Liquid Polaroids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Luís Miguel Flora
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41005
Resumo: O meu projecto final procura explorar a materialização da fotografia e a sua manipulação, na criação de imagens relegando a máquina fotográfica para segundo plano. Recorrendo ao uso da fotografia instântanea, nomeadamente Polaroids, vão-se executando várias experimentações de manipulação de imagem, que inferem uma característica material às imagens e de representação de passagem de tempo e memória, criando um corpo de trabalho auto-representativo, onde se mistura a fotografia abstracta e representativa. O trabalho é inspirado na prática artística de Lucas Samaras em “Photo-Transformation” (1973-76) e nas metodologias de Koichiro Kojima, Daido Moriyama e Daisuke Yokota e ainda na fotografia Japonesa de autor, onde se cria uma relação entre observador (“próprio”) e observado (“outro”) inserindo o próprio fotógrafo no cenário da fotografia de modo a criar uma narrativa a partir da vida privada do mesmo.
id RCAP_85648b35b74e91f6ac9c32326d95d938
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liquid PolaroidsPolaroidMaterialidadeAuto-representaçãoMemóriaTempoMaterialitySelf representativeMemoryTimeDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO meu projecto final procura explorar a materialização da fotografia e a sua manipulação, na criação de imagens relegando a máquina fotográfica para segundo plano. Recorrendo ao uso da fotografia instântanea, nomeadamente Polaroids, vão-se executando várias experimentações de manipulação de imagem, que inferem uma característica material às imagens e de representação de passagem de tempo e memória, criando um corpo de trabalho auto-representativo, onde se mistura a fotografia abstracta e representativa. O trabalho é inspirado na prática artística de Lucas Samaras em “Photo-Transformation” (1973-76) e nas metodologias de Koichiro Kojima, Daido Moriyama e Daisuke Yokota e ainda na fotografia Japonesa de autor, onde se cria uma relação entre observador (“próprio”) e observado (“outro”) inserindo o próprio fotógrafo no cenário da fotografia de modo a criar uma narrativa a partir da vida privada do mesmo.My final project seeks to explore the materialization of photography and its manipulation, the criation of images relegating the photografic camera. Using instant photography, essencially Polaroids, a series of image manipulation experiments are executed, in order to infer a material character to the images and to represent the passage of time and memory, creating a self representative body of work, where both abstract and representative images are put together. The work is inspired on Lucas Samaras’s artistic practices in “Photo-Transformation” (1973-76), on Koichiro Kojima, Daido Moriyama and Daisuke Yokota’s work methodologies and also on Japanese authoral photography, where a relationship between watcher (“self”) and watched (“other”) is created, by inserting the photographer him/herself inside the picture’s scenery in such a manner as to create a narrative from the photographer’s private life.Lobo, Carlos Afonso de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaJacinto, Luís Miguel Flora2023-05-02T15:48:40Z2023-02-272022-092023-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41005TID:203272200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:34Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:41.052158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liquid Polaroids
title Liquid Polaroids
spellingShingle Liquid Polaroids
Jacinto, Luís Miguel Flora
Polaroid
Materialidade
Auto-representação
Memória
Tempo
Materiality
Self representative
Memory
Time
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Liquid Polaroids
title_full Liquid Polaroids
title_fullStr Liquid Polaroids
title_full_unstemmed Liquid Polaroids
title_sort Liquid Polaroids
author Jacinto, Luís Miguel Flora
author_facet Jacinto, Luís Miguel Flora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lobo, Carlos Afonso de Oliveira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Luís Miguel Flora
dc.subject.por.fl_str_mv Polaroid
Materialidade
Auto-representação
Memória
Tempo
Materiality
Self representative
Memory
Time
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Polaroid
Materialidade
Auto-representação
Memória
Tempo
Materiality
Self representative
Memory
Time
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O meu projecto final procura explorar a materialização da fotografia e a sua manipulação, na criação de imagens relegando a máquina fotográfica para segundo plano. Recorrendo ao uso da fotografia instântanea, nomeadamente Polaroids, vão-se executando várias experimentações de manipulação de imagem, que inferem uma característica material às imagens e de representação de passagem de tempo e memória, criando um corpo de trabalho auto-representativo, onde se mistura a fotografia abstracta e representativa. O trabalho é inspirado na prática artística de Lucas Samaras em “Photo-Transformation” (1973-76) e nas metodologias de Koichiro Kojima, Daido Moriyama e Daisuke Yokota e ainda na fotografia Japonesa de autor, onde se cria uma relação entre observador (“próprio”) e observado (“outro”) inserindo o próprio fotógrafo no cenário da fotografia de modo a criar uma narrativa a partir da vida privada do mesmo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2023-05-02T15:48:40Z
2023-02-27
2023-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41005
TID:203272200
url http://hdl.handle.net/10400.14/41005
identifier_str_mv TID:203272200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132063419334656