Storytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Batistoti, 1999-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71687
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Márcia Shizue Massukado Nakatani
id UFPR_52ff1488fe253eb2ecb12b403e0b8a2d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71687
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Aline Batistoti, 1999-Massukado-Nakatani, Marcia Shizue, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo2021-08-12T19:24:26Z2021-08-12T19:24:26Z2020https://hdl.handle.net/1884/71687Orientadora : Profa. Dra. Márcia Shizue Massukado NakataniMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em TurismoInclui referênciasResumo : Atrair a atenção das pessoas no âmbito das mídias sociais está cada vez mais difícil entre as diversas notícias e anúncios que somos expostos no mesmo dia. Neste contexto, sugere-se o uso do Storytelling para prender a atenção das pessoas capazes de gerar envolvimento, identificação e emoção. No turismo, especificamente agências de viagens, há pouco estudo em relação a aplicação do Storytelling nos meios digitais. Para diminuir tal lacuna, o objetivo da pesquisa é propor o uso do storytelling digital nas mídias sociais de uma agência de viagem chamada Yup Turismo. Baseado na pesquisa-ação a metrologia foi descrita em quatro partes: (1) Fase Exploratória, (2) Faze de Planejamento, (3) Fase da Ação e (4) Fase da Avaliação, a partir destas fases foi possível explorar a agência de viagens e definir o problema, (Como o storytelling pode ser aplicado para a promoção digital de agências de viagensi?), nas fases seguintes consistiu em um levantamento de dados documentais e criação de ações e estratégias utilizando as técnicas do Storytelling e o marketing digital adotadas na revisão bibliográfica. Como resultado desta pesquisa, a análise de dados obtidos após a aplicação das estratégias é positiva. Logo, descreve-se um projeto, onde a agência de viagens Yup Turismo é modelo de projeto piloto. Assim, este estudo prevê a reaplicação deste projeto em outras agências, como também maiores contribuições cientificas do Storytelling no meio digital e principalmente em agências de viagens.Abstract : Attracting people's attention in the social media environment is increasingly difficult among the various news and advertisements that we are exposed to on the same day. In this context, we suggest the use of Storytelling to capture people's attention capable of generating involvement, identification, and emotion. In tourism, specifically travel agencies, there is little study regarding the application of Storytelling in digital media. To reduce this gap, the objective of this research is to propose the use of digital storytelling in the social media of a travel agency called Yup Turismo. Based on action research the metrology was described in four parts: (1) Exploratory Phase, (2) Planning Phase, (3) Action Phase and (4) Evaluation Phase, from these phases it was possible to explore the travel agency and define the problem, (How can storytelling be applied for the digital promotion of outbound travel agencies?), in the following phases it consisted of a documentary data survey and creation of actions and strategies using the techniques of Storytelling and digital marketing adopted in the literature review. As a result of this research, the data analysis obtained after the application of the strategies is positive. Therefore, a project is described, where the travel agency Yup Turismo is a pilot project model. Thus, this study foresees the reapplication of this project in other agencies, as well as greater scientific contributions of Storytelling in the digital environment and especially in travel agencies.1 arquivo (81 p.) : il. (algumas color.).application/pdfAgencias de viagensMarketing digitalTurismoStorytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALALINE BATISTOTI SANTOS.pdfapplication/pdf2999713https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71687/1/ALINE%20BATISTOTI%20SANTOS.pdf62b7a7a9d4347d646c8b82ed47bd9eb1MD51open access1884/716872021-08-12 16:24:26.341open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71687Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T19:24:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Storytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDA
title Storytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDA
spellingShingle Storytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDA
Santos, Aline Batistoti, 1999-
Agencias de viagens
Marketing digital
Turismo
title_short Storytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDA
title_full Storytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDA
title_fullStr Storytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDA
title_full_unstemmed Storytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDA
title_sort Storytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDA
author Santos, Aline Batistoti, 1999-
author_facet Santos, Aline Batistoti, 1999-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Massukado-Nakatani, Marcia Shizue, 1980-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aline Batistoti, 1999-
dc.subject.por.fl_str_mv Agencias de viagens
Marketing digital
Turismo
topic Agencias de viagens
Marketing digital
Turismo
description Orientadora : Profa. Dra. Márcia Shizue Massukado Nakatani
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-12T19:24:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-12T19:24:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71687
url https://hdl.handle.net/1884/71687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (81 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71687/1/ALINE%20BATISTOTI%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62b7a7a9d4347d646c8b82ed47bd9eb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860680656093184