Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão,Ana Margarida Veiga
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Caetano,Ana Paula, Flores,Maria Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100008
Resumo: Neste artigo apresenta-se uma proposta de um modelo para a compreensão e análise da mudança do professor com base em resultados de três estudos empíricos realizados em Portugal. Partindo da perspectiva da complexidade, a mudança é encarada como um processo que implica simultaneamente factores contextuais, que podem ou não ser sustentados por estruturas formativas, e factores pessoais associados à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional no local de trabalho.
id CEDES-1_10f425cf02aa20ce039fe32162b85744
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302005000100008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modeloMudança do professorFormação de professoresCultura escolarAprendizagemDesenvolvimento profissionalNeste artigo apresenta-se uma proposta de um modelo para a compreensão e análise da mudança do professor com base em resultados de três estudos empíricos realizados em Portugal. Partindo da perspectiva da complexidade, a mudança é encarada como um processo que implica simultaneamente factores contextuais, que podem ou não ser sustentados por estruturas formativas, e factores pessoais associados à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional no local de trabalho.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100008Educação & Sociedade v.26 n.90 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSimão,Ana Margarida VeigaCaetano,Ana PaulaFlores,Maria Assunçãopor2005-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-07-26T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo
title Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo
spellingShingle Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo
Simão,Ana Margarida Veiga
Mudança do professor
Formação de professores
Cultura escolar
Aprendizagem
Desenvolvimento profissional
title_short Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo
title_full Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo
title_fullStr Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo
title_full_unstemmed Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo
title_sort Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo
author Simão,Ana Margarida Veiga
author_facet Simão,Ana Margarida Veiga
Caetano,Ana Paula
Flores,Maria Assunção
author_role author
author2 Caetano,Ana Paula
Flores,Maria Assunção
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão,Ana Margarida Veiga
Caetano,Ana Paula
Flores,Maria Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança do professor
Formação de professores
Cultura escolar
Aprendizagem
Desenvolvimento profissional
topic Mudança do professor
Formação de professores
Cultura escolar
Aprendizagem
Desenvolvimento profissional
description Neste artigo apresenta-se uma proposta de um modelo para a compreensão e análise da mudança do professor com base em resultados de três estudos empíricos realizados em Portugal. Partindo da perspectiva da complexidade, a mudança é encarada como um processo que implica simultaneamente factores contextuais, que podem ou não ser sustentados por estruturas formativas, e factores pessoais associados à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional no local de trabalho.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302005000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.26 n.90 2005
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553731842048