Marketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de Viagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Andreia Sofia do Carmo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38997
Resumo: O turismo é um setor chave tanto a nível internacional como nacional, tendo-se difundido rapidamente nas últimas décadas, sendo uma atividade com uma importância crescente no desenvolvimento económico. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de coronavírus, Covid-19, em março de 2020, a atividade turística parou abruptamente, quer devido ao encerramento de fronteiras, quer pelas restrições em viajar que cada estado membro da União Europeia adotou para conseguir conter a propagação do vírus. O mundo está a mudar muito rapidamente, estamos perante uma 4ª revolução industrial e a atravessar a maior crise económica que o setor turístico alguma vez passou. O presente trabalho permite perceber que o marketing digital, tem assumido cada vez mais importância nas agências de viagens. O “novo” turista está cada vez mais tempo online, sendo mais informado, mais exigente, procura destinos menos massificados e, quando se desloca a uma agência de viagens, já pesquisou previamente o roteiro na internet. Atualmente, o “mundo” digital permite às empresas uma relação mais próxima com os seus clientes, bem como um melhor conhecimento das suas reais necessidades e desejos. Neste contexto, as Agências de Viagens devem assumir uma postura empreendedora, inovadora, criativa, criando uma forte presença online e, estruturando um novo plano de negócios e ou um novo produto turístico. O futuro deste setor poderá passar pela sua afirmação no mundo digital, consciente das suas potencialidades, mas também dos seus riscos.
id RCAP_83ed33120ca0d1ae84f63053da40a3b9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de ViagensTurismoMarketing digitalCovid 19Agências de viagensO turismo é um setor chave tanto a nível internacional como nacional, tendo-se difundido rapidamente nas últimas décadas, sendo uma atividade com uma importância crescente no desenvolvimento económico. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de coronavírus, Covid-19, em março de 2020, a atividade turística parou abruptamente, quer devido ao encerramento de fronteiras, quer pelas restrições em viajar que cada estado membro da União Europeia adotou para conseguir conter a propagação do vírus. O mundo está a mudar muito rapidamente, estamos perante uma 4ª revolução industrial e a atravessar a maior crise económica que o setor turístico alguma vez passou. O presente trabalho permite perceber que o marketing digital, tem assumido cada vez mais importância nas agências de viagens. O “novo” turista está cada vez mais tempo online, sendo mais informado, mais exigente, procura destinos menos massificados e, quando se desloca a uma agência de viagens, já pesquisou previamente o roteiro na internet. Atualmente, o “mundo” digital permite às empresas uma relação mais próxima com os seus clientes, bem como um melhor conhecimento das suas reais necessidades e desejos. Neste contexto, as Agências de Viagens devem assumir uma postura empreendedora, inovadora, criativa, criando uma forte presença online e, estruturando um novo plano de negócios e ou um novo produto turístico. O futuro deste setor poderá passar pela sua afirmação no mundo digital, consciente das suas potencialidades, mas também dos seus riscos.Santos, Victor Manuel Oliveira Cruz dosSimões, Paulo Fernando Pereira FabiãoRepositório ComumMendes, Andreia Sofia do Carmo2022-01-26T11:55:09Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38997202899624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:22.468230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de Viagens
title Marketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de Viagens
spellingShingle Marketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de Viagens
Mendes, Andreia Sofia do Carmo
Turismo
Marketing digital
Covid 19
Agências de viagens
title_short Marketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de Viagens
title_full Marketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de Viagens
title_fullStr Marketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de Viagens
title_full_unstemmed Marketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de Viagens
title_sort Marketing digital no turismo em pandemia: o caso das Agências de Viagens
author Mendes, Andreia Sofia do Carmo
author_facet Mendes, Andreia Sofia do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Victor Manuel Oliveira Cruz dos
Simões, Paulo Fernando Pereira Fabião
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Andreia Sofia do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing digital
Covid 19
Agências de viagens
topic Turismo
Marketing digital
Covid 19
Agências de viagens
description O turismo é um setor chave tanto a nível internacional como nacional, tendo-se difundido rapidamente nas últimas décadas, sendo uma atividade com uma importância crescente no desenvolvimento económico. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de coronavírus, Covid-19, em março de 2020, a atividade turística parou abruptamente, quer devido ao encerramento de fronteiras, quer pelas restrições em viajar que cada estado membro da União Europeia adotou para conseguir conter a propagação do vírus. O mundo está a mudar muito rapidamente, estamos perante uma 4ª revolução industrial e a atravessar a maior crise económica que o setor turístico alguma vez passou. O presente trabalho permite perceber que o marketing digital, tem assumido cada vez mais importância nas agências de viagens. O “novo” turista está cada vez mais tempo online, sendo mais informado, mais exigente, procura destinos menos massificados e, quando se desloca a uma agência de viagens, já pesquisou previamente o roteiro na internet. Atualmente, o “mundo” digital permite às empresas uma relação mais próxima com os seus clientes, bem como um melhor conhecimento das suas reais necessidades e desejos. Neste contexto, as Agências de Viagens devem assumir uma postura empreendedora, inovadora, criativa, criando uma forte presença online e, estruturando um novo plano de negócios e ou um novo produto turístico. O futuro deste setor poderá passar pela sua afirmação no mundo digital, consciente das suas potencialidades, mas também dos seus riscos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-26T11:55:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38997
202899624
url http://hdl.handle.net/10400.26/38997
identifier_str_mv 202899624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130036079427584