A matemática na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Raquel Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2191
Resumo: O presente relatório retrata o início do fim de um longo processo de construção da profissionalização enquanto futura professora generalista de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Para a concretização do mesmo foi necessário passarmos por um período de cerca oito meses de estágio numa escola de 1º Ciclo e numa escola de 2º Ciclo, que é considerado como um dos momentos mais importantes para a nossa afirmação enquanto futuras professoras. Sendo esta uma sociedade que se encontra constantemente em mudança, exige-nos resultados, estes devem sair do que é dado na sala de aula. Mas ser professor não é apenas dar aulas, mas sim passar aos seus alunos e colegas o entusiasmo, o gosto por aquilo que faz. Assim, ser professor não é apenas transmitir o conhecimento, mas também perceber o potencial dos ditos “casos perdidos”; é aquele que diz “calma, tu vais conseguir”. Ser professor é amor, é conhecimento, é paixão. A Matemática, considerada o “bicho-papão” do ensino, sempre foi a área que mais interesse nos demonstrou, espelhada assim neste relatório de estágio.
id RCAP_8445a85d98804e0f8fba1c02e1abf147
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A matemática na sala de aulaEnsino Básico1º-2º CicloMatemáticaO presente relatório retrata o início do fim de um longo processo de construção da profissionalização enquanto futura professora generalista de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Para a concretização do mesmo foi necessário passarmos por um período de cerca oito meses de estágio numa escola de 1º Ciclo e numa escola de 2º Ciclo, que é considerado como um dos momentos mais importantes para a nossa afirmação enquanto futuras professoras. Sendo esta uma sociedade que se encontra constantemente em mudança, exige-nos resultados, estes devem sair do que é dado na sala de aula. Mas ser professor não é apenas dar aulas, mas sim passar aos seus alunos e colegas o entusiasmo, o gosto por aquilo que faz. Assim, ser professor não é apenas transmitir o conhecimento, mas também perceber o potencial dos ditos “casos perdidos”; é aquele que diz “calma, tu vais conseguir”. Ser professor é amor, é conhecimento, é paixão. A Matemática, considerada o “bicho-papão” do ensino, sempre foi a área que mais interesse nos demonstrou, espelhada assim neste relatório de estágio.This report portrays the beginning of the end of a long process of building the future generalist teacher professionalization as 1st and 2nd cycle of basic education. To achieve the same it was necessary to go through a period of about eight months of internship in a school in 1st Cycle and 2nd Cycle, which is regarded as one of the most important moments for our affirmation as future teachers. Since this is a society that is constantly changing demands on the results, they must get out of what is given in the classroom. But being a teacher is not only to teach but to pass to his students and colleagues enthusiasm, love for what he does. So, being a teacher is not only impart knowledge, but also realize the potential of so-called "losses cases"; It is one that says "calm, you're going to get." Being a teacher is love, knowledge, it is passion. Mathematics, considered the "bogeyman" of education, has always been the area that has shown more interest in, and mirrored in this internship report.2015-07-09T09:46:46Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2191TID:201464845porPereira, Raquel Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.130386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A matemática na sala de aula
title A matemática na sala de aula
spellingShingle A matemática na sala de aula
Pereira, Raquel Gomes
Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Matemática
title_short A matemática na sala de aula
title_full A matemática na sala de aula
title_fullStr A matemática na sala de aula
title_full_unstemmed A matemática na sala de aula
title_sort A matemática na sala de aula
author Pereira, Raquel Gomes
author_facet Pereira, Raquel Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Raquel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Matemática
topic Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Matemática
description O presente relatório retrata o início do fim de um longo processo de construção da profissionalização enquanto futura professora generalista de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Para a concretização do mesmo foi necessário passarmos por um período de cerca oito meses de estágio numa escola de 1º Ciclo e numa escola de 2º Ciclo, que é considerado como um dos momentos mais importantes para a nossa afirmação enquanto futuras professoras. Sendo esta uma sociedade que se encontra constantemente em mudança, exige-nos resultados, estes devem sair do que é dado na sala de aula. Mas ser professor não é apenas dar aulas, mas sim passar aos seus alunos e colegas o entusiasmo, o gosto por aquilo que faz. Assim, ser professor não é apenas transmitir o conhecimento, mas também perceber o potencial dos ditos “casos perdidos”; é aquele que diz “calma, tu vais conseguir”. Ser professor é amor, é conhecimento, é paixão. A Matemática, considerada o “bicho-papão” do ensino, sempre foi a área que mais interesse nos demonstrou, espelhada assim neste relatório de estágio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09T09:46:46Z
2015-07-07T00:00:00Z
2015-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2191
TID:201464845
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2191
identifier_str_mv TID:201464845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624201256960