As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88720
Resumo: A criação de peças e exercícios para jovens pianistas tem sido, ao longo da história, uma preocupação de alguns dos mais importantes autores. As obras intituladas Álbum para a Juventude de R. Schumann e P. Tchaikovsky são um perfeito exemplo da criação de peças acessíveis para alunos principiantes e mais avançados. O compositor, pianista, e pedagogo português Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) criou Gradual. 28 Peças para a mocidade, um álbum organizado sequencialmente por critérios de dificuldade progressiva. Herdeiro de uma escola pianística de grande robustez, personalizada por A. Rey Colaço e J. Vianna da Motta, seus mestres no Conservatório de Lisboa, Thomaz de Lima incluiu em Gradual indicações exaustivas de dedilhação. Estas destinar-se-iam a guiar os jovens, proporcionando-lhes princípios sólidos desde uma fase precoce da sua aprendizagem. Neste artigo procura-se enfatizar a influência que figuras como A. Gilis, J. Barrozo Netto e J. Vianna da Motta exerceram nos métodos utilizados na conceção e organização de Gradual. Examina-se, paralelamente, dedilhações de Thomaz de Lima nas suas próprias composições e em obras que apresentava em concerto. Através de uma análise pormenorizada das minuciosas dedilhações para as vinte e oito peças do Gradual, verifica-se que estas revelam uma elevada consistência de princípios técnicos, lançando as bases para um crescimento harmonioso e sólido do jovem pianista.
id RCAP_84caa804db93d56b993db50a6fe8326f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidadoThe fingerings for the piano album Gradual by Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) as evidence of a consolidated technical thinkingDedilhaçãoEurico Thomaz de LimaÁlbum para pianoGradualFingeringPiano AlbumA criação de peças e exercícios para jovens pianistas tem sido, ao longo da história, uma preocupação de alguns dos mais importantes autores. As obras intituladas Álbum para a Juventude de R. Schumann e P. Tchaikovsky são um perfeito exemplo da criação de peças acessíveis para alunos principiantes e mais avançados. O compositor, pianista, e pedagogo português Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) criou Gradual. 28 Peças para a mocidade, um álbum organizado sequencialmente por critérios de dificuldade progressiva. Herdeiro de uma escola pianística de grande robustez, personalizada por A. Rey Colaço e J. Vianna da Motta, seus mestres no Conservatório de Lisboa, Thomaz de Lima incluiu em Gradual indicações exaustivas de dedilhação. Estas destinar-se-iam a guiar os jovens, proporcionando-lhes princípios sólidos desde uma fase precoce da sua aprendizagem. Neste artigo procura-se enfatizar a influência que figuras como A. Gilis, J. Barrozo Netto e J. Vianna da Motta exerceram nos métodos utilizados na conceção e organização de Gradual. Examina-se, paralelamente, dedilhações de Thomaz de Lima nas suas próprias composições e em obras que apresentava em concerto. Através de uma análise pormenorizada das minuciosas dedilhações para as vinte e oito peças do Gradual, verifica-se que estas revelam uma elevada consistência de princípios técnicos, lançando as bases para um crescimento harmonioso e sólido do jovem pianista.The composition of pieces and exercises for the young has been a preoccupation for a number of leading figures throughout musical history. Schumann's and Tchaikovsky's Albums for the Young are a perfect example of this in composing accessible pieces for beginners and more advanced students. The Portuguese composer, pianist and pedagogue Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) did not shy away from this challenge in creating Gradual, an album of pieces “for the young” organised sequentially taking progressive difficulty as a criterion. Heir to a school of piano playing of great solidity, in the person of Rey Colaço and, above all, of Vianna da Motta, his teachers at the Lisbon Conservatoire, Thomaz de Lima left exhaustive fingering indications, in order to provide young people with a solid basis from an early stage of their learning. This article seeks to draw attention to the influence that figures such as Antoine Gilis, Barrozo Netto and Vianna da Motta exerted in this area, by examining, in parallel, Thomaz de Lima's fingerings in his own compositions and in works that he practised for concert performance. A detailed analysis of the meticulous fingerings for the twenty-eight pieces of the Gradual reveals a high consistency of technical principles, laying the foundations for harmonious and solid growth among young pianists.(undefined)Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)Universidade do MinhoPipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro2023-10-242023-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88720porPipa, L. (2023). The fingerings for the piano album Gradual by Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) as evidence of a consolidated technical thinking. Diacrítica, 37(1), 47–73. https://doi.org/10.21814/diacritica.52030870-89672183-917410.21814/diacritica.5203https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5203info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:19:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:08.285382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado
The fingerings for the piano album Gradual by Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) as evidence of a consolidated technical thinking
title As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado
spellingShingle As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado
Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Dedilhação
Eurico Thomaz de Lima
Álbum para piano
Gradual
Fingering
Piano Album
title_short As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado
title_full As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado
title_fullStr As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado
title_full_unstemmed As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado
title_sort As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado
author Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
author_facet Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Dedilhação
Eurico Thomaz de Lima
Álbum para piano
Gradual
Fingering
Piano Album
topic Dedilhação
Eurico Thomaz de Lima
Álbum para piano
Gradual
Fingering
Piano Album
description A criação de peças e exercícios para jovens pianistas tem sido, ao longo da história, uma preocupação de alguns dos mais importantes autores. As obras intituladas Álbum para a Juventude de R. Schumann e P. Tchaikovsky são um perfeito exemplo da criação de peças acessíveis para alunos principiantes e mais avançados. O compositor, pianista, e pedagogo português Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) criou Gradual. 28 Peças para a mocidade, um álbum organizado sequencialmente por critérios de dificuldade progressiva. Herdeiro de uma escola pianística de grande robustez, personalizada por A. Rey Colaço e J. Vianna da Motta, seus mestres no Conservatório de Lisboa, Thomaz de Lima incluiu em Gradual indicações exaustivas de dedilhação. Estas destinar-se-iam a guiar os jovens, proporcionando-lhes princípios sólidos desde uma fase precoce da sua aprendizagem. Neste artigo procura-se enfatizar a influência que figuras como A. Gilis, J. Barrozo Netto e J. Vianna da Motta exerceram nos métodos utilizados na conceção e organização de Gradual. Examina-se, paralelamente, dedilhações de Thomaz de Lima nas suas próprias composições e em obras que apresentava em concerto. Através de uma análise pormenorizada das minuciosas dedilhações para as vinte e oito peças do Gradual, verifica-se que estas revelam uma elevada consistência de princípios técnicos, lançando as bases para um crescimento harmonioso e sólido do jovem pianista.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24
2023-10-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88720
url https://hdl.handle.net/1822/88720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pipa, L. (2023). The fingerings for the piano album Gradual by Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) as evidence of a consolidated technical thinking. Diacrítica, 37(1), 47–73. https://doi.org/10.21814/diacritica.5203
0870-8967
2183-9174
10.21814/diacritica.5203
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137422899937280