Definição da Estratégia de Produção através da Classificação de artigos no setor da Cerâmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/95493 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
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Definição da Estratégia de Produção através da Classificação de artigos no setor da CerâmicaDefinition of Production Strategy Through Items Classification in Ceramics SectorMulticritérioAnálise ABCAnálise ABC-XYZTOPSISClassificação de SKUMulticriteriaABC AnalysisABC-XYZ AnalysisTOPSISSKU ClassificationDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEste trabalho tem como principal objetivo a exploração de métodos de classificação de artigos, de modo a auxiliar o planeamento e controlo de produção da Empresa X e apresentar uma proposta de classificação de produtos. Esta classificação foi elaborada a partir da associação dos produtos considerados mais importantes à estratégia de produção Make-to-Stock, permitindo que estes tenham prazos de entrega mais reduzidos, e os restantes associar à estratégia Make-to-Order, que permite a sua personalização.Isto foi conseguido através da comparação de três métodos de classificação, que têm em conta um número diferente de critérios. A análise ABC considera apenas o volume de vendas, a análise ABC-XYZ relaciona o volume de vendas com a frequência de vendas e o método TOPSIS tem em conta seis critérios: volume de vendas, frequência de vendas, volume (m^3), custo unitário, qualidade e fator crítico.Deste modo, foi possível compreender quais os parâmetros considerados decisivos para o planeamento e para a gestão de stocks, quais os pesos de cada um, os intervalos limite para cada critério e as diferentes possibilidades de classificação tendo em conta a variação do número de critérios, permitindo assim criar uma proposta de definição da estratégia de produção para os produtos.De modo geral, permitiu observar que a ferramenta TOPSIS tem potencial de aplicabilidade na empresa, não só pela sua simplicidade de aplicação e de facilidade de parametrização, mas também pela forma como se comportou ao classificar produtos em que não existiu concordância entre os três métodos.Esta ferramenta pode ser futuramente aplicada quer para apoiar a gestão do planeamento e controlo de produção na definição da estratégia de produção de cada produto, quer para prever a estratégia de produção mais ajustada de um artigo novo, em que já exista previsão do seu comportamento nos diferentes critérios.This document has as main objective the exploration of article classification methods, to assist the planning and production control of Empresa X and to present a proposal for product classification. This classification has made by associating the most important products with the Make-to-Stock production strategy, allowing them to have shorter delivery times, and associating the rest with the Make-to-Order strategy, which allows for their customization.This was achieved by comparing three ranking methods, which consider a different number of criteria. ABC analysis only uses sales volume, ABC-XYZ analysis relates sales volume to sales frequency and the TOPSIS method takes into account six criteria, namely: sales volume, sales frequency, volume (m^3), unit cost, quality and critical factor.In this way, it was possible to understand which parameters are considered decisive for the planning and management of stocks, what are the weights of each one, what limit intervals for each criterion and the different classification possibilities considering the variation in the number of criteria, thus enabling to create a proposal to redefine the production strategy for the products.In general, it allowed to observe that the TOPSIS tool has applicability potential in the company, not only for its simplicity of application and ease of parameterization, but also for the way it behaved when classifying products in which there was no agreement between the three methods.In the future, it can be applied either to support the management of production planning and control in defining the production strategy of each product, or to predict the most adjusted production strategy for a new article, in which there is already a prediction of its behavior in the different criteria.2021-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/95493http://hdl.handle.net/10316/95493TID:202753646porCarvalho, Carolina Perdigãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:24:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/95493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:58.740950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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