Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forca, Raquel Domingues Rôlo, 1977-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7161
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_857e46de1b018be7ddb590062d540f32
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forçasDidáctica das ciênciasLiteracia científicaAmbiente de aprendizagemTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Com este estudo pretendeu-se conhecer as perspectivas de professores do 1ºciclo relativamente ao ensino do tema Movimentos e Forças nos primeiros anos da escolaridade e conceber tarefas de investigação de forma colaborativa a fim de desenhar um ambiente de aprendizagem que, ao ser implementado em sala de aula, possibilite aprendizagens científicas. Para isso, concebeu-se um ambiente de aprendizagem que envolveu, por um lado, a concepção de tarefas de investigação num processo colaborativo com professores e, por outro, o seu acompanhamento durante a implementação em sala de aula de modo a conhecer quer as suas dificuldades ao usar tarefas de investigação quer as potencialidades atribuídas ao ambiente de aprendizagem desenhado. Utilizou-se uma metodologia que tem as suas raízes em orientações de carácter naturalista e interpretativo. Participaram neste estudo quatro professores do 1ºciclo de um agrupamento de escolas. Recorreu-se a vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas em grupo e individual e documentos escritos. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados. Os resultados revelaram que o uso do ensino por investigação permite planificar aulas aliando a evolução dos conceitos previsto nas Competências Essenciais do Ensino Básico com uso da ciência como ponto de partida para o ensino de outras áreas curriculares. Os resultados indicaram também que a concepção colaborativa entre investigador e professores de tarefas de investigação levou os intervenientes a percepcionarem uma prática que promove a literacia científica dos alunos.This study has aimed at understanding the perspectives of primary teachers regarding the subject movements and forces in the early years of education and conceive inquiry tasks collaboratively in order to design a learning environment that, when implemented in class, will allow scientific learning. For this purpose, a learning environment was conceived involving, on the one hand, the design of inquiry tasks in a collaborative process with teachers and, on the other hand, their monitoring during the implementation in the classroom in order to learn about their difficulties using the assigned inquiry tasks and establish the potentialities of the designed learning environment. A methodology that has its roots in a naturalistic and interpretative approach was used. Four elementary teachers participated in the study, all of them belonging to the same school cluster. In order to collect data, several instruments were applied: naturalistic observation, group and individual interviews and written documents. Following the analysis process, the gathered data has been codified and classified. The results have showed that the use of teaching based on inquiry allows us to plan classes that are able to be combined with the evolution of the concepts provided by the Essential Competencies of Basic Education document and enable science as a starting point for teaching other curriculum areas. The results also indicated that a collaborative design between the researcher and the teachers engaged in inquiry tasks led the participants to perceive a practice that promotes the scientific literacy of students.Freire, Ana Maria, 1947-Repositório da Universidade de LisboaForca, Raquel Domingues Rôlo, 1977-2012-11-02T15:59:53Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:03.672106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forças
title Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forças
spellingShingle Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forças
Forca, Raquel Domingues Rôlo, 1977-
Didáctica das ciências
Literacia científica
Ambiente de aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
title_short Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forças
title_full Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forças
title_fullStr Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forças
title_full_unstemmed Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forças
title_sort Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forças
author Forca, Raquel Domingues Rôlo, 1977-
author_facet Forca, Raquel Domingues Rôlo, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Ana Maria, 1947-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Forca, Raquel Domingues Rôlo, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica das ciências
Literacia científica
Ambiente de aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
topic Didáctica das ciências
Literacia científica
Ambiente de aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-11-02T15:59:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7161
url http://hdl.handle.net/10451/7161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134211074949120