Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Rita Solá e Silva Pita
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28049
Resumo: Dissertação, de base projetual em Design, dirigida ao redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco, com vista à sua adequação ao mercado de turismo de experiência, conducente com as suas qualidades físicas, simbólicas e ambientais. Considerado um símbolo da hotelaria portuguesa de luxo do século XIX, o hotel apresenta características especiais, quer do ponto de vista histórico, quer no que respeita à singularidade da sua arquitetura. Visto como um dos mais conceituados hotéis historicistas, o Bussaco está instalado num edifício monumento nacional, em estilo romântico neomanuelino, tendo sido erigido pela coroa portuguesa no final do séc. XIX. A visível falta de manutenção do edifício tem contribuído para uma exploração comercial a baixo do seu estatuto e potencial. Com o intuito de recuperar o mercado pela comunicação da marca, o presente projeto propõe o redesign da sua identidade visual, pretendendo, assim, contribuir para o seu valor de marca e, consequentemente, para o reposicionamento da sua oferta turística. O exercício de identidade incidiu sobre a sinalética, produtos de higiene, ementa do restaurante, rótulo de vinho e website, num exercício global que se pretende coerentemente holístico na comunicação do hotel, assim corrigindo as incongruências encontradas na prática da sua comunicação. A fim de atingir o objetivo proposto, foram aplicadas metodologias de carácter qualitativo e exploratórias, que implicaram a revisão bibliográfica centrada nos temas da marca, identidade, heráldica portuguesa, hotelaria histórica e turismo de luxo. Uma investigação sobre o estado da arte da hotelaria nacional e internacional de luxo, instalada em edifícios históricos, conduziu à análise por observação de casos de estudo adotados pela sua similitude. A prospeção de conhecimento sobre o Palace Hotel justificou o recurso a entrevistas abertas a alguns dos seus colaboradores, com vista a perceber o grau da sua motivação, conhecimento e contributo mitológico para a experiência.
id RCAP_8570c1560a7460953feebdb3569272d4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do BussacoMarcaIdentidade visualHotelaria históricaDesign e experiênciaLuxoHeráldica portuguesaBussacoPalácioDissertação, de base projetual em Design, dirigida ao redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco, com vista à sua adequação ao mercado de turismo de experiência, conducente com as suas qualidades físicas, simbólicas e ambientais. Considerado um símbolo da hotelaria portuguesa de luxo do século XIX, o hotel apresenta características especiais, quer do ponto de vista histórico, quer no que respeita à singularidade da sua arquitetura. Visto como um dos mais conceituados hotéis historicistas, o Bussaco está instalado num edifício monumento nacional, em estilo romântico neomanuelino, tendo sido erigido pela coroa portuguesa no final do séc. XIX. A visível falta de manutenção do edifício tem contribuído para uma exploração comercial a baixo do seu estatuto e potencial. Com o intuito de recuperar o mercado pela comunicação da marca, o presente projeto propõe o redesign da sua identidade visual, pretendendo, assim, contribuir para o seu valor de marca e, consequentemente, para o reposicionamento da sua oferta turística. O exercício de identidade incidiu sobre a sinalética, produtos de higiene, ementa do restaurante, rótulo de vinho e website, num exercício global que se pretende coerentemente holístico na comunicação do hotel, assim corrigindo as incongruências encontradas na prática da sua comunicação. A fim de atingir o objetivo proposto, foram aplicadas metodologias de carácter qualitativo e exploratórias, que implicaram a revisão bibliográfica centrada nos temas da marca, identidade, heráldica portuguesa, hotelaria histórica e turismo de luxo. Uma investigação sobre o estado da arte da hotelaria nacional e internacional de luxo, instalada em edifícios históricos, conduziu à análise por observação de casos de estudo adotados pela sua similitude. A prospeção de conhecimento sobre o Palace Hotel justificou o recurso a entrevistas abertas a alguns dos seus colaboradores, com vista a perceber o grau da sua motivação, conhecimento e contributo mitológico para a experiência.This dissertation, in the field of Design, aims at redesigning the visual identity of the Bussaco Palace Hotel, with a view to making it suitable to the experience tourism market, conducive to its physical, symbolic and environmental qualities. Considered a symbol of 19th century luxury Portuguese hospitality, the hotel has special characteristics, both from a historical point of view and in terms of the uniqueness of its architecture. Known as one of the most prestigious historicist hotels, the Bussaco is housed in a national monument building, in a romantic neomanueline style, and was erected by the Portuguese crown in the end of the 