Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gleice da Assunção
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11214
Resumo: O estágio na Universidade Aberta em Portugal possibilitou novos aprendizados e o contato com pesquisadores da área da educação, sendo uma experiência muito valiosa para a pesquisa que está sendo desenvolvida na tese de doutorado no Brasil. Como apresentado no plano de trabalho, aprovado na mesma instituição, o estágio objetivou compreender se o processo de formação a distância promovido pela Universidade Aberta em Portugal favoreceu a implementação e a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de seus egressos. O plano de trabalho elaborado e aprovado previamente guiou os objetivos do estágio favorecendo o bom andamento e a organização das atividades. Além das atividades propostas, tive a oportunidade de conhecer outras instituições de ensino superior em parceria com meus orientadores e coorientadores, o que propiciou o aumento da minha rede de contatos de pesquisadores acerca da temática da pesquisa que está sendo desenvolvida. A partir da experiência de estágio na Universidade Aberta em Portugal, o projeto que está sendo desenvolvido ganhou novas perspectivas por meio de um olhar ampliado advindo de outro contexto. Tal ampliação da visão acerca a temática da pesquisa possibilitará um maior detalhamento, reestruturação e organização da própria escrita da tese de doutorado
id RCAP_850a1a01ff7dbc0ef13d666a5adec0b8
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicasRelatório de atividades: Doutoramento Sandwich em Educação a Distância e eLearningFormação de professoresTecnologias digitaisPráticas pedagógicasODS::04:Educação de QualidadeO estágio na Universidade Aberta em Portugal possibilitou novos aprendizados e o contato com pesquisadores da área da educação, sendo uma experiência muito valiosa para a pesquisa que está sendo desenvolvida na tese de doutorado no Brasil. Como apresentado no plano de trabalho, aprovado na mesma instituição, o estágio objetivou compreender se o processo de formação a distância promovido pela Universidade Aberta em Portugal favoreceu a implementação e a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de seus egressos. O plano de trabalho elaborado e aprovado previamente guiou os objetivos do estágio favorecendo o bom andamento e a organização das atividades. Além das atividades propostas, tive a oportunidade de conhecer outras instituições de ensino superior em parceria com meus orientadores e coorientadores, o que propiciou o aumento da minha rede de contatos de pesquisadores acerca da temática da pesquisa que está sendo desenvolvida. A partir da experiência de estágio na Universidade Aberta em Portugal, o projeto que está sendo desenvolvido ganhou novas perspectivas por meio de um olhar ampliado advindo de outro contexto. Tal ampliação da visão acerca a temática da pesquisa possibilitará um maior detalhamento, reestruturação e organização da própria escrita da tese de doutoradoFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020Ramos, Daniela KarineMattar, JoãoBarros, Daniela Melaré VieiraRepositório AbertoSilva, Gleice da Assunção20202023-12-31T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11214porSilva, Gleice Assunção (2020). Formação de Professores na Modalidade a Distância para a Utilização das Tecnologias Digitais em Práticas Pedagógicas, Relatório de Doutoramento Sandwich em Educação a Distância e eLearning, LE@D, Universidade Abertainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:41.612260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicas
Relatório de atividades: Doutoramento Sandwich em Educação a Distância e eLearning
title Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicas
spellingShingle Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicas
Silva, Gleice da Assunção
Formação de professores
Tecnologias digitais
Práticas pedagógicas
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicas
title_full Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicas
title_fullStr Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicas
title_sort Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicas
author Silva, Gleice da Assunção
author_facet Silva, Gleice da Assunção
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Daniela Karine
Mattar, João
Barros, Daniela Melaré Vieira
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gleice da Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologias digitais
Práticas pedagógicas
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Formação de professores
Tecnologias digitais
Práticas pedagógicas
ODS::04:Educação de Qualidade
description O estágio na Universidade Aberta em Portugal possibilitou novos aprendizados e o contato com pesquisadores da área da educação, sendo uma experiência muito valiosa para a pesquisa que está sendo desenvolvida na tese de doutorado no Brasil. Como apresentado no plano de trabalho, aprovado na mesma instituição, o estágio objetivou compreender se o processo de formação a distância promovido pela Universidade Aberta em Portugal favoreceu a implementação e a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de seus egressos. O plano de trabalho elaborado e aprovado previamente guiou os objetivos do estágio favorecendo o bom andamento e a organização das atividades. Além das atividades propostas, tive a oportunidade de conhecer outras instituições de ensino superior em parceria com meus orientadores e coorientadores, o que propiciou o aumento da minha rede de contatos de pesquisadores acerca da temática da pesquisa que está sendo desenvolvida. A partir da experiência de estágio na Universidade Aberta em Portugal, o projeto que está sendo desenvolvido ganhou novas perspectivas por meio de um olhar ampliado advindo de outro contexto. Tal ampliação da visão acerca a temática da pesquisa possibilitará um maior detalhamento, reestruturação e organização da própria escrita da tese de doutorado
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11214
url http://hdl.handle.net/10400.2/11214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Gleice Assunção (2020). Formação de Professores na Modalidade a Distância para a Utilização das Tecnologias Digitais em Práticas Pedagógicas, Relatório de Doutoramento Sandwich em Educação a Distância e eLearning, LE@D, Universidade Aberta
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135095459676160