Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100008 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se uma proposta de um modelo para a compreensão e análise da mudança do professor com base em resultados de três estudos empíricos realizados em Portugal. Partindo da perspectiva da complexidade, a mudança é encarada como um processo que implica simultaneamente factores contextuais, que podem ou não ser sustentados por estruturas formativas, e factores pessoais associados à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional no local de trabalho. |
id |
CEDES-1_10f425cf02aa20ce039fe32162b85744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302005000100008 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modeloMudança do professorFormação de professoresCultura escolarAprendizagemDesenvolvimento profissionalNeste artigo apresenta-se uma proposta de um modelo para a compreensão e análise da mudança do professor com base em resultados de três estudos empíricos realizados em Portugal. Partindo da perspectiva da complexidade, a mudança é encarada como um processo que implica simultaneamente factores contextuais, que podem ou não ser sustentados por estruturas formativas, e factores pessoais associados à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional no local de trabalho.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100008Educação & Sociedade v.26 n.90 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSimão,Ana Margarida VeigaCaetano,Ana PaulaFlores,Maria Assunçãopor2005-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-07-26T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo |
title |
Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo |
spellingShingle |
Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo Simão,Ana Margarida Veiga Mudança do professor Formação de professores Cultura escolar Aprendizagem Desenvolvimento profissional |
title_short |
Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo |
title_full |
Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo |
title_fullStr |
Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo |
title_full_unstemmed |
Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo |
title_sort |
Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo |
author |
Simão,Ana Margarida Veiga |
author_facet |
Simão,Ana Margarida Veiga Caetano,Ana Paula Flores,Maria Assunção |
author_role |
author |
author2 |
Caetano,Ana Paula Flores,Maria Assunção |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simão,Ana Margarida Veiga Caetano,Ana Paula Flores,Maria Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mudança do professor Formação de professores Cultura escolar Aprendizagem Desenvolvimento profissional |
topic |
Mudança do professor Formação de professores Cultura escolar Aprendizagem Desenvolvimento profissional |
description |
Neste artigo apresenta-se uma proposta de um modelo para a compreensão e análise da mudança do professor com base em resultados de três estudos empíricos realizados em Portugal. Partindo da perspectiva da complexidade, a mudança é encarada como um processo que implica simultaneamente factores contextuais, que podem ou não ser sustentados por estruturas formativas, e factores pessoais associados à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional no local de trabalho. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302005000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.26 n.90 2005 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553731842048 |