19th century. The building’s visible lack of maintenance has contributed to its commercial exploitation below its status and potential. In order to re-establish a place in the market through brand communication, this project proposes the redesign of the hotel’s visual identity, thus contributing to its brand value and, consequently, to the repositioning of its tourism offers. The identity exercise focuses on signage, hygiene products, the restaurant menu, wine label and website, in a global exercise intended to be consistently holistic in the communication of the hotel, thus correcting the inconsistencies found in its communication practices. In order to achieve the proposed objective, qualitative and exploratory methodologies were deployed, which included a bibliographic review centred around brand, identity, Portuguese heraldry, historical hospitality and luxury tourism. An investigation on the state of the art of international and national luxury hospitality, housed in historic buildings, led to analysis by observation of case studies which were chosen due to their similarity. The knowledge prospection about the Palace Hotel justified the use of open interviews with some of its employees, in order to understand the degree of their motivation, knowledge and mythological contribution to the experience.2020-03-24T16:18:07Z2022-04-02T00:00:00Z2019-06-07T00:00:00Z2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28049porCorreia, Rita Solá e Silva Pitainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:16Zoai:ria.ua.pt:10773/28049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:41.463621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco
title Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco
spellingShingle Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco
Correia, Rita Solá e Silva Pita
Marca
Identidade visual
Hotelaria histórica
Design e experiência
Luxo
Heráldica portuguesa
Bussaco
Palácio
title_short Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco
title_full Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco
title_fullStr Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco
title_full_unstemmed Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco
title_sort Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco
author Correia, Rita Solá e Silva Pita
author_facet Correia, Rita Solá e Silva Pita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Rita Solá e Silva Pita
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Identidade visual
Hotelaria histórica
Design e experiência
Luxo
Heráldica portuguesa
Bussaco
Palácio
topic Marca
Identidade visual
Hotelaria histórica
Design e experiência
Luxo
Heráldica portuguesa
Bussaco
Palácio
description Dissertação, de base projetual em Design, dirigida ao redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco, com vista à sua adequação ao mercado de turismo de experiência, conducente com as suas qualidades físicas, simbólicas e ambientais. Considerado um símbolo da hotelaria portuguesa de luxo do século XIX, o hotel apresenta características especiais, quer do ponto de vista histórico, quer no que respeita à singularidade da sua arquitetura. Visto como um dos mais conceituados hotéis historicistas, o Bussaco está instalado num edifício monumento nacional, em estilo romântico neomanuelino, tendo sido erigido pela coroa portuguesa no final do séc. XIX. A visível falta de manutenção do edifício tem contribuído para uma exploração comercial a baixo do seu estatuto e potencial. Com o intuito de recuperar o mercado pela comunicação da marca, o presente projeto propõe o redesign da sua identidade visual, pretendendo, assim, contribuir para o seu valor de marca e, consequentemente, para o reposicionamento da sua oferta turística. O exercício de identidade incidiu sobre a sinalética, produtos de higiene, ementa do restaurante, rótulo de vinho e website, num exercício global que se pretende coerentemente holístico na comunicação do hotel, assim corrigindo as incongruências encontradas na prática da sua comunicação. A fim de atingir o objetivo proposto, foram aplicadas metodologias de carácter qualitativo e exploratórias, que implicaram a revisão bibliográfica centrada nos temas da marca, identidade, heráldica portuguesa, hotelaria histórica e turismo de luxo. Uma investigação sobre o estado da arte da hotelaria nacional e internacional de luxo, instalada em edifícios históricos, conduziu à análise por observação de casos de estudo adotados pela sua similitude. A prospeção de conhecimento sobre o Palace Hotel justificou o recurso a entrevistas abertas a alguns dos seus colaboradores, com vista a perceber o grau da sua motivação, conhecimento e contributo mitológico para a experiência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07T00:00:00Z
2019-06-07
2020-03-24T16:18:07Z
2022-04-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28049
url http://hdl.handle.net/10773/28049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137662128357376