O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Flávia Cristina Matoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3797
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_0cdce4ce939c93cc6af7171a7b1e9e52
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básicoorganização do ambiente educativo da salaespaço físicoaprendizagemclassroom educational environment organizationphysical spacelearningMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório síntese surge no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, realizada no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes fundamentais. A primeira diz respeito às Práticas de Ensino Supervisionadas, descrevendo os projetos de intervenção e as aprendizagens profissionais alcançadas. A segunda parte centra-se na componente investigativa, apresentando um estudo acerca da relação entre a organização do ambiente educativo da sala e a aprendizagem. É um estudo de natureza qualitativa, decorrendo da investigação feita junto de uma educadora, dois professores e duas estudantes da formação inicial. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas. A conclusão do estudo apresenta a importância do ambiente educativo da sala, mais precisamente do espaço físico, tendo em principal consideração as características do grupo de crianças e a área da sala disponível.This summary report comes within the scope of the Supervised Teaching Pedagogical Practice, carried out during the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and is organized into two fundamental parts. The first concerns Supervised Teaching Practices, describing the intervention projects and the professional learning achieved. The second part focuses on the investigative component, presenting a study about the relationship between the organization of the educational environment in the classroom and learning. It is a qualitative study, arising from research carried out with educators, teachers and students in initial training. Data were collected through semi structured interviews. The conclusion of the study shows the importance of the educational environment of the room, more precisely of the physical space, taking into account the characteristics of the group of children and the area of the room available.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFernandes, Flávia Cristina Matoso2021-12-09T15:21:02Z2021-11-152021-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3797TID:202805450por202805450info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:59Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:30.210068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
title O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Fernandes, Flávia Cristina Matoso
organização do ambiente educativo da sala
espaço físico
aprendizagem
classroom educational environment organization
physical space
learning
title_short O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
author Fernandes, Flávia Cristina Matoso
author_facet Fernandes, Flávia Cristina Matoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Flávia Cristina Matoso
dc.subject.por.fl_str_mv organização do ambiente educativo da sala
espaço físico
aprendizagem
classroom educational environment organization
physical space
learning
topic organização do ambiente educativo da sala
espaço físico
aprendizagem
classroom educational environment organization
physical space
learning
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09T15:21:02Z
2021-11-15
2021-11-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3797
TID:202805450
url http://hdl.handle.net/10400.15/3797
identifier_str_mv TID:202805450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202805450
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137044028456960