Valor e raridade dos recursos e capacidades como fontes de vantagens competitivas e um desempenho superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baía, Elisabeth Pires
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7833
Resumo: As premissas da teoria baseada em recursos (resource-based theory), alegando que os recursos e capacidades valiosos e raros constituem a base competitiva de uma empresa, contribuindo para a sua vantagem competitiva, e consequentemente, um desempenho superior, parecem basear-se mais na lógica e intuição do que em suporte empírico. Em resposta a esta lacuna, este estudo ambiciona investigar empiricamente a relação entre o valor, raridade, vantagem competitiva e desempenho, no setor das empresas de serviços de conhecimento intensivo (KIBS). Com base em dados de 107 empresas KIBS portuguesas, os resultados demonstram que o valor das combinações dos recursos e capacidades não está relacionado nem com a vantagem competitiva nem com o desempenho, enquanto a raridade das combinações apresenta uma relação positiva com ambos. Para além da relação direta entre a vantagem competitiva e um desempenho superior, verificou-se também o papel mediador da vantagem competitiva, ainda que parcialmente, na relação raridade-desempenho, indicando uma influência indireta da característica raridade e uma posição precedente fundamental da vantagem competitiva para o desempenho. Sendo este estudo um dos poucos estudos empíricos sobre o tema e, até ao momento, o único aplicado particularmente às empresas KIBS em Portugal, fornece uma contribuição, tanto teórica como empírica, para uma melhor compreensão das relações subjacentes à teoria e do papel das características dos recursos e capacidades para o sucesso organizacional deste tipo de empresas. Oferece maior robustez a alguns resultados atuais ainda inconclusivos, evidenciando simultaneamente a importância da perspetiva interna para a gestão estratégica.
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