Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3991 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_84c4d2834346bf9aa86f7050ad5a9278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3991 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoçõesConflitos interpessoaisCriançaEducador de infânciaEmoçõesEstratégiasInterpersonal conflictsChildrenChild educatorEmotionsStrategiesRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi redigido no âmbito da unidade curricular: Prática Profissional Supervisionada – do Mestrado de Educação Pré-Escolar e apresento-o como produto de todo o trabalho desenvolvido nos contextos de creche e jardim-de-infância. A sua redação teve como objetivo refletir acerca destes dois contextos, observando e caracterizando os seus agentes educativos. Ainda neste sentido, esteve também presente a intenção de partilhar, refletindo, acerca das aprendizagens, nestes espaços despoletadas. No decorrer da minha prática profissional supervisionada, reconheci uma problemática: conflitos interpessoais e a sua relação com as emoções – que me comprometi a aprofundar. Esta componente do relatório é realizada, entrecruzando-a com aquela que foi a minha metodologia. A reflexão, em torno desta problemática, tem início com a partilha de como surgiu, seguindo-se por uma tentativa de aproximar, relacionando, os conflitos entre pares e as emoções das crianças envolvidas. Estes subcapítulos do relatório são, sempre que possível, enriquecidos com episódios e atividades concretas, ocorridas no jardim-de-infância, e que tiveram como intenção proporcionar momentos de aprendizagem significativos para o grupo de crianças. Ao longo deste período da minha formação, entendi as crianças como participantes ativos naquelas que são as suas aprendizagens, reconhecendo-lhes o direito de partilhar as suas experiências e as suas ideias. Desta forma, o presente relatório é enriquecido com diversas notas de campo que refletem as vozes das crianças. Concluindo, constam, também neste trabalho, breves considerações finais, nas quais dou a conhecer os meus medos, as minhas aprendizagens e aquelas que foram as minhas conquistas. Isto, ao mesmo tempo, que reflito acerca do meu «eu» profissional e de como esta experiência proporcionou o seu crescimento.Lino, DalilaRCIPLMiguel, Joana Sofia Oliveira2014-12-03T14:31:32Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3991TID:201357283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:30.522229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções |
title |
Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções |
spellingShingle |
Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções Miguel, Joana Sofia Oliveira Conflitos interpessoais Criança Educador de infância Emoções Estratégias Interpersonal conflicts Children Child educator Emotions Strategies |
title_short |
Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções |
title_full |
Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções |
title_fullStr |
Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções |
title_full_unstemmed |
Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções |
title_sort |
Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções |
author |
Miguel, Joana Sofia Oliveira |
author_facet |
Miguel, Joana Sofia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalila RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Joana Sofia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflitos interpessoais Criança Educador de infância Emoções Estratégias Interpersonal conflicts Children Child educator Emotions Strategies |
topic |
Conflitos interpessoais Criança Educador de infância Emoções Estratégias Interpersonal conflicts Children Child educator Emotions Strategies |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-03T14:31:32Z 2014-07 2014-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/3991 TID:201357283 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/3991 |
identifier_str_mv |
TID:201357283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133391973515264 |