A matemática na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2191 |
Resumo: | O presente relatório retrata o início do fim de um longo processo de construção da profissionalização enquanto futura professora generalista de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Para a concretização do mesmo foi necessário passarmos por um período de cerca oito meses de estágio numa escola de 1º Ciclo e numa escola de 2º Ciclo, que é considerado como um dos momentos mais importantes para a nossa afirmação enquanto futuras professoras. Sendo esta uma sociedade que se encontra constantemente em mudança, exige-nos resultados, estes devem sair do que é dado na sala de aula. Mas ser professor não é apenas dar aulas, mas sim passar aos seus alunos e colegas o entusiasmo, o gosto por aquilo que faz. Assim, ser professor não é apenas transmitir o conhecimento, mas também perceber o potencial dos ditos “casos perdidos”; é aquele que diz “calma, tu vais conseguir”. Ser professor é amor, é conhecimento, é paixão. A Matemática, considerada o “bicho-papão” do ensino, sempre foi a área que mais interesse nos demonstrou, espelhada assim neste relatório de estágio. |
id |
RCAP_8445a85d98804e0f8fba1c02e1abf147 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A matemática na sala de aulaEnsino Básico1º-2º CicloMatemáticaO presente relatório retrata o início do fim de um longo processo de construção da profissionalização enquanto futura professora generalista de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Para a concretização do mesmo foi necessário passarmos por um período de cerca oito meses de estágio numa escola de 1º Ciclo e numa escola de 2º Ciclo, que é considerado como um dos momentos mais importantes para a nossa afirmação enquanto futuras professoras. Sendo esta uma sociedade que se encontra constantemente em mudança, exige-nos resultados, estes devem sair do que é dado na sala de aula. Mas ser professor não é apenas dar aulas, mas sim passar aos seus alunos e colegas o entusiasmo, o gosto por aquilo que faz. Assim, ser professor não é apenas transmitir o conhecimento, mas também perceber o potencial dos ditos “casos perdidos”; é aquele que diz “calma, tu vais conseguir”. Ser professor é amor, é conhecimento, é paixão. A Matemática, considerada o “bicho-papão” do ensino, sempre foi a área que mais interesse nos demonstrou, espelhada assim neste relatório de estágio.This report portrays the beginning of the end of a long process of building the future generalist teacher professionalization as 1st and 2nd cycle of basic education. To achieve the same it was necessary to go through a period of about eight months of internship in a school in 1st Cycle and 2nd Cycle, which is regarded as one of the most important moments for our affirmation as future teachers. Since this is a society that is constantly changing demands on the results, they must get out of what is given in the classroom. But being a teacher is not only to teach but to pass to his students and colleagues enthusiasm, love for what he does. So, being a teacher is not only impart knowledge, but also realize the potential of so-called "losses cases"; It is one that says "calm, you're going to get." Being a teacher is love, knowledge, it is passion. Mathematics, considered the "bogeyman" of education, has always been the area that has shown more interest in, and mirrored in this internship report.2015-07-09T09:46:46Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2191TID:201464845porPereira, Raquel Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.130386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática na sala de aula |
title |
A matemática na sala de aula |
spellingShingle |
A matemática na sala de aula Pereira, Raquel Gomes Ensino Básico 1º-2º Ciclo Matemática |
title_short |
A matemática na sala de aula |
title_full |
A matemática na sala de aula |
title_fullStr |
A matemática na sala de aula |
title_full_unstemmed |
A matemática na sala de aula |
title_sort |
A matemática na sala de aula |
author |
Pereira, Raquel Gomes |
author_facet |
Pereira, Raquel Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Raquel Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º-2º Ciclo Matemática |
topic |
Ensino Básico 1º-2º Ciclo Matemática |
description |
O presente relatório retrata o início do fim de um longo processo de construção da profissionalização enquanto futura professora generalista de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Para a concretização do mesmo foi necessário passarmos por um período de cerca oito meses de estágio numa escola de 1º Ciclo e numa escola de 2º Ciclo, que é considerado como um dos momentos mais importantes para a nossa afirmação enquanto futuras professoras. Sendo esta uma sociedade que se encontra constantemente em mudança, exige-nos resultados, estes devem sair do que é dado na sala de aula. Mas ser professor não é apenas dar aulas, mas sim passar aos seus alunos e colegas o entusiasmo, o gosto por aquilo que faz. Assim, ser professor não é apenas transmitir o conhecimento, mas também perceber o potencial dos ditos “casos perdidos”; é aquele que diz “calma, tu vais conseguir”. Ser professor é amor, é conhecimento, é paixão. A Matemática, considerada o “bicho-papão” do ensino, sempre foi a área que mais interesse nos demonstrou, espelhada assim neste relatório de estágio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-09T09:46:46Z 2015-07-07T00:00:00Z 2015-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2191 TID:201464845 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2191 |
identifier_str_mv |
TID:201464845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131624201256960 |