CRIANÇAS LÁ FORA: Perceções e receios das familias e técnicos quanto aos riscos associados ao contexto outdoor, em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49582
Resumo: Este trabalho insere-se no âmbito da Unidade Curricular do Relatório Final, pertencente ao plano de estudos do Mestrado de Qualificação para a docência em Educação Pré-escolar e é destinado à obtenção do grau de Mestre do mesmo. O presente estudo enquadra-se na temática do contexto outdoor, propondo-se a explorar e compreender as perceções e receios das famílias e técnicos face aos riscos presentes no referido contexto. Reconhecendo a importância da colaboração entre pais e educadores, o trabalho explorou as diferentes perspetivas entre técnicos e familiares, a forma como estes perspetivam os riscos e benefícios dos mesmos associados às atividades ao ar livre. Para a realização deste trabalho, desenvolveu-se uma investigação qualitativa descritiva, onde foram realizadas cinco entrevistas, três entrevistas a familiares e duas entrevistas a técnicas. Através dos resultados obtidos, foi possível perceber as diferentes visões e preocupações, das famílias e técnicas, assim como verificar o reconhecimento por parte dos mesmos sobre a importância das atividades ao ar livre e o contributo para o desenvolvimento infantil. Os resultados mostram ainda, por parte dos cuidadores e familiares, a vontade de promover uma abordagem equilibrada e holística para a educação ao ar livre. As diferentes abordagens obtidas ao longo das entrevistas realizadas às técnicas e às famílias, mostram-nos os seus pontos de concordância, mas também os seus pontos de divergência, onde foi possível verificar que as técnicas demonstram uma visão mais confiante e permissiva no uso de elementos naturais na natureza, mas que ao contrário das famílias que encaram estes elementos como naturais do dia-a-dia da criança, as técnicas tendem a reconhecer e identificar mais os seus riscos.
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