implicando-os no desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste artigo analisamos a articulação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem numa sala de aula de matemática de 7.º ano de escolaridade, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado. Assumindo-se uma visão holística da sala de aula, a modalidade de design research foi utilizada para dar resposta a uma intervenção neste contexto, com recurso a tarefas e à implementação de práticas articuladas entre os processos em análise. Para este efeito recorreu-se à observação participante em processos decorridos antes, durante e após as aulas de matemática, análise de produções escritas dos alunos e entrevista aos mesmos. Os resultados têm vindo a evidenciar que as práticas letivas em estreito relacionamento com tarefas com propósitos de ensino, avaliação e aprendizagem, bem como com o currículo, as estratégias e as práticas de sala de aula são consistentes com o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens e da participação em sala de aula dos alunos, o que implicou uma melhoria nas suas aprendizagens.Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação2024-10-07T14:10:07Z2024-10-072024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/37401http://hdl.handle.net/10174/37401porLatas, J.; Barbosa, E.; Borralho, A. (2024). Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. Em N. Pires, S. Gonçalves, A. P. Ferreira & A. Santiago (Coord.) Práticas Integradas em Educação. Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (pp. 24-32)978-989-9145-15-3https://eventos.esec.pt/icirpie/wp-content/uploads/2024/09/Cirpie-e-book-1.pdfjrblatas@uevora.ptebarbosa@uevora.ptamab@uevora.pt229Latas, JoanaBarbosa, ElsaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-08T01:45:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/37401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-08T01:45:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.
title Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.
spellingShingle Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.
Latas, Joana
sala de aula
práticas letivas articuladas
ensino da matemática
title_short Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.
title_full Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.
title_fullStr Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.
title_full_unstemmed Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.
title_sort Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.
author Latas, Joana
author_facet Latas, Joana
Barbosa, Elsa
Borralho, António
author_role author
author2 Barbosa, Elsa
Borralho, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Latas, Joana
Barbosa, Elsa
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv sala de aula
práticas letivas articuladas
ensino da matemática
topic sala de aula
práticas letivas articuladas
ensino da matemática
description O desempenho dos alunos na disciplina de Matemática continua a ser problemático o que, de acordo com a investigação, está associado à persistência de práticas pedagógicas pouco articuladas entre os principais processos que decorrem em sala de aula. Além disso, a investigação incidindo no ensino exploratório, onde as tarefas assumem um papel de destaque no ensino, tem vindo a demonstrar que esta prática de sala de aula, devidamente articulada com a avaliação, promove a participação dos alunos, implicando-os no desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste artigo analisamos a articulação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem numa sala de aula de matemática de 7.º ano de escolaridade, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado. Assumindo-se uma visão holística da sala de aula, a modalidade de design research foi utilizada para dar resposta a uma intervenção neste contexto, com recurso a tarefas e à implementação de práticas articuladas entre os processos em análise. Para este efeito recorreu-se à observação participante em processos decorridos antes, durante e após as aulas de matemática, análise de produções escritas dos alunos e entrevista aos mesmos. Os resultados têm vindo a evidenciar que as práticas letivas em estreito relacionamento com tarefas com propósitos de ensino, avaliação e aprendizagem, bem como com o currículo, as estratégias e as práticas de sala de aula são consistentes com o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens e da participação em sala de aula dos alunos, o que implicou uma melhoria nas suas aprendizagens.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-07T14:10:07Z
2024-10-07
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/37401
http://hdl.handle.net/10174/37401
url http://hdl.handle.net/10174/37401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Latas, J.; Barbosa, E.; Borralho, A. (2024). Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. Em N. Pires, S. Gonçalves, A. P. Ferreira & A. Santiago (Coord.) Práticas Integradas em Educação. Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (pp. 24-32)
978-989-9145-15-3
https://eventos.esec.pt/icirpie/wp-content/uploads/2024/09/Cirpie-e-book-1.pdf
jrblatas@uevora.pt
ebarbosa@uevora.pt
amab@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548566901555200