Análise dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa: principais problemas para alunos chineses e portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26705 |
Resumo: | Na presente dissertação, pretende-se analisar a regularidade dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa e caraterizar os principais problemas deste tópico gramatical por parte de alunos chineses e portugueses, a fim de obter considerações sobre o estudo e ensino dos prefixos de negação. O trabalho compõe-se de duas partes. A primeira parte reside na teoria gramatical dos prefixos de negação, visando encontrar as regularidades referentes a este tópico gramatical. Na segunda parte, analisamos um inquérito por nós construído e ministrado a alunos chineses e portugueses, identificando os problemas e as razões dos problemas, visando aperfeiçoar o ensino-aprendizagem dos prefixos de negação. |
id |
RCAP_84e60d3e9fb324ce8eca2f309e6d1500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/26705 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa: principais problemas para alunos chineses e portuguesesPrefixos de negaçãoLíngua portuguesaRegularidadeProblemasAlunos chinesesAlunos portuguesesPLENa presente dissertação, pretende-se analisar a regularidade dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa e caraterizar os principais problemas deste tópico gramatical por parte de alunos chineses e portugueses, a fim de obter considerações sobre o estudo e ensino dos prefixos de negação. O trabalho compõe-se de duas partes. A primeira parte reside na teoria gramatical dos prefixos de negação, visando encontrar as regularidades referentes a este tópico gramatical. Na segunda parte, analisamos um inquérito por nós construído e ministrado a alunos chineses e portugueses, identificando os problemas e as razões dos problemas, visando aperfeiçoar o ensino-aprendizagem dos prefixos de negação.This dissertation aims to analyze the regularity of the negative prefixes (desand in-) in Portuguese language and find the main problems of this grammatical topic for Chinese and Portuguese students, in order to obtain considerations for the teaching and learning of the negative prefixes. This thesis is composed of two parts. The first part resides in the grammatical theory of the negative prefixes, aiming to find the relative regularity. In the second part, we analyze the survey carried out among the Chinese and Portuguese students, identifying the problems and the reasons for the problems to improve the teaching-learning of the negative prefixes.2019-10-09T10:52:27Z2019-06-19T00:00:00Z2019-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26705porZhang Yinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:44Zoai:ria.ua.pt:10773/26705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:37.772608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa: principais problemas para alunos chineses e portugueses |
title |
Análise dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa: principais problemas para alunos chineses e portugueses |
spellingShingle |
Análise dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa: principais problemas para alunos chineses e portugueses Zhang Ying Prefixos de negação Língua portuguesa Regularidade Problemas Alunos chineses Alunos portugueses PLE |
title_short |
Análise dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa: principais problemas para alunos chineses e portugueses |
title_full |
Análise dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa: principais problemas para alunos chineses e portugueses |
title_fullStr |
Análise dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa: principais problemas para alunos chineses e portugueses |
title_full_unstemmed |
Análise dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa: principais problemas para alunos chineses e portugueses |
title_sort |
Análise dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa: principais problemas para alunos chineses e portugueses |
author |
Zhang Ying |
author_facet |
Zhang Ying |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zhang Ying |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prefixos de negação Língua portuguesa Regularidade Problemas Alunos chineses Alunos portugueses PLE |
topic |
Prefixos de negação Língua portuguesa Regularidade Problemas Alunos chineses Alunos portugueses PLE |
description |
Na presente dissertação, pretende-se analisar a regularidade dos prefixos de negação (des- e in-) em língua portuguesa e caraterizar os principais problemas deste tópico gramatical por parte de alunos chineses e portugueses, a fim de obter considerações sobre o estudo e ensino dos prefixos de negação. O trabalho compõe-se de duas partes. A primeira parte reside na teoria gramatical dos prefixos de negação, visando encontrar as regularidades referentes a este tópico gramatical. Na segunda parte, analisamos um inquérito por nós construído e ministrado a alunos chineses e portugueses, identificando os problemas e as razões dos problemas, visando aperfeiçoar o ensino-aprendizagem dos prefixos de negação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-09T10:52:27Z 2019-06-19T00:00:00Z 2019-06-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/26705 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/26705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137651110969344 |