Relação entre a cultura e o desempenho nas organizações da economia social que prestam serviços na área da deficiência mental: um estudo em CERCIs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joana Patrícia Francisco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9326
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender a relação existente entre a cultura organizacional e o desempenho nas organizações de economia social, mais concretamente nas CERCIs (Cooperativas de Educação e Reabilitação de Cidadão Inadaptado). Nas últimas décadas, a economia social tem vindo a afirmar-se, particularmente na sua capacidade de cooperar eficazmente para a resolução de novos problemas. É considerado um setor imprescindível a um desenvolvimento económico sustentável e estável, ajustando os serviços às necessidades, valorizando as atividades económicas ao serviço das necessidades e, ainda aprofundando e reforçando a democracia económica (Comité Económico e Social Europeu, 2007). As CERCIs, em particular, têm um papel essencial na intervenção junto dos cidadãos com deficiência intelectual/multideficiência em Portugal (FENACERCI, 2015). Ao longo do último século, a compreensão de que a cultura organizacional é um dos fatores básicos para o desenvolvimento de um bom desempenho organizacional (Campos, Rédua & Alvareli, 2011), suscitou o interesse em conhecer o panorama nas Organizações da Economia Social, nomeadamente, nas CERCIs. A escassez da investigação da relação da cultura organizacional com o desempenho na área da economia social (p.e. Gregory, Harris, Armenakis and Shook, 2009), configurou a pertinência deste trabalho. Para a realização deste estudo foram selecionadas 3 CERCIs, localizadas na Região Norte do país, fundadas no mesmo ano (1976). Foi utilizado o método multicasos, numa abordagem exploratória e descritiva, foram usados inquéritos e realizada análise documental. Para o estudo da cultura tivemos por base o Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn & Rohrbaugh (1983) e, para o desempenho o Modelo de Análise de Medição do Desempenho nas OES de Carvalho (2005). Os resultados permitem concluir que (1) as organizações deste estudo têm um perfil cultural equilibrado, isto é, apesar de salientarem a cultura clã, manifestam também os outros tipos de cultura de forma semelhante, pelo que, do ponto de vista dos autores Cameron & Quinn (2011), não existem diferenças entre as culturas que justifiquem um desempenho diferenciado; (2) as organizações deste estudo apresentam desempenhos distintos (CE1 e CE2 - desempenho nível elevado, CE3 - desempenho nível moderado); (3) a cultura de adocracia baixa está de forma estatisticamente relevante relacionada com o desempenho menos bom. São discutidas as implicações para a teoria e prática nas CERCIs, são apresentadas as limitações e sugestões para futuros estudos.
id RCAP_857af8767b91c431e490fb6eff0a6f4d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre a cultura e o desempenho nas organizações da economia social que prestam serviços na área da deficiência mental: um estudo em CERCIsOrganizações da economia socialCultura organizacionalModelo dos valores contrastantesDesempenho organizacionalCERCISocial economy organizationsOrganizational cultureCompeting values frameworkOrganizational performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta dissertação tem como objetivo compreender a relação existente entre a cultura organizacional e o desempenho nas organizações de economia social, mais concretamente nas CERCIs (Cooperativas de Educação e Reabilitação de Cidadão Inadaptado). Nas últimas décadas, a economia social tem vindo a afirmar-se, particularmente na sua capacidade de cooperar eficazmente para a resolução de novos problemas. É considerado um setor imprescindível a um desenvolvimento económico sustentável e estável, ajustando os serviços às necessidades, valorizando as atividades económicas ao serviço das necessidades e, ainda aprofundando e reforçando a democracia económica (Comité Económico e Social Europeu, 2007). As CERCIs, em particular, têm um papel essencial na intervenção junto dos cidadãos com deficiência intelectual/multideficiência em Portugal (FENACERCI, 2015). Ao longo do último século, a compreensão de que a cultura organizacional é um dos fatores básicos para o desenvolvimento de um bom desempenho organizacional (Campos, Rédua & Alvareli, 2011), suscitou o interesse em conhecer o panorama nas Organizações da Economia Social, nomeadamente, nas CERCIs. A escassez da investigação da relação da cultura organizacional com o desempenho na área da economia social (p.e. Gregory, Harris, Armenakis and Shook, 2009), configurou a pertinência deste trabalho. Para a realização deste estudo foram selecionadas 3 CERCIs, localizadas na Região Norte do país, fundadas no mesmo ano (1976). Foi utilizado o método multicasos, numa abordagem exploratória e descritiva, foram usados inquéritos e realizada análise documental. Para o estudo da cultura tivemos por base o Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn & Rohrbaugh (1983) e, para o desempenho o Modelo de Análise de Medição do Desempenho nas OES de Carvalho (2005). Os resultados permitem concluir que (1) as organizações deste estudo têm um perfil