Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cristiano Nascimento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96660
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_2960f2f294e7215834b521b801f70bee
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federadosPedagogical Internship Report developed at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte with class F of the 12th grade in the academic year 2019/2020. Students' perception of the influence of self-assessment on their learning: differences between federated and non-federated studentsAprendizagemAutoavaliaçãoEducação FísicaEstágio PedagógicoFederadosLearningSelf-AssessmentPhysical EducationPedagogical InternshipFederatedRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório revela o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma F do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas, no ano letivo de 2019/2020, tendo em vista a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física da Universidade de Coimbra.Este documento visa refletir e apresentar toda a componente prática realizada, mostrando todas as decisões, estratégias, e dificuldades sentidas durante o Estágio Pedagógico, que culminaram na evolução enquanto professor de Educação Física (EF). Através deste documento é descrito o planeamento, a realização e avaliação das práticas, que procuraram o melhor processo de aprendizagem para os alunos, contribuindo para o desenvolvimento das suas competências e conhecimentos.Assim sendo, ao longo deste documento são apresentados quatro capítulos: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva sobre a prática pedagógica, o ensino à distância “Covid-19” e a apresentação do aprofundamento do tema-problema. O primeiro menciona as expectativas iniciais e a caracterização do contexto escolar. O segundo subdivide-se por quatro áreas de intervenção: as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e por último a atitude ético-profissional. O terceiro capítulo aborda as estratégias adotadas e as dificuldades sentidas ao longo do ensino à distância. O quarto e último capítulo faz referência ao estudo de investigação desenvolvido durante o ano letivo em relação a perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem, e diferenças entre alunos federados e não federados. O estudo revelou que os alunos percecionam uma melhoria da aprendizagem através do uso da avaliação, sendo os alunos federados, os que percecionam uma maior influência. Estes apresentam mais capacidades para se autoavaliarem no seu nível de desempenho.The present report reveals the work developed during the Pedagogical Internship at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, with the class F of the 12th year in the socioeconomic sciences course, in the academic year 2019/2020, with the aim of concluding the Master in Physical Education Teaching at the University of Coimbra.This document aims to reflect and present the entire practical component performed, showing all the decisions, strategies, and difficulties experienced during the Pedagogical Internship, which culminated in the evolution as a Physical Education teacher. This document describes the planning, implementation and evaluation of practices, which sought the best learning process for the students, contributing to the development of their skills and knowledge.Therefore, throughout this document, four chapters are presented: the contextualization of the developed practice, the reflective analysis on the pedagogical practice, the distance learning “Covid-19” and the presentation of the problem-theme. The first mentions the initial expectations and the characterization of the school context. The second is subdivided into four intervention areas: teaching-learning activities, organization and school management activities, educational projects and partnerships, and finally, the ethical-professional attitude. The third chapter addresses the strategies adopted and the difficulties experienced during distance learning. The fourth and last chapter refers to the research study developed during the school year in relation to students' perceptions about the influence of self-assessment on their learning, and differences between federated and non-federated students. The study revealed that students perceive an improvement in learning through the use of assessment, with federated students being those who perceive greater influence. These have more capacity to self-assess their level of performance.2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96660http://hdl.handle.net/10316/96660TID:202808955porPinheiro, Cristiano Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:39:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:52.223864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados
Pedagogical Internship Report developed at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte with class F of the 12th grade in the academic year 2019/2020. Students' perception of the influence of self-assessment on their learning: differences between federated and non-federated students
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados
Pinheiro, Cristiano Nascimento
Aprendizagem
Autoavaliação
Educação Física
Estágio Pedagógico
Federados
Learning
Self-Assessment
Physical Education
Pedagogical Internship
Federated
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados
author Pinheiro, Cristiano Nascimento
author_facet Pinheiro, Cristiano Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Cristiano Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Autoavaliação
Educação Física
Estágio Pedagógico
Federados
Learning
Self-Assessment
Physical Education
Pedagogical Internship
Federated
topic Aprendizagem
Autoavaliação
Educação Física
Estágio Pedagógico
Federados
Learning
Self-Assessment
Physical Education
Pedagogical Internship
Federated
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96660
http://hdl.handle.net/10316/96660
TID:202808955
url http://hdl.handle.net/10316/96660
identifier_str_mv TID:202808955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046568054784