Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/66 |
Resumo: | Novos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência dentro e fora do espaço Escola. Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são próximos, se apercebam. Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir, apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de deixar pistas para o aprofundamento do tema. |
id |
RCAP_842f22c40464483821ca0e3d4ef6485f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/66 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abusoTecnologias de informação e comunicaçãoCrianças e jovensRiscosDesafiosCiber-intimidação / CyberbullyingNovos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência dentro e fora do espaço Escola. Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são próximos, se apercebam. Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir, apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de deixar pistas para o aprofundamento do tema.IPS - Escola Superior de Educação de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémNovo, Cristina2010-06-07T21:11:40Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/66porNOVO, Cristina - Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso. Revista Interacções. Nº13 (2009), p. 327-3371646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/66Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:46.994158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso |
title |
Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso |
spellingShingle |
Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso Novo, Cristina Tecnologias de informação e comunicação Crianças e jovens Riscos Desafios Ciber-intimidação / Cyberbullying |
title_short |
Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso |
title_full |
Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso |
title_fullStr |
Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso |
title_full_unstemmed |
Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso |
title_sort |
Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso |
author |
Novo, Cristina |
author_facet |
Novo, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novo, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação Crianças e jovens Riscos Desafios Ciber-intimidação / Cyberbullying |
topic |
Tecnologias de informação e comunicação Crianças e jovens Riscos Desafios Ciber-intimidação / Cyberbullying |
description |
Novos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência dentro e fora do espaço Escola. Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são próximos, se apercebam. Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir, apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de deixar pistas para o aprofundamento do tema. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-06-07T21:11:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/66 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
NOVO, Cristina - Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso. Revista Interacções. Nº13 (2009), p. 327-337 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPS - Escola Superior de Educação de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
IPS - Escola Superior de Educação de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137018488291328 |