O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria de Fátima de Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3252
Resumo: Dissertação de mestrado em ciências da educação especialidade educação especial
id RCAP_84666595df56e294a6cf7a955051d0a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3252
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervençãoConsciência morfológicaMorfemas homófonosMorphological awarenessDevelopment of spellingHomophone suffixesDissertação de mestrado em ciências da educação especialidade educação especialO objectivo deste estudo é avaliar o impacto de uma intervenção baseada na aprendizagem de regras morfológicas na melhoria da correcção da escrita de palavras que terminam nos morfemas ou formas homófonas “-esa”/”-eza” e “-ice”/”-ice”, em alunos do 3º, 4º e 6ºanos. Participaram neste estudo 130 alunos do 3º, 4º e 6º anos de um agrupamento de escolas público. Do grupo Experimental fizeram parte 60 alunos. Os restantes alunos fizeram parte do grupo de Controlo. Aos 130 alunos, foi aplicado um pré-teste que consistia numa tarefa de escrita de palavras com os morfemas homófonos “-esa”/“-eza” e “- ice”/ ”-isse, tais como camponesa, tristeza, tolice ou fugisse. Os alunos foram também avaliados em tarefas de consciência morfológica e realizaram ainda uma prova de Raciocínio Aritmético (WISC III). A intervenção foi realizada com o Grupo Experimental, em três sessões. Finalizada a intervenção foi aplicado o pós-teste aos 130 alunos, utilizando-se os mesmos procedimentos e materiais do pré-teste. Testou-se a hipótese de que os alunos conseguem escrever com maior correcção palavras que terminam em morfemas homófonos, após terem aprendido estratégias morfológicas que tornam a sua discriminação completamente previsível. Os resultados mostraram que a intervenção teve um impacto específico e muito significativo na melhoria das competências de escrita das crianças e que esse desenvolvimento não poderia ser explicado por quaisquer diferenças de partida em consciência morfológica. Conclui-se que, em situações em que a criança não pode apelar a quaisquer instrumentos de análise fonológica, a explicitação de regras morfológicas fornece à criança um instrumento de pensamento que ela pode usar produtivamente em novas situações. O estudo indica ainda que é importante considerar a introdução do ensino de estratégias morfológicas em contexto escolar.Abstract: The study aims to test the hypothesis that an intervention based on the teaching of morphological rules has a significant impact on the spelling of words that end in homophone suffixes ( e.g. “componesa” / “tristeza) or in homophone forms (e.g. “tolice” / “fugisse”) in the European variant of Portuguese. Those morphemes or forms take different spellings according to the morphological status of the word. One hundred and thirty children, attending the third, fourth and six grades, in state ran schools, were randomly allocated to an intervention and a control group and pre- and post-tested for spelling and morphological awareness. The intervention consisted of three sessions where explicit knowledge of the rules that allow for a complete discrimination of the spelling was learned and practiced. No intervention was made with the control group. Children in the intervention group were significantly better on their ability to discriminate the spelling of words. This effect was specific, as no differences were found in a measure of mathematical knowledge. The effect was also independent of the level of morphological awareness at pre-test. We conclude that, when the spelling can not rely on a phonological analysis of words children take a significant advantage of being taught explicitly about the morphological rationale that underlies the spelling and that makes its discrimination fully predictable. This empowers the children with reasoning skills that can be used, productively, on new situations.Rosa, JoãoRCIPLPires, Maria de Fátima de Sousa2014-02-26T09:36:09Z2010-122010-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3252porPires, MFS. O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção[Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2010.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:53.268196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção
title O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção
spellingShingle O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção
Pires, Maria de Fátima de Sousa
Consciência morfológica
Morfemas homófonos
Morphological awareness
Development of spelling
Homophone suffixes
title_short O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção
title_full O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção
title_fullStr O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção
title_full_unstemmed O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção
title_sort O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção
author Pires, Maria de Fátima de Sousa
author_facet Pires, Maria de Fátima de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria de Fátima de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência morfológica
Morfemas homófonos
Morphological awareness
Development of spelling
Homophone suffixes
topic Consciência morfológica
Morfemas homófonos
Morphological awareness
Development of spelling
Homophone suffixes
description Dissertação de mestrado em ciências da educação especialidade educação especial
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2010-12-01T00:00:00Z
2014-02-26T09:36:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3252
url http://hdl.handle.net/10400.21/3252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, MFS. O impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção[Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2010.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133384568471552