Marketing Digital nas Associações Desportivas: caso ABL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45841 |
Resumo: | Este relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Gestão de Marketing, no IPAM Lisboa, cuja entidade de acolhimento do estágio foi a t_insight, uma agência de marketing digital. Desta forma, através do plano de estágio implementado, surgiu a importância de abordar de forma mais específica um dos clientes desta entidade e o seu plano de ação estratégico, a Associação de Basquetebol de Lisboa. Neste sentido, procurando resolver a problemática de encontrar mais soluções de marketing digital para associações desportivas sem fins lucrativos, recorreuse a uma metodologia de investigação mista. Tendo em conta isto, foi necessário recorrer à análise das diferentes abordagens e perceções que existem tanto no lado da ABL como da t_insight, no sentido de identificar as principais dinâmicas e necessidades. Para além disto, é feita uma análise dos outputs e inputs da estratégia aplicada pela t_insight, procurando perceber o nível de impacto e penetração na comunidade. Posteriormente, retiraram-se as principais ilações sobre as abordagens estratégicas escolhidas, nomeadamente, as debilidades existentes no segmento desportivo em Portugal e que prejudicam a transformação digital, mas também a necessidade de haver um ajuste naquele que é o foco nas ações do digital. Por fim, foi proposto um plano estratégico que implica três abordagens distintas, percorrendo duas abordagem mais gerais ao nível do segmento desportivo em Portugal, e uma abordagem mais focada no plano de ação que a t_insight aplica à ABL. |
id |
RCAP_849c7fc74efef56ecf1c360e900bc5f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing Digital nas Associações Desportivas: caso ABLDigitalT_insightABLMarketing DigitalAssociações desportivasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Gestão de Marketing, no IPAM Lisboa, cuja entidade de acolhimento do estágio foi a t_insight, uma agência de marketing digital. Desta forma, através do plano de estágio implementado, surgiu a importância de abordar de forma mais específica um dos clientes desta entidade e o seu plano de ação estratégico, a Associação de Basquetebol de Lisboa. Neste sentido, procurando resolver a problemática de encontrar mais soluções de marketing digital para associações desportivas sem fins lucrativos, recorreuse a uma metodologia de investigação mista. Tendo em conta isto, foi necessário recorrer à análise das diferentes abordagens e perceções que existem tanto no lado da ABL como da t_insight, no sentido de identificar as principais dinâmicas e necessidades. Para além disto, é feita uma análise dos outputs e inputs da estratégia aplicada pela t_insight, procurando perceber o nível de impacto e penetração na comunidade. Posteriormente, retiraram-se as principais ilações sobre as abordagens estratégicas escolhidas, nomeadamente, as debilidades existentes no segmento desportivo em Portugal e que prejudicam a transformação digital, mas também a necessidade de haver um ajuste naquele que é o foco nas ações do digital. Por fim, foi proposto um plano estratégico que implica três abordagens distintas, percorrendo duas abordagem mais gerais ao nível do segmento desportivo em Portugal, e uma abordagem mais focada no plano de ação que a t_insight aplica à ABL.This internship report is part of the master’s program in Marketing Management at IPAM Lisbon. The hosting entity for the internship was t_insight, a digital marketing agency. As a result, through the implemented internship plan, it became important to address one of the clients of this entity and their strategic action plan, the Lisbon Basketball Association (ABL). In this sense, to solve the problem of finding more digital marketing solutions for nonprofit sports associations, a mixed research methodology was used. Taking this into account, it was necessary to analyze the different approaches and perceptions that exist on ABL and t_insight, to identify the main dynamics and needs. Additionally, an analysis of the outputs and inputs of the strategy implemented by t_insight was conducted, seeking to understand the level of impact and penetration in the community. Subsequently, the main conclusions were drawn regarding the chosen strategic approaches, including the weaknesses in the sports segment in Portugal that hinder digital transformation, as well as the need for an adjustment in the focus of digital actions. Finally, a strategic plan was proposed, which involves three distinct approaches, including two more general approaches at the level of the sports segment in Portugal and one more focused approach on the action plan for t_insight apply to ABL.Paixão, JoãoRepositório ComumCorreia, Ana Rita Seromenho2023-07-31T12:15:13Z2023-06-202023-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45841TID:203336232pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T15:45:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:13.476790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing Digital nas Associações Desportivas: caso ABL |
title |
Marketing Digital nas Associações Desportivas: caso ABL |
spellingShingle |
Marketing Digital nas Associações Desportivas: caso ABL Correia, Ana Rita Seromenho Digital T_insight ABL Marketing Digital Associações desportivas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Marketing Digital nas Associações Desportivas: caso ABL |
title_full |
Marketing Digital nas Associações Desportivas: caso ABL |
title_fullStr |
Marketing Digital nas Associações Desportivas: caso ABL |
title_full_unstemmed |
Marketing Digital nas Associações Desportivas: caso ABL |
title_sort |
Marketing Digital nas Associações Desportivas: caso ABL |
author |
Correia, Ana Rita Seromenho |
author_facet |
Correia, Ana Rita Seromenho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paixão, João Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ana Rita Seromenho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital T_insight ABL Marketing Digital Associações desportivas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Digital T_insight ABL Marketing Digital Associações desportivas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Este relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Gestão de Marketing, no IPAM Lisboa, cuja entidade de acolhimento do estágio foi a t_insight, uma agência de marketing digital. Desta forma, através do plano de estágio implementado, surgiu a importância de abordar de forma mais específica um dos clientes desta entidade e o seu plano de ação estratégico, a Associação de Basquetebol de Lisboa. Neste sentido, procurando resolver a problemática de encontrar mais soluções de marketing digital para associações desportivas sem fins lucrativos, recorreuse a uma metodologia de investigação mista. Tendo em conta isto, foi necessário recorrer à análise das diferentes abordagens e perceções que existem tanto no lado da ABL como da t_insight, no sentido de identificar as principais dinâmicas e necessidades. Para além disto, é feita uma análise dos outputs e inputs da estratégia aplicada pela t_insight, procurando perceber o nível de impacto e penetração na comunidade. Posteriormente, retiraram-se as principais ilações sobre as abordagens estratégicas escolhidas, nomeadamente, as debilidades existentes no segmento desportivo em Portugal e que prejudicam a transformação digital, mas também a necessidade de haver um ajuste naquele que é o foco nas ações do digital. Por fim, foi proposto um plano estratégico que implica três abordagens distintas, percorrendo duas abordagem mais gerais ao nível do segmento desportivo em Portugal, e uma abordagem mais focada no plano de ação que a t_insight aplica à ABL. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31T12:15:13Z 2023-06-20 2023-06-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45841 TID:203336232 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45841 |
identifier_str_mv |
TID:203336232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133529848676352 |