Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romeiro, João Manuel Ramos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/5339
Resumo: Através da prática de ensino supervisionada, para além de compreender todos os processos inerentes à prática da docência, pretendeu-se verificar em particular a viabilidade de inserção do teatro de sombras como recurso pedagógico no contexto de sala de aula, mais concretamente na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. A análise não teve como objetivo primordial a investigação exaustiva da origem do teatro de sombras. O ponto fundamental consistiu em tirar proveito do fascínio do teatro de sombras, dessa sua beleza misteriosa da criação de um mundo mágico, explorar as suas características e a sua linguagem. Procurou-se através do teatro de sombras motivar os alunos para as diferentes aprendizagens na disciplina e, consequentemente, propiciar um bom desempenho nas atividades a concretizar.
id RCAP_857a2e46bd999b2e9ad3336aa1db7898
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5339
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e TecnológicaEducação visualEnsino tecnológicoEnsino básicoTeatro infantilConstrutivismoExperimentaçãoBrainstormingMetodologia projetualResolução de problemasCooperaçãoAtravés da prática de ensino supervisionada, para além de compreender todos os processos inerentes à prática da docência, pretendeu-se verificar em particular a viabilidade de inserção do teatro de sombras como recurso pedagógico no contexto de sala de aula, mais concretamente na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. A análise não teve como objetivo primordial a investigação exaustiva da origem do teatro de sombras. O ponto fundamental consistiu em tirar proveito do fascínio do teatro de sombras, dessa sua beleza misteriosa da criação de um mundo mágico, explorar as suas características e a sua linguagem. Procurou-se através do teatro de sombras motivar os alunos para as diferentes aprendizagens na disciplina e, consequentemente, propiciar um bom desempenho nas atividades a concretizar.Amaro, Fernando Sampaio MartinsSapientiaRomeiro, João Manuel Ramos2014-10-15T15:32:06Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/5339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:16:33Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/5339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:58:25.386067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica
title Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica
spellingShingle Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica
Romeiro, João Manuel Ramos
Educação visual
Ensino tecnológico
Ensino básico
Teatro infantil
Construtivismo
Experimentação
Brainstorming
Metodologia projetual
Resolução de problemas
Cooperação
title_short Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica
title_full Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica
title_fullStr Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica
title_full_unstemmed Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica
title_sort Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica
author Romeiro, João Manuel Ramos
author_facet Romeiro, João Manuel Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaro, Fernando Sampaio Martins
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Romeiro, João Manuel Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação visual
Ensino tecnológico
Ensino básico
Teatro infantil
Construtivismo
Experimentação
Brainstorming
Metodologia projetual
Resolução de problemas
Cooperação
topic Educação visual
Ensino tecnológico
Ensino básico
Teatro infantil
Construtivismo
Experimentação
Brainstorming
Metodologia projetual
Resolução de problemas
Cooperação
description Através da prática de ensino supervisionada, para além de compreender todos os processos inerentes à prática da docência, pretendeu-se verificar em particular a viabilidade de inserção do teatro de sombras como recurso pedagógico no contexto de sala de aula, mais concretamente na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. A análise não teve como objetivo primordial a investigação exaustiva da origem do teatro de sombras. O ponto fundamental consistiu em tirar proveito do fascínio do teatro de sombras, dessa sua beleza misteriosa da criação de um mundo mágico, explorar as suas características e a sua linguagem. Procurou-se através do teatro de sombras motivar os alunos para as diferentes aprendizagens na disciplina e, consequentemente, propiciar um bom desempenho nas atividades a concretizar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-10-15T15:32:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/5339
url http://hdl.handle.net/10400.1/5339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133200889413632