A relação entre o sujeito e os objectos da casa mediada pela fotografia: reflexões sobre a estética do quotidiano a partir de um diário de Polaroids
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/157335 |
Resumo: | O tema em discussão neste trabalho é o estudo da relação entre o sujeito e os objectos do quotidiano, sob a perspectiva de que essa é mais do que o encontro entre humanos e meros utensílios. A pesquisa baseia-se na existência de uma relação que diz respeito a uma interacção mais profunda do que a utilidade, a partir da captação do objecto e da decorrente sensação de afectação do sujeito. A partir de um processo teórico-prático, procura-se demonstrar que a interligação entre a projecção do sujeito e a vibração do objecto dão lugar à imaginação e ao impulso de expressão do primeiro; uma pulsão que se for aliada à curiosidade, à predisposição e se mantiver coesa na criação resultante, é estética, mesmo que reflicta o banal. Na segunda parte do trabalho, é feita a ponte para a consumação desta experiência estética através da fotografia alegando que este é o medium que detém a ambivalência que melhor corresponde à ambiguidade do quotidiano, em particular é encontrado e apresentado um nicho na fotografia da Polaroid para esta analogia: instantaneidade, materialidade, fluidez, exotismo e intimidade fazem desta fotografia, que começou por ser vista como apenas para amadores, uma forma formal e informalmente adequada de registar o dia-a-dia nas mãos de qualquer um que o procure fazer. |
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A relação entre o sujeito e os objectos da casa mediada pela fotografia: reflexões sobre a estética do quotidiano a partir de um diário de PolaroidsObjectoCoisaSujeitoEstética do quotidianoFotografiaPolaroidObjectThingSubjectEveryday aestheticsPhotographyDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO tema em discussão neste trabalho é o estudo da relação entre o sujeito e os objectos do quotidiano, sob a perspectiva de que essa é mais do que o encontro entre humanos e meros utensílios. A pesquisa baseia-se na existência de uma relação que diz respeito a uma interacção mais profunda do que a utilidade, a partir da captação do objecto e da decorrente sensação de afectação do sujeito. A partir de um processo teórico-prático, procura-se demonstrar que a interligação entre a projecção do sujeito e a vibração do objecto dão lugar à imaginação e ao impulso de expressão do primeiro; uma pulsão que se for aliada à curiosidade, à predisposição e se mantiver coesa na criação resultante, é estética, mesmo que reflicta o banal. Na segunda parte do trabalho, é feita a ponte para a consumação desta experiência estética através da fotografia alegando que este é o medium que detém a ambivalência que melhor corresponde à ambiguidade do quotidiano, em particular é encontrado e apresentado um nicho na fotografia da Polaroid para esta analogia: instantaneidade, materialidade, fluidez, exotismo e intimidade fazem desta fotografia, que começou por ser vista como apenas para amadores, uma forma formal e informalmente adequada de registar o dia-a-dia nas mãos de qualquer um que o procure fazer.The topic under discussion in this paper is the relationship between the subject and the objects of everyday life, particularly from the perspective that this is more than an encounter between humans and mere tools. The research is based on the existence of a relationship that concerns a deeper interaction than that of utility, starting from the grasping of the object and the subsequent sensation of affectation by the subject. Through a theorical-practical process, the ai mis to demonstrate that the interconnection between the subject's projection and the object's vibration gives way to imagination and the former's urge for expression; a drive that, if allied to curiosity, predisposition, and if kept cohesive in the resulting creation, is aesthetic, even if it reflects the banal. In the second part of the work, a bridge is built to the consummation of this aesthetic experience through photography by claiming that this is the medium that holds the ambivalence that best corresponds to the ambiguity of everyday life, in particular, a niche is found and presented in Polaroid photography for this analogy: instantaneity, materiality, fluidity, exoticism and, intimacy make this photography that was first seen as only for amateurs, a formally and informally appropriate way to record the everyday in the hands of anyone who seeks to do so.Godinho, aria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros MendesRUNMateus, Matilde Coelho de Aires2023-02-072022-09-282025-02-07T00:00:00Z2023-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/157335TID:203238222porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:39:37Zoai:run.unl.pt:10362/157335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:41.994446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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