Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2929 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e Formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
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Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundárioFormação de adultos - PortugalValidação de competênciasLínguas estrangeiras - EnsinoTrabalhos de projecto de mestrado - 2010Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e Formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O presente trabalho é composto por três capítulos que têm como princípio unificador a percepção e apropriação da área de educação de adultos, enquanto Profissional de RVC. No primeiro capítulo procurei enumerar movimentos históricos e contributos de vários autores que, no meu entender, estiveram na génese do sistema actual de reconhecimento de competências. No meu entender, o seu advento surge inevitavelmente associado ao enfraquecimento do papel hegemónico do sistema escolar, à integração e aceitação de outras modalidades de aprendizagem) e à convicção de que o indivíduo é o principal sujeito nos seus processos de aprendizagem. O segundo é a minha “narrativa autobiográfica” em que abordo momentos-chave da minha carreira profissional, através de pensamento reflexivo e procuro responder à questão central: “Como me tornei o “passador” de adultos que hoje sou?”. Passar por este processo de reflexão é de vital importância para os profissionais que trabalham com adultos. Permitiu-me um melhor auto-conhecimento e situar conceptualmente a minha forma de actuação. O terceiro capítulo é, a meu ver, a minha maior contribuição na área de educação de adultos e daí a razão de ter optado por torná-lo o título deste trabalho de projecto. Vem dar resposta a uma problemática vivenciada pelos CNO, a aferição das competências em língua estrangeira dos adultos que frequentam o processo de RVCC de nível secundário. Nesse sentido, proponho um modelo de operacionalização das referidas competências, em termos das vertentes oral e escrita. Por último, sugiro um cenário alternativo para a LE: constituir um núcleo gerador autónomo na área de Cultura, Língua e Comunicação.The following academic paper consists of three chapters that have as unifying principle my personal judgment and conceptual vision resulting from my career in adult education area, as a “Profissional de RVC”. In the first chapter I intended to enumerate historical movements and contributions from several authors who, in my opinion, were in the genesis of the current skills recognition process. In my opinion, this advent is inevitably associated with the weakening of the hegemonic role of school as the only form of learning, integration and acceptance of other forms of learning and the belief that the individual is the main subject in their learning processes. The second chapter, an "autobiographical narrative" in which I discuss the key moments of my professional career, through reflective thinking and trying to answer the question: "How I became the professional I am today?”. Going through this process of reflection is crucial for professionals who work with adults. It allowed me to achieve self-knowledge and categorize the way I professional act. The third chapter is, in my opinion, my greatest contribution in the field of adult education and hence the reason it was chosen to name this academic paper. It´s an answer to a problem experienced by the CNO, the evaluation of foreign language skills of adults in the skills recognition process, secondary level. With this purpose, I propose an evaluation model of these skills, in terms of oral and written components. Finally, I suggest an alternative scenario for the foreign language: to became an independent core generator in the “Culture, Language and Communication” area.Canário, Rui, 1948-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Paula dos Anjos Alves, 1972-2011-03-31T11:35:01Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:07.157489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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