A indução na carreira docente : as perspectivas dos professores de educação física sobre as funções e as competências do tutor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Hugo Carlos Rodrigues Ganchinho, 1978-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2079
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_857ef61084dc4b1f016d55f7777551a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A indução na carreira docente : as perspectivas dos professores de educação física sobre as funções e as competências do tutorFormação de professores - PortugalTutoresEducação físicaTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009A proposta de implementação de um período probatório, segundo o qual os professores participam num programa de integração na profissão destinado a verificar a capacidade de adequação do docente ao perfil de desempenho profissional exigível, pode constituir uma oportunidade formal para projectar uma fase importante na carreira dos professores. Neste sentido, debruçámo-nos neste estudo, sobre esse período probatório que simboliza a primeira aproximação do quadro normativo a uma prática há muito defendida por investigadores e professores. Estudámos com maior ênfase e pormenor o papel do professor de apoio na indução dos professores principiantes. Entendemos que a tutoria e a mentoria seriam as temáticas mais adequadas para encontrarmos as raízes teóricas que designam a relação existente entre um professor experiente e um professor principiante, sustentando a integração deste último na carreira docente. Uma vez considerada a importância do professor de apoio na fase de iniciação ao ensino, existem várias questões que se podem colocar: o que podemos esperar do professor de apoio? Que funções lhe estão atribuídas? Qual o seu papel? Quais as competências necessárias para desempenhar esse papel? Neste estudo procurámos abordar estas questões destacando as perspectivas dos professores principiantes. O problema de investigação que decidimos estudar tratou de perceber quais as perspectivas dos professores principiantes de Educação Física sobre as funções e as competências do professor de apoio na indução na carreira docente. No nosso estudo verificámos que os professores principiantes consideram que o tutor deve assumir funções de integração do professor principiante na escola, de observação das aulas e discussão sobre a prática, de partilha de informação e debate de ideias, de acompanhamento e de avaliação do professor principiante. Verificámos também que os tutores devem possuir um conjunto de competências interpessoais e de apoio psicológico, de competências instrucionais e de competências de socialização do professor principiante. Devem também possuir formação especializada para a função e em termos normativos devem ser especificados com clareza os critérios de selecção, recrutamento e avaliação dos tutores e prever as medidas a adoptar relativamente à sua formação contínua.Recent studies have demonstrated that the implementation of a probationary period during which teachers take part in an induction program designed to verify their ability to perform efficiently and integrate the teaching profession, can constitute an important phase in a teacher's career. In line with this previous research, this study focuses on how this probationary period represents the first approximation of the guideline framework to a practice long advocated by teachers and researchers. It focused in greater depth on the role of the support teacher in the guidance and induction of the beginning teacher. We believe that tutoring and mentoring are the most appropriate themes for discovering the theoretical roots advocating a kind of induction program focused on teachers' support. These would also be the most adequate to define the relationship between an experienced teacher and a beginning teacher, supporting the integration of the latter in the teaching profession. Having established the importance of the support teacher during the induction period there are several issues that may arise: what can we expect of the support teacher? What functions are assigned to him or her? What is his or her role? What are the skills required to perform this role? This study sought to address these issues by highlighting the perspective of the beginning teachers. The research problem that we decided to study was the perspective of the beginning physical education teachers' on the role and attributes of the support teacher in the induction process into the teaching profession. In our study we found that beginning teachers consider that tutors' role involves beginning teachers school integration, class observation and discussion, exchange of information and debating, support and assessment. We also found that tutors' should possess interpersonal and psychological support skills as well as instructional and socialization ones. Tutors' should have specific training and we suggested that the guidelines framework should clarify tutors' selection, recruitment and evaluation.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Hugo Carlos Rodrigues Ganchinho, 1978-2010-12-09T13:13:20Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfaudio/wavapplication/ms-exceltext/xmlapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2079porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000578447info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:33.358704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A indução na carreira docente : as perspectivas dos professores de educação física sobre as funções e as competências do tutor
title A indução na carreira docente : as perspectivas dos professores de educação física sobre as funções e as competências do tutor
spellingShingle A indução na carreira docente : as perspectivas dos professores de educação física sobre as funções e as competências do tutor
Pereira, Hugo Carlos Rodrigues Ganchinho, 1978-
Formação de professores - Portugal
Tutores
Educação física
Teses de mestrado - 2009
title_short A indução na carreira docente : as perspectivas dos professores de educação física sobre as funções e as competências do tutor
title_full A indução na carreira docente : as perspectivas dos professores de educação física sobre as funções e as competências do tutor
title_fullStr A indução na carreira docente : as perspectivas dos professores de educação física sobre as funções e as competências do tutor
title_full_unstemmed A indução na carreira docente : as perspectivas dos professores de educação física sobre as funções e as competências do tutor
title_sort A indução na carreira docente : as perspectivas dos professores de educação física sobre as funções e as competências do tutor
author Pereira, Hugo Carlos Rodrigues Ganchinho, 1978-
author_facet Pereira, Hugo Carlos Rodrigues Ganchinho, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Hugo Carlos Rodrigues Ganchinho, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - Portugal
Tutores
Educação física
Teses de mestrado - 2009
topic Formação de professores - Portugal
Tutores
Educação física
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2079
url http://hdl.handle.net/10451/2079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000578447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/wav
application/ms-excel
text/xml
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134169469550592