Coming out of the shadows : o homem e a cidade do Noir ao Neo-Noir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Amorim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37640
Resumo: Este estudo tem como principal objectivo trabalhar a figura masculina e a cidade no film noir e a sua evolução até obras de neo-noir da actualidade. Tendo como base os clássicos do género para uma caracterização primária do film noir, segue-se tentar compreender como essas características permanecem em filmes neo-noir contemporâneos, servindo Drive (2011) de Nicolas Winding Refn e Nightcrawler (2014) de Dan Gilroy como estudo de caso. O film noir é um género maioritariamente associado a Hollywood, marcado por uma série de características formais, como o tratamento da luz, mas também por aspectos temáticos, como a ambivalência moral e a cidade marcada pelo crime e pela violência, onde nasce o atípico protagonista anti-herói. Embora o surgimento do noir resulte de um momento marcado pela tensão do pós-II Guerra Mundial, este trabalho pretende analisar o modo como as temáticas exploradas pelo género são abordadas e actualizadas no neo-noir, comprovando o seu carácter intemporal e a importância do género. Esta análise passará pela leitura do percurso do protagonista e da relação que este estabelece com a cidade, bem como pela das suas motivações que o deslocam da linha comportamental habitual. Este estudo pretende, ainda, analisar a relação entre o noir e o neo-noir, evidenciando temáticas que se mantêm constantes, como a corrupção moral, a traição ou a alienação.
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Costa, Inês Amorim
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