A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tânia Alexandra da silva Eva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3950
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_84cd4990d31151cdb449bf6efa008e85
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das criançasAprendizagemAmbiente educativoOrganização do espaçoLearningEducational environmentSpatial organizationRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório tem como objetivo ilustrar, analisar, fundamentar e avaliar a Prática Profissional Supervisionada durante dois períodos de tempo distintos, 4 semanas, em contexto de creche e posteriormente, 15 semanas em contexto de Jardim de Infância. Em primeira instância através da observação participante e análise dos Projetos Educativos das Instituições e Projetos Pedagógicos de sala procedi à caraterização dos contextos socioeducativos para poder adequar a minha ação dando resposta aos interesses e necessidades dos grupos de crianças. Com base nessa caraterização e nos princípios subjacentes à minha identidade profissional foram delineadas as intenções gerais para a ação. Neste relatório são também apresentados alguns dos aspetos mais significativos de como foram concretizadas na ação as minhas intenções pedagógicas, relativamente ao grupo de crianças, às famílias e equipas educativas. No decorrer da Prática Profissional Supervisionada foi identificada a problemática mais significativa, a organização do ambiente educativo como mediador das aprendizagens das crianças, a qual dá nome a este relatório. Para lhe dar resposta direciono o “olhar” recorrendo a referências bibliográficas e evidências do trabalho desenvolvido. Este relatório resulta de um processo de reflexão contínuo sobre a minha intervenção e termina com a perspetiva crítica sobre a construção da minha identidade profissional, enquanto futura educadora.ABSTRACT This report aims to illustrate, analyze, justify and evaluate the Supervised Professional Practice during two different periods: the first, during four weeks, in a nursery, and the latter, during fifteen weeks, in a kindergarten. First, through participating observation and by analyzing the Institutions’ Educational Projects and the room’s Pedagogical Projects, I proceeded to characterizing the social and educational contexts so that I could adequate my action to the interests and needs of the groups of children. Based on such characterization and on the principles underlying my professional identity, the general intentions were outlined towards the action. In this report, I also present some of the most significant aspects on how my pedagogical intentions were materialized through the action, in what regards to the group of children, to their families and educational teams. During the Supervised Professional Practice, it was identified the most significant problem, the organization of the educational environment as a mediator of children’s learning, which names this report. In order to respond to this problem, I direct my look recurring to bibliographical references and evidence of the developed work. This report results of a continuous reflection process about my intervention and ends with a critic perspective on the building of my professional identity as a future educator.Rosa, ManuelaRCIPLRibeiro, Tânia Alexandra da silva Eva2014-11-21T15:51:47Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3950TID:201348810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:28.761490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças
title A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças
spellingShingle A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças
Ribeiro, Tânia Alexandra da silva Eva
Aprendizagem
Ambiente educativo
Organização do espaço
Learning
Educational environment
Spatial organization
title_short A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças
title_full A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças
title_fullStr A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças
title_full_unstemmed A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças
title_sort A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças
author Ribeiro, Tânia Alexandra da silva Eva
author_facet Ribeiro, Tânia Alexandra da silva Eva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tânia Alexandra da silva Eva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ambiente educativo
Organização do espaço
Learning
Educational environment
Spatial organization
topic Aprendizagem
Ambiente educativo
Organização do espaço
Learning
Educational environment
Spatial organization
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-21T15:51:47Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3950
TID:201348810
url http://hdl.handle.net/10400.21/3950
identifier_str_mv TID:201348810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391924232192