Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Pinto, Carla Sofia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28366
Resumo: O presente artigo examina de que forma é realizada a comunicação e a promoção turística do destino Porto (Portugal), recorrendo ao destination branding, isto é, a criação e a gestão da marca de uma cidade, de modo a torná-la apelativa para os turistas. Foram analisados os esforços comunicacionais dos intervenientes encarregados da comunicação e da promoção turística do destino em estudo de modo a perceber quais as mensagens, o seu conteúdo e por que meios são transmitidas. Conclui-se que a promoção do destino é efetuada por três instituições que em conjunto promovem o Porto através de mensagens que transmitem uma imagem favorável da cidade, orientando o conteúdo e os meios de comunicação para cada segmento do público-alvo.
id RCAP_85044e1e68af12729dee4738b260972f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Destination Branding do Destino Porto: um estudo de casoDestination Branding of Porto: A Case Studycomunicação integrada de marketing, destination branding, turismo, Porto, comunicação omnicanalO presente artigo examina de que forma é realizada a comunicação e a promoção turística do destino Porto (Portugal), recorrendo ao destination branding, isto é, a criação e a gestão da marca de uma cidade, de modo a torná-la apelativa para os turistas. Foram analisados os esforços comunicacionais dos intervenientes encarregados da comunicação e da promoção turística do destino em estudo de modo a perceber quais as mensagens, o seu conteúdo e por que meios são transmitidas. Conclui-se que a promoção do destino é efetuada por três instituições que em conjunto promovem o Porto através de mensagens que transmitem uma imagem favorável da cidade, orientando o conteúdo e os meios de comunicação para cada segmento do público-alvo.Repositório da Universidade de LisboaFerreira Pinto, Carla SofiaFernandes, Filipa2023-08-31T13:34:33Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28366porCarla Sofia Ferreira Pinto e Filipa Fernandes, «Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso», Comunicação Pública [Online], Vol.15 nº 28 | 2020, posto online no dia 29 junho 202010.4000/cp.7623info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-03T01:32:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:10.438946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso
Destination Branding of Porto: A Case Study
title Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso
spellingShingle Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso
Ferreira Pinto, Carla Sofia
comunicação integrada de marketing, destination branding, turismo, Porto, comunicação omnicanal
title_short Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso
title_full Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso
title_fullStr Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso
title_full_unstemmed Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso
title_sort Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso
author Ferreira Pinto, Carla Sofia
author_facet Ferreira Pinto, Carla Sofia
Fernandes, Filipa
author_role author
author2 Fernandes, Filipa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Pinto, Carla Sofia
Fernandes, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação integrada de marketing, destination branding, turismo, Porto, comunicação omnicanal
topic comunicação integrada de marketing, destination branding, turismo, Porto, comunicação omnicanal
description O presente artigo examina de que forma é realizada a comunicação e a promoção turística do destino Porto (Portugal), recorrendo ao destination branding, isto é, a criação e a gestão da marca de uma cidade, de modo a torná-la apelativa para os turistas. Foram analisados os esforços comunicacionais dos intervenientes encarregados da comunicação e da promoção turística do destino em estudo de modo a perceber quais as mensagens, o seu conteúdo e por que meios são transmitidas. Conclui-se que a promoção do destino é efetuada por três instituições que em conjunto promovem o Porto através de mensagens que transmitem uma imagem favorável da cidade, orientando o conteúdo e os meios de comunicação para cada segmento do público-alvo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-08-31T13:34:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28366
url http://hdl.handle.net/10400.5/28366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carla Sofia Ferreira Pinto e Filipa Fernandes, «Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso», Comunicação Pública [Online], Vol.15 nº 28 | 2020, posto online no dia 29 junho 2020
10.4000/cp.7623
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133549852360704