Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/5339 |
Resumo: | Através da prática de ensino supervisionada, para além de compreender todos os processos inerentes à prática da docência, pretendeu-se verificar em particular a viabilidade de inserção do teatro de sombras como recurso pedagógico no contexto de sala de aula, mais concretamente na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. A análise não teve como objetivo primordial a investigação exaustiva da origem do teatro de sombras. O ponto fundamental consistiu em tirar proveito do fascínio do teatro de sombras, dessa sua beleza misteriosa da criação de um mundo mágico, explorar as suas características e a sua linguagem. Procurou-se através do teatro de sombras motivar os alunos para as diferentes aprendizagens na disciplina e, consequentemente, propiciar um bom desempenho nas atividades a concretizar. |
id |
RCAP_857a2e46bd999b2e9ad3336aa1db7898 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5339 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e TecnológicaEducação visualEnsino tecnológicoEnsino básicoTeatro infantilConstrutivismoExperimentaçãoBrainstormingMetodologia projetualResolução de problemasCooperaçãoAtravés da prática de ensino supervisionada, para além de compreender todos os processos inerentes à prática da docência, pretendeu-se verificar em particular a viabilidade de inserção do teatro de sombras como recurso pedagógico no contexto de sala de aula, mais concretamente na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. A análise não teve como objetivo primordial a investigação exaustiva da origem do teatro de sombras. O ponto fundamental consistiu em tirar proveito do fascínio do teatro de sombras, dessa sua beleza misteriosa da criação de um mundo mágico, explorar as suas características e a sua linguagem. Procurou-se através do teatro de sombras motivar os alunos para as diferentes aprendizagens na disciplina e, consequentemente, propiciar um bom desempenho nas atividades a concretizar.Amaro, Fernando Sampaio MartinsSapientiaRomeiro, João Manuel Ramos2014-10-15T15:32:06Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/5339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:16:33Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:58:25.386067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica |
title |
Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica |
spellingShingle |
Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica Romeiro, João Manuel Ramos Educação visual Ensino tecnológico Ensino básico Teatro infantil Construtivismo Experimentação Brainstorming Metodologia projetual Resolução de problemas Cooperação |
title_short |
Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica |
title_full |
Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica |
title_fullStr |
Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica |
title_full_unstemmed |
Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica |
title_sort |
Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica |
author |
Romeiro, João Manuel Ramos |
author_facet |
Romeiro, João Manuel Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaro, Fernando Sampaio Martins Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romeiro, João Manuel Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação visual Ensino tecnológico Ensino básico Teatro infantil Construtivismo Experimentação Brainstorming Metodologia projetual Resolução de problemas Cooperação |
topic |
Educação visual Ensino tecnológico Ensino básico Teatro infantil Construtivismo Experimentação Brainstorming Metodologia projetual Resolução de problemas Cooperação |
description |
Através da prática de ensino supervisionada, para além de compreender todos os processos inerentes à prática da docência, pretendeu-se verificar em particular a viabilidade de inserção do teatro de sombras como recurso pedagógico no contexto de sala de aula, mais concretamente na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. A análise não teve como objetivo primordial a investigação exaustiva da origem do teatro de sombras. O ponto fundamental consistiu em tirar proveito do fascínio do teatro de sombras, dessa sua beleza misteriosa da criação de um mundo mágico, explorar as suas características e a sua linguagem. Procurou-se através do teatro de sombras motivar os alunos para as diferentes aprendizagens na disciplina e, consequentemente, propiciar um bom desempenho nas atividades a concretizar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-10-15T15:32:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/5339 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/5339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133200889413632 |