cultural equilibrado, isto é, apesar de salientarem a cultura clã, manifestam também os outros tipos de cultura de forma semelhante, pelo que, do ponto de vista dos autores Cameron & Quinn (2011), não existem diferenças entre as culturas que justifiquem um desempenho diferenciado; (2) as organizações deste estudo apresentam desempenhos distintos (CE1 e CE2 - desempenho nível elevado, CE3 - desempenho nível moderado); (3) a cultura de adocracia baixa está de forma estatisticamente relevante relacionada com o desempenho menos bom. São discutidas as implicações para a teoria e prática nas CERCIs, são apresentadas as limitações e sugestões para futuros estudos.This research aims to understand the relationship between organizational culture and performance in social economy organizations (SEO), specifically in CERCIs (Cooperative of Education and Rehabilitation Citizen with Special Need). In recent decades, the social economy has been asserting itself, particularly in its ability to cooperate effectively to solve new problems. It is considered a crucial sector for sustainable and stable economic development, adjusting services to the needs, enhancing economic activities serving social needs and further deepening and strengthening economic democracy (Comité Ecónomico e Social Europeu, 2007). CERCIs, in particular, have an essential role in the intervention with people with intellectual disabilities and multiple disabilities in Portugal (FENACERCI, 2015). Over the last century, the understanding that the organizational culture is one of the basic factors for the development of good organizational performance (Campos, Rédua & Alvareli, 2011), has aroused interest in knowing the landscape of this theme in organizations of social economy, in particular in the CERCIs. The lack of investigation of the relationship between organizational culture and organizational performance in the social economy (p.e. Gregory, Harris, Armenakis and Shook 2009), set the relevance of this study. There were selected 3 CERCIs for this study, located in the north of the country, founded in the same year (1976). The study has an exploratory and descriptive approach, and the methodology is multiple case studies. Surveys and document analysis were conducted to collect data. Organizational culture was studied based on the Competing Values Framework, by Quinn & Rohrbaugh (1983), and performance analysis was founded in the Performance Measurement Analysis Model in SEO, by Carvalho (2005). Results show that (1) the organizations in this study have a balanced cultural profile, that is, despite some higher relevance on the clan culture, other types of culture also expressed other similar weight; so from the point of view of the authors Cameron & Quinn (2011) there are no differences between cultures to justify a differentiated performance; (2) the organizations in this study have different performances (CE1 and CE2 - high level performance, CE3 - moderate level performance); (3) low adhocracy culture is statistically related to the less good performance. Implications for theory and practice in CERCIs are discussed, limitations and suggestions for future studies are presented.Rodrigues, Ana C.Ferreira, Marisa RorizRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Joana Patrícia Francisco2017-01-19T17:32:07Z2016-12-122016-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9326TID:201542161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:40Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:57.032914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre a cultura e o desempenho nas organizações da economia social que prestam serviços na área da deficiência mental: um estudo em CERCIs
title Relação entre a cultura e o desempenho nas organizações da economia social que prestam serviços na área da deficiência mental: um estudo em CERCIs
spellingShingle Relação entre a cultura e o desempenho nas organizações da economia social que prestam serviços na área da deficiência mental: um estudo em CERCIs
Costa, Joana Patrícia Francisco
Organizações da economia social
Cultura organizacional
Modelo dos valores contrastantes
Desempenho organizacional
CERCI
Social economy organizations
Organizational culture
Competing values framework
Organizational performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Relação entre a cultura e o desempenho nas organizações da economia social que prestam serviços na área da deficiência mental: um estudo em CERCIs
title_full Relação entre a cultura e o desempenho nas organizações da economia social que prestam serviços na área da deficiência mental: um estudo em CERCIs
title_fullStr Relação entre a cultura e o desempenho nas organizações da economia social que prestam serviços na área da deficiência mental: um estudo em CERCIs
title_full_unstemmed Relação entre a cultura e o desempenho nas organizações da economia social que prestam serviços na área da deficiência mental: um estudo em CERCIs
title_sort Relação entre a cultura e o desempenho nas organizações da economia social que prestam serviços na área da deficiência mental: um estudo em CERCIs
author Costa, Joana Patrícia Francisco
author_facet Costa, Joana Patrícia Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana C.
