Leituras higienizadas: análise dos manuais adotados nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1937)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58253 |
Resumo: | Analisa o papel dos manuais na formação dos alunos das Escolas de Aprendizes Artífices a partir da década de 1920, no âmbito do Serviço de Remodelação do Ensino profissional. Parte da leitura de alguns dessas manuais, observando os métodos adotados por eles e os valores que se desejava incutir nos aprendizes. Para tanto, toma como ponto de partida a concepção de que tais obras se vinculam a um processo de higienização das leituras, como afirmam José G. Gondra e Heloisa H. P. Rocha. Em conclusão, observamos que se, por um lado, a adoção de manuais escolares liga-se a um esforço de modernização das Escolas de Aprendizes, por outro, vincula-se a uma tentativa dos dirigentes republicanos de disciplinar os jovens aprendizes |
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Leituras higienizadas: análise dos manuais adotados nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1937)Sanitized readings: analysis of the manuals adopted in the Schools of Craftsmen Apprenticeship (1909-1937)Manuais escolaresEscolas de Aprendizes ArtíficesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAnalisa o papel dos manuais na formação dos alunos das Escolas de Aprendizes Artífices a partir da década de 1920, no âmbito do Serviço de Remodelação do Ensino profissional. Parte da leitura de alguns dessas manuais, observando os métodos adotados por eles e os valores que se desejava incutir nos aprendizes. Para tanto, toma como ponto de partida a concepção de que tais obras se vinculam a um processo de higienização das leituras, como afirmam José G. Gondra e Heloisa H. P. Rocha. Em conclusão, observamos que se, por um lado, a adoção de manuais escolares liga-se a um esforço de modernização das Escolas de Aprendizes, por outro, vincula-se a uma tentativa dos dirigentes republicanos de disciplinar os jovens aprendizesIt analyzes the role of the manuals in the training of students of the Schools of Craftsmen Apprenticeship from the 1920s, within the scope of the Remodeling Service of Vocational Educational. Part of the reading of some of these works, observing the methods adopted by them and the values that were wanted to instill in the apprentices. To do so, it takes as a starting point the conception that such works are linked to a process of hygiene of the readings, as stated by José G. Gondra and Heloisa H. P. Rocha. In conclusion, we observe that if, on the one hand, the adoption of manuals is linked to an effort to modernize the Apprenticeship Schools, on the other, it is linked to an attempt by the republican leaders to discipline young apprentices.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoSantos, Renato Marinho BrandãoAfonso, José António20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58253porSantos, Renato M.B, & Afonso, J.A. (2018). Leituras higienizadas: análise dos manuais adotados nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1937). History of Education in Latin America – HistELA, 1, 1-20.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:22.994072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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