A imagética no ensino de piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shagalimova, Tamara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14764
Resumo: O presente documento descreve um estudo efectuado durante o ano lectivo de 2014-2015 no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes com a participação de alunos de piano do primeiro e segundo graus do ensino articulado. A pesquisa abordou a implementação de métodos de estudo e ensino baseados em vários tipos de imagética. São descritas as estratégias utilizadas para fomentar a compreensão do texto musical e como a imagética foi envolvida e integrada no processo de estudo pianístico. São também descritos os resultados finais que confirmaram a eficácia das estratégias propostas no processo de ensino – aprendizagem.
id RCAP_843d02e927fa2136bc759cbcc4644eca
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagética no ensino de pianoEnsino de músicaPsicologia da músicaProcessos cognitivosImaginaçãoPiano - EnsinoO presente documento descreve um estudo efectuado durante o ano lectivo de 2014-2015 no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes com a participação de alunos de piano do primeiro e segundo graus do ensino articulado. A pesquisa abordou a implementação de métodos de estudo e ensino baseados em vários tipos de imagética. São descritas as estratégias utilizadas para fomentar a compreensão do texto musical e como a imagética foi envolvida e integrada no processo de estudo pianístico. São também descritos os resultados finais que confirmaram a eficácia das estratégias propostas no processo de ensino – aprendizagem.This dissertation describes a study undertaken during the school year of 2014-2015 in the Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, involving piano students from the 1st and 2d year of the integrated school system. The research implemented study and teaching methods based on several types of imagery. This document describes the strategies that were developed in order to foster the understanding of the musical text, and how imagery was involved and integrated into the piano study routine. The document also discusses the results, which confirmed the efficacy of the proposed strategies in the learning – teaching context.Universidade de Aveiro2015-10-22T13:09:58Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14764porShagalimova, Tamarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:04Zoai:ria.ua.pt:10773/14764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:16.575761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagética no ensino de piano
title A imagética no ensino de piano
spellingShingle A imagética no ensino de piano
Shagalimova, Tamara
Ensino de música
Psicologia da música
Processos cognitivos
Imaginação
Piano - Ensino
title_short A imagética no ensino de piano
title_full A imagética no ensino de piano
title_fullStr A imagética no ensino de piano
title_full_unstemmed A imagética no ensino de piano
title_sort A imagética no ensino de piano
author Shagalimova, Tamara
author_facet Shagalimova, Tamara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shagalimova, Tamara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Psicologia da música
Processos cognitivos
Imaginação
Piano - Ensino
topic Ensino de música
Psicologia da música
Processos cognitivos
Imaginação
Piano - Ensino
description O presente documento descreve um estudo efectuado durante o ano lectivo de 2014-2015 no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes com a participação de alunos de piano do primeiro e segundo graus do ensino articulado. A pesquisa abordou a implementação de métodos de estudo e ensino baseados em vários tipos de imagética. São descritas as estratégias utilizadas para fomentar a compreensão do texto musical e como a imagética foi envolvida e integrada no processo de estudo pianístico. São também descritos os resultados finais que confirmaram a eficácia das estratégias propostas no processo de ensino – aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-10-22T13:09:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14764
url http://hdl.handle.net/10773/14764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137553083793408