A relação entre a utilização de imagens em movimento e a empatia histórica no ensino de História
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/104105 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
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A relação entre a utilização de imagens em movimento e a empatia histórica no ensino de HistóriaThe relationship between the use of moving images and historical empathy in History teachingEducação HistóricaImagens em MovimentoEmpatia HistóricaConhecimento HistóricoHistorical EmpathyHistory EducationHistorical KnowledgeMoving ImagesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasPerante um cenário preocupante de desmotivação e falta de interesse, assim comodesvalorização social e escolar, a Educação Histórica confronta-se hoje com desafios vitais para prontamente responder, através dos professores e futuros professores, de modo a impedir o colapso da disciplina, traduzido num futuro descrédito total. Como tal, a disciplina de um modo geral e, mais especificamente, as aulas de História, devem pautar-se por uma simbiose de transmissão de conhecimentos, aprofundamento de capacidades e desenvolvimento de valores basilares numa sociedade democrática, plural e heterogénea. De forma a aumentar os índices motivacionais, a atenção, participação e os níveis de curiosidade dos alunos, acreditamos que as imagens em movimento revelam um potencial tremendo para a mobilização dos estudantes, encarando a disciplina de uma forma mais ativa, criando uma dinâmica de envolvência e, posteriormente, de melhor aproveitamento. Com auxílio dos recursos associados às imagens em movimento, é possível simplificar ideias que, à primeira vista, podem parecer demasiado complexas para os jovens, contribuindo para uma tentativa de posicionamento no lugar das personagens históricas de uma determinada época, entendendo todo o contexto envolvente.Neste sentido, foram realizados dois estudos com duas turmas de níveis de escolaridade distintos (7º e 9º ano), com o objetivo de avaliar de que forma o uso de imagens em movimento contribui para o desenvolvimento dos níveis de empatia histórica e, em seguida, de que forma esses níveis de empatia histórica se refletem num conhecimento histórico sólido e aprofundado. A investigação, assumindo-se como um estudo de caso, implicou o envolvimento dos alunos na realização de três atividades para cada uma das turmas com duplo objetivo: perceber qual o nível de empatia histórica; identificar de que forma a ponte entre a imagem em movimento e a empatia histórica se traduz num conhecimento histórico mais sofisticado.Os resultados deste estudo permitem-nos reforçar a ideia de que a imagem em movimento é um recurso pedagógico extremamente útil e potencia o desenvolvimento da empatia histórica, embora não atue como vetor isolado. Além disso, os resultados comprovam que a empatia histórica está associada a nível mais alto de conhecimento histórico.Faced with a worrisome scenario that involves a growing lack of motivation and interest, as well as social and school devaluation, Historical Education is currently confronted with vital challenges that must be promptly addressed, whether through teachers and future teachers, to prevent the discipline from collapsing, which translates into a future total disrepute. As such, the discipline in general and History classes specifically, must be characterized by a symbiosis of knowledge transmission, deepening of skills and development of core values in a democratic, plural, and heterogeneous society.To increase students’ motivational indexes, attention, participation, and curiosity levels, we believe that moving images reveal a tremendous potential for mobilizing studentsto face the discipline in a more active way, creating a dynamic of involvement and, subsequently, better performance. With the help of resources associated with moving images, it is possible to simplify ideas that, at first glance, may seem too complex for young people, contributing to an attempt of positioning themselves in the place of historical characters of a particular period, understanding the entire surrounding context.In this regard two studies were conducted with two classes of different educational levels (7th and 9th grade), with the goal of assessing how the use of moving images contributes to the development of historical empathy levels, and then, how these levels of historical empathy are reflected in solid and in-depth historical knowledge. The research, assuming itself as a case study based, implied the involvement of students in conducting three activities with a double objective for each of the classes: to understand the level of historical empathy; to identify how the bridge between the moving image and historical empathy translates into a more sophisticated historical knowledge.The results of this study allow us to reinforce the idea that the moving image is an extremely useful pedagogical resource that can be used to enhance the development of historical empathy, even though it can’t operate as an isolated vector. Furthermore, the results prove that historical empathy is indeed related a higher level of historical knowledge.2022-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104105http://hdl.handle.net/10316/104105TID:203125495porPinto, Luís Pedro Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:40:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:49.114461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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