Ferreira, Marisa Roriz
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Joana Patrícia Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações da economia social
Cultura organizacional
Modelo dos valores contrastantes
Desempenho organizacional
CERCI
Social economy organizations
Organizational culture
Competing values framework
Organizational performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Organizações da economia social
Cultura organizacional
Modelo dos valores contrastantes
Desempenho organizacional
CERCI
Social economy organizations
Organizational culture
Competing values framework
Organizational performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Esta dissertação tem como objetivo compreender a relação existente entre a cultura organizacional e o desempenho nas organizações de economia social, mais concretamente nas CERCIs (Cooperativas de Educação e Reabilitação de Cidadão Inadaptado). Nas últimas décadas, a economia social tem vindo a afirmar-se, particularmente na sua capacidade de cooperar eficazmente para a resolução de novos problemas. É considerado um setor imprescindível a um desenvolvimento económico sustentável e estável, ajustando os serviços às necessidades, valorizando as atividades económicas ao serviço das necessidades e, ainda aprofundando e reforçando a democracia económica (Comité Económico e Social Europeu, 2007). As CERCIs, em particular, têm um papel essencial na intervenção junto dos cidadãos com deficiência intelectual/multideficiência em Portugal (FENACERCI, 2015). Ao longo do último século, a compreensão de que a cultura organizacional é um dos fatores básicos para o desenvolvimento de um bom desempenho organizacional (Campos, Rédua & Alvareli, 2011), suscitou o interesse em conhecer o panorama nas Organizações da Economia Social, nomeadamente, nas CERCIs. A escassez da investigação da relação da cultura organizacional com o desempenho na área da economia social (p.e. Gregory, Harris, Armenakis and Shook, 2009), configurou a pertinência deste trabalho. Para a realização deste estudo foram selecionadas 3 CERCIs, localizadas na Região Norte do país, fundadas no mesmo ano (1976). Foi utilizado o método multicasos, numa abordagem exploratória e descritiva, foram usados inquéritos e realizada análise documental. Para o estudo da cultura tivemos por base o Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn & Rohrbaugh (1983) e, para o desempenho o Modelo de Análise de Medição do Desempenho nas OES de Carvalho (2005). Os resultados permitem concluir que (1) as organizações deste estudo têm um perfil cultural equilibrado, isto é, apesar de salientarem a cultura clã, manifestam também os outros tipos de cultura de forma semelhante, pelo que, do ponto de vista dos autores Cameron & Quinn (2011), não existem diferenças entre as culturas que justifiquem um desempenho diferenciado; (2) as organizações deste estudo apresentam desempenhos distintos (CE1 e CE2 - desempenho nível elevado, CE3 - desempenho nível moderado); (3) a cultura de adocracia baixa está de forma estatisticamente relevante relacionada com o desempenho menos bom. São discutidas as implicações para a teoria e prática nas CERCIs, são apresentadas as limitações e sugestões para futuros estudos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
2016-12-12T00:00:00Z
2017-01-19T17:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9326
TID:201542161
url http://hdl.handle.net/10400.22/9326
identifier_str_mv TID:201542161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131395777363968